TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SEGURANÇA DO TRABALHO

Ensaios: SEGURANÇA DO TRABALHO. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/9/2013  •  3.486 Palavras (14 Páginas)  •  401 Visualizações

Página 1 de 14

INTRODUÇÃO

Sabe-se hoje, que Saúde e Segurança são imprescindíveis quando o propósito é manter um ambiente de trabalho saudável e produtivo. Tais questões estão diretamente ligadas à valorização do elemento humano como primordial para o sucesso de qualquer organização. Em um mundo em que, a cada dia, são crescentes as descobertas e inovações tecnológicas, a disseminação de informações sobre a prevenção de acidentes e doenças do trabalho se torna decisiva para que a qualidade de vida no ambiente de trabalho seja valorizada.

O trabalho educativo dentro das empresas é de extrema importância, uma vez que permite que haja cada vez mais trabalhadores e empresários conscientes da importância da Saúde e Segurança do Trabalho.

Elementos relativos à saúde e segurança no trabalho:

PREVENÇÃO é à base de tudo. A prevenção é o fator primordial tanto nas grandes e pequenas empresas. Do mesmo modo, a maior parte dos acidentes pode ser evitada através de boa gestão e supervisão, aliadas a uma formação eficaz. A prevenção de acidentes é parte integrante da gestão de uma empresa bem-sucedida. A entidade patronal pode evitar a maior parte das lesões e das doenças no local de trabalho, se identificar e, subsequentemente, eliminar ou, pelo menos, minimizar os riscos no local de trabalho. A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a Preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador. Conclui-se que a alterações em alterações em relação ao regime anterior, tem por estímulo do empregador a preocupar-se com a segurança dos trabalhadores, exigindo menos da previdência e proporcionando um ciclo positivo empregador, empregado e claro a sociedade. Com isso temos uma visão diferenciada, pois vemos alem de ter e trazer um ambiente de trabalho mais seguro e saldáveis assessoria, onde houver; elaborar plano de trabalho que possibilite a ação preventiva na solução de problemas de segurança e saúde no trabalho; participar da implementação e do controle da qualidade das medidas de prevenção necessárias, bem como da avaliação das prioridades de ação nos locais de trabalho; realizar, periodicamente, verificações nos ambientes e condições de trabalho visando a identificação de situações que venham a trazer riscos para a segurança e saúde dos trabalhadores; realizar, a cada reunião, avaliação do cumprimento das metas fixadas em seu plano de Trabalho e discutir as situações de risco que foram identificadas; divulgar aos trabalhadores informações relativas à segurança e saúde no trabalho;

CONCEITO LEGAL DE ACIDENTE DE TRABALHO

Conceito Legal – Lei nº 8.213, de 24 de julho de 1991,

Alterado pelo Decreto nº 611, de 21 de julho de 1992.

Art. 19. Acidente do trabalho é aquele que ocorre pelo exercício do trabalho, a serviço da empresa, ou, ainda, pelo serviço de trabalho de segurados especiais, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte, a perda ou redução da capacidade para o trabalho, permanente ou temporária.

Como se trata de uma PIZZARIA de 40 funcionários sendo eles:

05- Cozinheiros;

03 Lavadores de louça;

03 Funcionários de limpeza;

01 Gerente;

01 Telefonista;

01 Recepcionista;

10 Garçons e Garçonetes;

01 Monitor para espaço Kids;

02 Caixas;

04 Funcionários Administrativos ( Financeiro, Compras, etc...);

02 Sócios;

04 Entregadores (Moto-Boys);

01 Segurança;

02 Manobristas.

Todos os funcionários da pizzaria estão sujeitos a sofrer acidentes no ambiente de trabalho, existem vários fatores que podem contribuir para um acidente. Escorregadelas e tropeções que resultam em quedas são a causa mais comum de acidentes, especialmente nas cozinhas. São causadas, principalmente, por superfícies que a água, resíduos de alimentos ou óleo deixam escorregadias. O uso de calçado inadequado agrava o risco, assim como caminhar demasiado depressa ou correr, a distração e a ausência de corrimões em escadas.

Que pode ser feito?

Avaliar o risco da situação, executar um plano tendente a eliminá-lo ou a reduzi-lo e informar os funcionários.

* Manter as zonas de trabalho e de trânsito devidamente limpas e livres de obstáculos.

* Usar calçado adequado.

* Iluminar convenientemente estes locais.

* Manter as portas dos fornos, das máquinas de lavar louça e dos armários fechadas.

* Andar – não correr.

* Os escadotes devem ter a altura necessária para a tarefa a executar, e as extremidades inferior e superior das barras laterais devem estar equipadas com proteções antiderrapantes. Nunca utilize substitutos inadequados para os escadotes, como cadeiras, caixas ou barris.

* As caixas das escadas devem estar bem iluminadas e equipadas com corrimões sólidos.

* Utilize tapetes antiderrapantes.

* Coloque sinalização de segurança para recordar às pessoas os perigos.

* Prestar sempre atenção às zonas não visíveis, como congeladores, câmaras de refrigeração e dispensas, cais de carga e a zona por detrás dos bares.

Equipamentos cortantes como facas, cortadores, picadores, misturadores, processadores são muito utilizadas em cozinhas profissionais. A maior parte das lesões sofridas na cozinha são cortes, que ocorrem quando se utilizam os equipamentos ou quando se procede à sua limpeza.

Que pode ser feito?

*

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.7 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com