SEPARAÇÃO DE UMA MISTURA DE COMPOSTOS POR EXTRAÇÃO DESCONTÍNUA
Por: Dalpivao • 10/3/2022 • Relatório de pesquisa • 1.538 Palavras (7 Páginas) • 228 Visualizações
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ CAMPUS DE TOLEDO[pic 1][pic 2]
CENTRO DE ENGENHARIAS E CIÊNCIAS EXATAS
CURSO DE ENGENHARIA QUÍMICA
Eduardo Bocardi Dal Piva
Gabriela Zeni
Julia Waschburger Gualdessi
Victor Rosso
SEPARAÇÃO DE UMA MISTURA DE COMPOSTOS POR EXTRAÇÃO DESCONTÍNUA
Toledo/PR
2019
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ CAMPUS DE TOLEDO[pic 3][pic 4]
CENTRO DE ENGENHARIAS E CIÊNCIAS EXATAS
CURSO DE ENGENHARIA QUÍMICA
Eduardo Bocardi Dal Piva
Gabriela Zeni
Julia Waschburger Gualdessi
Victor Rosso
SEPARAÇÃO DE UMA MISTURA DE COMPOSTOS POR EXTRAÇÃO DESCONTÍNUA
Relatório acadêmico realizado pelos discentes do curso de Engenharia Química da Universidade Estadual do Oeste do Paraná como forma de avaliação sob orientação do Prof. Giancarlo Botteselle.
Toledo/PR
2019
1.INTRODUÇÃO
Uma mistura pode ser definida como uma combinação de duas ou mais substâncias cuja composição é variável dentro de um intervalo no qual as substâncias contidas nessa mescla conservam suas propriedades químicas essenciais. De fato, ao combinar diferentes compostos, esses podem reagir de modo a formar uma nova substância. Esta última, por sua vez, possui características advindas dos reagentes iniciais, e, portanto, as propriedades que a definem serão derivadas das propriedades dos respectivos reagentes (ATKINS, 2001).
Assim sendo, muitas vezes é possível se deparar com o seguinte problema- o produto é conhecido- no entanto, necessita-se determinar quais compostos formaram esse mesmo para então isolá-los. Além disso, sabe-se que muitas vezes os reagentes utilizados em laboratório não são totalmente puros, fato que pode constituir uma complicação na estimativa da quantidade de reagente necessário na obtenção de um produto desejado. Logo, è indispensável que se determinem métodos de separação de mistura (ATKINS, 2001).
A propósito, existem diferentes procedimentos capazes de separar misturas. Por exemplo, a decantação se baseia na diferença de densidades entre dois compostos. Isto é, após agitar uma mistura, deixa-se em repouso de modo que, se mistura de líquidos, o de menor densidade flutue sobre o de maior densidade (como é o caso da água e do óleo). Por outro lado, se na mistura está presente um sólido esse se deposita no fundo do recipiente. Outrora, caso busque-se uma maior sensibilidade na separação da mistura, é recomendado utilizar a técnica de cromatografia (ATKINS, 2001).
Sobretudo, um dos métodos mais conhecidos é o processo de extração com solventes. Este é utilizado experimentalmente para o isolamento e a purificação de substâncias em uma mistura, e pode ser realizado em duas maneiras: extração simples ou múltipla. No primeiro caso, a extração è realizada utilizando-se um funil de separação (APOSTILA QUÍMICA ORGÂNICA EXPERIMENTAL, 2019).
2.OBJETIVOS
Realizar a técnica de extração por solvente em uma mistura conhecida de modo que seja possível identificar as reações com solventes ocorridas. Verificar se o solvente utilizado foi apropriado por meio da quantidade de reagente recuperada após o processo de extração.
3.MATERIAIS E MÉTODOS
3.1 Materiais
- Erlenmeyer
- Funil de separação
- Béquer
- Kitassato
- Bomba de vácuo
- Papel filtro
- Funil de buchner
- Naftaleno
- Ácido benzoico
- P-nitroanilina
- Acetato de etila
- HCl
- NaOH
- NaHCO3
- Na2SO4
- Água destilada
3.2 Métodos
Primeiramente foram pesados aproximadamente 0,5 gramas de cada um dos seguintes compostos: naftaleno, ácido benzoico e p-nitroanilina. Foram colocados os três compostos em um mesmo Erlenmeyer e dissolvidos em 50 mL de éter de petróleo.
A solução orgânica foi transferida para um funil de separação e extraída com solução aquosa de acordo com a ordem das etapas descritas abaixo:
Na primeira etapa foi extraída a fase orgânica utilizando uma solução de HCl 10% (3x) utilizando porções de 20 mL. As fases aquosas foram combinadas e neutralizadas utilizando uma solução concentrada de NaOH e o precipitado foi recuperado por meio da filtração à vácuo.
Já na segunda etapa foi utilizado na extração, o bicarbonato de sódio (NaHCO3) 10% (3x) com porções de 20 mL, as frações aquosas foram combinadas e a neutralização foi feita vagarosamente com agitação branda utilizando solução concentrada de HCl e o precipitado foi recuperado com a utilização do método de filtração à vácuo.
Além disso, foi realizada a terceira etapa que consistiu na extração da fase orgânica com solução de NaOH 10% (3x) utilizando novamente porções de 20 mL. As frações aquosas foram combinadas e a neutralização foi feita com solução de HCl, o precipitado foi recuperado por filtração à vácuo.
...