SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
Por: Aretusa Martins • 3/9/2016 • Trabalho acadêmico • 1.379 Palavras (6 Páginas) • 331 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3]
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
NOME DO CURSO
NOME DO(S) AUTOR(ES) EM ORDEM ALFABÉTICA
[pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
[pic 11]
[pic 12]
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO ............................................................................................................3
DESENVOLVIMENTO ................................................................................................4
CONSIDERAÇÕES FINAIS ........................................................................................6
BIBLIOGRAFIA ...........................................................................................................7
Introdução
A Indústria da Construção Civil é um setor que abrange desde o segmento de Materiais de Construção, passando pela construção propriamente dita de Edificações e Construções Pesadas, e terminando pelos diversos serviços de Imobiliária, Serviços Técnicos de Construção e Atividades de Manutenção de Imóveis. Esse setor gera muitos empregos, por fazer uso intensivo de mão-de-obra, principalmente profissionais menos qualificados, a custo baixo.
Esse fator pode ser determinante quanto à segurança nesse ambiente de trabalho, necessitando maior atenção dos empregadores e responsáveis pela segurança no local.
Para melhor atuação do setor, as obras devem conter sistemas de segurança e controle, como alarmes e sensores, segurança contra incêndio, sistema de comunicação, sistema de transporte e circulação. Quase todas as Normas Regulamentadoras aplicadas nos dias de hoje auxiliam a empregados e empregadores como estrutura legislativa e remetem ao que é norma ou proibido, no que se refere a Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria de Construção.
Para garantir que a execução de obra sem a ocorrência de acidentes deve-se sempre observar a conscientização dos funcionários envolvidos, o cumprimento das leis de trabalho, focando as leis e medidas recomendadas para proteção coletiva.
A obra deverá respeitar as medidas obrigatórias de proteção coletiva, planejadas nos Programas de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção Civil, PCMAT’s, que respeitam as normas brasileiras NR18 e 26.
Um fator determinante, para o decorrer dos serviços da obra sem prejuízos ao trabalhador, é a conscientização, através de treinamentos, palestras e planos de segurança. Garantindo um contínuo planejamento e desenvolvimento de ações, com cumprimento das medidas previstas, utilização de Equipamentos de Proteção Individual, EPI’s, e legislação vigente.
Desenvolvimento
Pensando na segurança do trabalhador, a Norma Regulamentadora 06 trata de equipamentos de proteção individual, diz que o equipamento de proteção individual, de fabricação nacional ou importado, só poderá ser posto à venda ou utilizado com a indicação do Certificado de Aprovação - CA, expedido pelo órgão nacional competente em matéria de segurança e saúde no trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego. Diz ainda que compete ao Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho – SESMT, ouvida a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - CIPA e trabalhadores usuários, recomendar ao empregador o EPI adequado ao risco existente em determinada atividade. Quem recebe o material deve dar correta destinação e uso, responsabilizando-se pela guarda e conservação, assinando um termo de recebimento e responsabilidade.
Observando a Qualidade de Vida dos trabalhadores, a Organização Mundial da Saúde a definiu como um conjunto de percepções individuais de vida no contexto dos sistemas de cultura e de valores em que vivem, e em relação a suas metas, expectativas, padrões e preocupações. Por objetivo visa facilitar mudanças no estilo de vida, trazendo melhorias na produtividade, mais motivação aos trabalhadores, baixas taxas de enfermidades, melhoria do clima organizacional entre outras. A QVT representa a satisfação com o ambiente de trabalho. A QVT é aplicada na construção civil com o intuito de tornar os cargos mais satisfatórios e produtivos, promovendo a reformulação dos cargos e postos de trabalho, criando equipes de trabalho e melhorando o ambiente.
Para o cumprimento de toda ação que beneficia o ambiente de trabalho existem normas que regulamentam e garantem o bem estar dos profissionais, a NR 12 define referências técnicas, princípios fundamentais e medidas de proteção para garantir a saúde e a integridade física dos trabalhadores e estabelece requisitos mínimos para a prevenção de acidentes e doenças do trabalho nas fases de projeto e de utilização de máquinas e equipamentos de todos os tipos, em todas as atividades econômica, se esta norma for descumprida por qualquer ato do empregador pode ocasionar riscos ao trabalhador, não dando condições necessárias para realização do serviço em qualquer fase. Entende-se por fase de utilização, a construção, transporte, montagem, instalação, ajuste, operação, limpeza, manutenção, inspeção, desativação e desmonte da máquina ou equipamento.
Garantindo a segurança em toda a atividade, nos locais de instalação de máquinas e equipamentos, as áreas de circulação devem ser devidamente demarcadas e em conformidade com as normas técnicas oficiais, segundo a NR 12. As vias principais de circulação devem ter no mínimo 1,20 metros de largura e mantidas desobstruídas. Os materiais a serem utilizados no processo produtivo devem ser colocados em área específica e demarcadas ou sinalizadas. Deve-se manter um espaço ao redor das máquinas e equipamentos, garantindo a eficiência de uso e limpeza, sem ocasionar acidentes. O piso das áreas de circulação deve ser mantido limpo e livre de objetos que ofereçam riscos, ser nivelado e resistente.
...