SISTEMA DE ENVIO DE MALA DIRETA
Artigos Científicos: SISTEMA DE ENVIO DE MALA DIRETA. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: osvanios • 14/5/2014 • 2.586 Palavras (11 Páginas) • 471 Visualizações
1 INTRODUÇÃO
Na computação, o software é uma das partes que, em conjunto com o hardware, irá dar resultados esperados pelos usuários e pela comunidade. A tarefa de desenvolver um software de qualidade é um desafio complexo e difícil. Para desenvolver um software de excelência não basta apenas ter paixão pela programação e boas ideias. Por trás de um bom software existem muito mais do que apenas códigos e sintaxes. É preciso analisar os requisitos, projetar, solucionar os problemas, dar características de fácil comunicação, revisão, implementação e evolução aos projetos de software. Estas características farão do Analista de Sistemas, figura ímpar no meio da tecnologia da informação.
Segundo Larman (2007, p. 29), “A análise enfatiza uma investigação do problema e dos requisitos, em vez de uma solução. Por exemplo, se desejamos um novo sistema online de comercialização, como ele será usado? Quais as suas funções?”
Nesse sentido, a engenharia de software cuida da engenharia relacionada com todos os aspectos da produção software computacional, desde os estágios iniciais de especificação do sistema até sua manutenção, depois de entrar em operação. Ela não aborda apenas questões técnicas, e sim, aspectos relacionados com gerência, teorias e métodos que venham a apoiar sua produção. Pretendo, neste trabalho, elaborar um Sistema de Gerenciamento de Mala Direta para envio de E-mail e SMS individual e em massa. abordaremos a resolução de problemas específicos, sempre nos pautando e orientando pelos conceitos e técnicas expostos acima.
1.1 JUSTIFICATIVA
A mala direta é uma correspondência de Marketing composta de informativos de publicidade informativa, cujo principal objetivo consiste na divulgação de produtos e/ou serviços de empresas, ou para fins informativos.
Com o evolução das tecnologias e o advento da internet, o serviço de mala direta que era postal, ou seja, enviada via correio, passou a ser digital, utilizando como instrumento de divulgação o correio eletrônico, endereço de e-mail, servidores e ferramentas de E-mail Marketing. Ela é composta por informativos de publicidade informativa em formato digital, que são enviadas por empresas até os seus clientes predominantemente via E-mail. Compõe-se neste modo também folhetins informativos e newsletters, que são excelentes estratégias de marketing que criam fidelização de clientes e distribuidores, através da atualização constante de notícias, informações e promoções de produtos e/ou serviços.
A utilização da Mala Direta em formato digital está passando por um acentuado crescimento, o que se deve ao aumento constante de internautas em todo o mundo, da praticidade no envio de seus informativos, e também na redução de custos na utilização desta ferramenta, bem como para o seu envio.
Através da divulgação de Malas Diretas, empresas aumentam a cada dia suas redes de clientes e distribuidores, e trabalham a fidelização dos mesmos.
A Eficácia na construção de relacionamentos com os clientes através da Mala Direta já foi comprovada por grandes e pequenas Empresas.
Outra ferramenta importante é o SMS, conhecido também como "torpedo", que hoje se tornou uma ótima forma de divulgação, devido ao grande número de pessoas portadoras de celulares e também devido ao baixo custo de envio das mensagens.
Além disso, todas as classes sociais e também todos os segmentos da sociedade são usuárias da telefonia móvel, como por exemplo médicos, dentistas, advogados, juízes, procuradores, professores, bancários, psicólogos, jornalistas, e tantos outros segmentos.
Atualmente o SMS Marketing ou Mobile Marketing já toma conta dos mercados norte-americanos, europeus e asiáticos com números que impressionam. Uma pesquisa realizada pela Opera Telecom mostrou que a taxa de sucesso de campanhas que utilizam o SMS marketing chega a 25% contra 1.5% dos meios convencionais de marketing.
Outra pesquisa mostra que, em um mesmo período, mais mensagens SMS são enviadas do que e-mails.
Além disso, 94% das mensagens são lidas efetivamente e 75% são lidas na hora. A pesquisa ainda sugere que cerca de 66% dos consumidores lembram-se das campanhas de marketing recebidas (índice de recall), e 36% afirmam consumir produtos caso tenham recebido propagandas no celular. A relação com o celular aumenta dia a dia, tanto que mais de 90% dos consumidores americanos consideram o telefone um objeto extremamente pessoal.
Outro fator que devemos observar é a quantidade de celulares no Brasil. No ano de 2012, o país registrou 19,54 milhões de novas linhas de telefone celular, o que representa crescimento de 8,07% na base de assinantes. O Brasil fechou 2012 com 261,78 milhões de linhas ativas na telefonia móvel.
De acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a teledensidade no país chegou a 132,78 acessos para cada grupo de 100 habitantes. Do total de linhas ativas, 80,53% são pré-pagas e 19,47% são pós-pagas. Os terminais 3G (banda larga móvel) totalizaram 59,19 milhões de acessos.
Diante do exposto percebe-se quanto é importante um sistema para envio de e-mail e SMS facilitando assim e agilizando o trabalho de uma empresa.
2 DESENVOLVIMENTO
Neste capítulo serão apresentados, com detalhes os processos para o desenvolvimento do software proposto.
2.1 CASO DE USO
Casos de Uso, são narrativas em texto, amplamente utilizadas para levantar os requisitos de determinada solução de software. Descreve a funcionalidade específica que um sistema, supostamente, deve desempenhar ou exibir, por meio da modelagem do diálogo que um usuário, um sistema externo ou outra entidade terá com o sistema desenvolvido. Pode também ser representado por um diagrama que utilize os conceitos da UML.
2.1.1 Exemplo de caso de uso
Tabela 1- Descrição do caso de uso - Cadastrar Grupos
CASO DE USO Cadastrar de Grupos
Ator Secretária
Descrição Para envio de E-mail ou SMS é preciso criar os grupos onde serão inseridos os nomes dos contatos.
Fluxo de
Eventos Entrada do Ator Resposta
...