SISTEMA DE AR CONDICIONADO PARA NAVIOS DA MARINHA DO BRASIL
Por: marciobro • 9/6/2018 • Trabalho acadêmico • 4.062 Palavras (17 Páginas) • 1.321 Visualizações
RESUMO
O PRESENTE TRABALHO TEM POR OBJETIVO MOSTRAR A IMPORTÂNCIA DOS SISTEMAS DE AR CONDICIONADO A BORDO DOS NAVIOS, DA MESMA MANEIRA QUE IRÁ MOSTRAR SEUS DADOS TÉCNICOS E POSTERIORMENTE REALIZARA A ANÁLISE COMPARATIVA, NO ÂMBITO DA, DOS SISTEMAS EM FOCO QUANTO A SEU FUNCIONAMENTO E MANUTENÇÕES PLANEJADAS, UTILIZANDO SEMPRE DA FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA OU TÉCNICA EM SUA ABORDAGEM. SERÃO UTILIZADOS DOIS NAVIOS COMO BASE DE COMPARAÇÃO PARA ESTE ESTUDO. PRIMEIRAMENTE SERÁ APRESENTADO O NAVIO NACIONALCONSTRUÍDO PELO ESTALEIRO INACE (INDÚSTRIA NAVAL DO CEARÁ) E SUBORDINADO AO DO (MANAUS-AM) E POSTERIORMENTE ONPA “DE FABRICAÇÃO ALEMÃ NO ESTALEIRO PEENEWERFT, EM WOLFGAST E SUBORDINADOAO COMANDO TENDO CONHECIMENTO QUE AMBOS OS NAVIOS ESTÃO, A COLABORAÇÃO MÚTUA PARA O COMPARTILHAMENTO DE CONHECIMENTO FOI IMPRESCINDÍVELNA JUNTADA DE REFERENCIAS TÉCNICAS POSSIBILITANDO ASSIM A REALIZAÇÃO DESTE ESTUDO.
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 2
1.1. REVISÃO DE LITERATURA 2
1.1.1. SISTEMA DE REFRIGERAÇÃO 3
1.1.2. SISTEMA DE AR CONDICIONADO PARA NAVIOS DA MARINHA DO BRASIL. 4
1.1.3. EQUIPAMENTOS DO SISTEMA DE AR CONDICIONADO 6
1.1.3.1. EVAPORADOR 6
1.1.3.2. VÁLVULA DE EXPANSÃO TERMOSTÁTICA 6
1.1.3.3. CONDENSADOR 7
1.1.3.4. COMPRESSOR 7
1.1.3.5. VISOR DE LÍQUIDO 7
1.1.3.6. SEPARADOR DE ÓLEO E FILTRO SECADOR 7
1.1.3.9. VÁLVULA SOLENOIDE DE FLUXO DE ÁGUA 8
1.2. OBJETIVO GERAL DO ESTUDO 9
1.3. RELEVÂNCIA DO ESTUDO 9
1.4. METODOLOGIA DO ESTUDO 9
2. DESENVOLVIMENTO 11
2.1. MANUTENÇÃO PREVENTIVA 11
2.2. MANUTENÇÃO PREVENTIVA NOS MEIOS OPERATIVOS 11
2.2.1. SISTEMA DE AR CONDICIONADO DO NHOFLU “RIO BRANCO” E SUAS MANUTENÇÕES PREVENTIVAS 12
2.2.2. SISTEMA DE AR CONDICIONADO DO NPa “GRAVATAÍ” E SUAS MANUTENÇÕES PREVENTIVAS 15
3. CONCLUSÃO 18
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 19
ANEXOS A – LISTA DE TABELAS 20
ANEXO B – LISTA DE DE FIGURAS 21
ANEXO C - PLANTA DE AR CONDICIONADO DO NHOFLU "RIO BRANCO".....................22
ANEXO D – PLANTA DE AR CONDICIONADO DO NPA “GRAVATAÍ” 23
INTRODUÇÃO
O ar condicionado é um aparelho que permite regular a temperatura de um espaço, conforme as necessidades, grande parte deles permite realizar outras funções como controle da umidade ambiental e renovação do ar por meio de ventilações abertas. Sendo assim, os sistemas condicionadores de ar durante o verão não deixarão somente o ambiente frio como também vão eliminar a umidade.
No meio naval o ar condicionado se mostra de grande importância devido ao fato de estar intimamente ligado ao bem estar da tripulação, uma vez que o navio se trata de um ambiente fechado e sem circulação de ar, outra grande importância de tal sistema é a proteção contra superaquecimento de componentes eletrônicos existentes em painéis de controle e sistemas de grande importância a bordo. Em suma, independente das condições climáticas, frias ou calorosas, os ares condicionados mantém uma temperatura amena para a tripulação bem como para os equipamentos em que se faz necessário o resfriamento.
O estudo iniciará mostrando a fundamentação teórica de um sistema de refrigeração, um breve resumo sobre sistemas de ar condicionado da Marinha do Brasil e seus principais componentes, logo após mostrará os componentes dos sistemas de ar condicionado de cada Navio e os comparará quanto aos seus funcionamentos e reparos preventivos levando em consideração o Sistema de utilizado pela Marinha do Brasil e elaborado pela O estudo será de grande importância, devido à constante evolução do equipamento em questão e também pelo fato deste sistema propiciar o bem estar da tripulação e resfriamento de equipamentos essenciais para os navios.
- REVISÃO DE LITERATURA
Serão expostos os principais conceitos para realização da análise comparativa entre plantas de ar condicionado em navios da Marinha do Brasil, com relação à sua manutenção. O trabalho visa o compartilhamento de informações adquiridas por meio de documentos e literatura que tratam sobre o tema, bem como a experiência obtida pelos militares que realizam a condução dos sistemas e equipamentos a bordo dos navios.
SISTEMA DE REFRIGERAÇÃO
Para um melhor entendimento de como funcionam os sistemas de refrigeração, e de forma análoga ao sistema de ar condicionado existentes nos navios da Marinha do Brasil é necessário, primeiramente, ter uma base teórica fundamentada no ciclo de refrigeração proporcionando um melhor entendimento do assunto. O diagrama abaixo demonstra de maneira simplificada como funciona o ciclo de refrigeração ideal para o sistema em questão.
[pic 1]
Figura 1 - Diagrama de Mollier para um ciclo de refrigeração ideal
Fonte: (http://www.ebah.com.br/content/ABAAAe23oAI/termodinamica?part=3)
Processo 1-2 (Compressão):Ocorre no compressor, onde o vapor do refrigerante entra frio e a baixa pressão e passa por um processo de compressão, o qual ocasiona, em sua saída, seu ganho de temperatura e pressão, saindo na forma de vapor superaquecido. Trata-se de um processo adiabático reversível a entropia constante (isentrópica).
Processo 2-3 (Condensação): Ocorre no condensador, onde o vapor do refrigerante saído do compressor a alta temperatura e pressão entrando no condensador e sofrendo uma perda de calor para o meio o que o faz sair do na forma líquida. Ou seja, houve uma perda de calor sensível para transforma-lo em vapor saturado e uma perda de calor latente, na transformação de vapor saturado para líquido saturado. Trata-se de um processo a pressão constante.
...