SISTEMA DE GERENCIAMENTO ACADÊMICO
Trabalho Escolar: SISTEMA DE GERENCIAMENTO ACADÊMICO. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: ramonvirtual • 24/6/2014 • 2.757 Palavras (12 Páginas) • 1.457 Visualizações
LISTA DE FIGURAS
Figura 01 – Linguagem SQL 16
Figura 02 – Diagrama de Caso de Uso 22
Figura 03 – Diagrama de Caso de Classe 25
Figura 04 – Tela de Acesso ao Sistema Acadêmico 26
Figura 05 – Tela Principal do Sistema 26
Figura 06 – Tela de Cadastro de Cursos 28
Figura 07 – Tela de Cadastro de Usuários 28
Figura 08 – Tela de Cadastro de Salas 29
Figura 09 – Calendário Acadêmico 29
SUMÁRIO
1 CRONOGRAMA 13
2 TECNOLOGIA 14
3 LEVANTAMENTO DE REQUISITOS 17
4 DIAGRAMA DE CASO DE USO 19
5 DIAGRAMA DE CLASSE 21
6 INTERFACES DO SISTEMA 21
REFERÊNCIAS 23
1 CRONOGRAMA
MÊS
ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS
Setembro - Escolha do Tema
- Elaboração do Projeto
- Análise de Requisitos
- Documentação dos problemas existentes, através de pesquisa exploratória.
Outubro - Tecnologias utilizadas
- Construção de Diagramas (caso de uso, classes, sequência, atividades e entidades e relacionamentos).
Novembro - Aprofundamento dos conhecimentos teórico-práticos.
- Criar protótipo do Sistema de Gerenciamento Acadêmico.
Dezembro
- Implantação e testes do Sistema de Gerenciamento Acadêmico.
Janeiro - Correção das orientações do tutor, revisão textual, ortográfica e revisão da formatação das normas;
- Entrega do TCC.
2 TECNOLOGIA
LAUDON e LAUDON (2003) definem Sistema de Informação como um conjunto de componentes inter-relacionados, tais como equipamentos, software, redes de comunicações, bases de dados e outras tecnologias de processamento de informação, usadas para recolher, processar, armazenar e distribuir informação para apoiar a tomada de decisão, a coordenação e o controle de uma organização.
COSTA (2007, p. 1) afirma que: “A informação é tudo na administração de uma organização”. Para BARBOSA e SICSÚ (2002, p. 1):
É necessário que a empresa tenha controle sobre suas informações, para que possam ser utilizadas como apoio à sua sobrevivência, que depende da habilidade para processar dados, transformá-los em informações e conhecimento, distribuí-los adequadamente e usá-los com rapidez para tomar decisões e mudá-los quando necessário.
As tecnologias utilizadas para o desenvolvimento e implementação do Sistema de Gerenciamento Acadêmico são:
C# (CSHARP) - é uma linguagem de programação orientada a objetos criada pela Microsoft, faz parte da sua plataforma .Net. A companhia baseou C# na linguagem C++ e Java.
A linguagem C# foi criada junto com a arquitetura .NET. Embora existam várias outras linguagens que suportam essa tecnologia (como VB.NET, C++, J#), C# é considerada a linguagem símbolo do .NET pelas seguintes razões:
Foi criada praticamente do zero para funcionar na nova plataforma, sem preocupações de compatibilidade com código de legado.
O compilador C# foi o primeiro a ser desenvolvido.
A maior parte das classes do .NET Framework foram desenvolvidas em C#.
Diferente das outras linguagens de programação, nenhuma implementação de C# atualmente inclui qualquer conjunto de bibliotecas de classes ou funções. O C# está muito vinculada ao framework .Net, do qual C# obtém suas classes ou funções de execução. O código é organizado em um conjunto de namespaces que agrupam as classes com funções similares. Por exemplo: System.Drawing para gráficos, System.Collections para estrutura de dados e System.Windows.Forms para o sistema Windows Form.
O Visual C# é uma implementação da linguagem C# pela Microsoft Visual Studio, suporta Visual C# com um editor de código completo, compilador, modelos de projetos, designers, assistentes de código, um depurador poderoso e fácil de usar e outras ferramentas. A biblioteca de classes do .NET Framework fornece acesso a vários serviços do sistema operacional e outras classes úteis e bem estruturadas que aceleram significativamente o ciclo de desenvolvimento.
SQL – é a linguagem padrão utilizada para interagir com os principais bancos de dados existentes no mercado, disponibilizando, para isso, instruções de criação e gerenciamento de estruturas, inclusão, alteração, exclusão e consulta de dados. São os comandos aplicados em um banco de dados para retornar um valor, inserir, deletar ou alterar dados, tanto dados contidos nas tabelas como as próprias tabelas.
A primeira versão da linguagem SQL, chamada SEQUEL (Structured Query English Language), surgiu em 1974 nos laboratórios da IBM (Califórnia). Entre 1976 e 1977 ela foi revisada e ampliada, tendo então o seu nome alterado para SQL. Devido ao sucesso da nova forma de consulta e manipulação de dados dentro de um ambiente de banco de dados, sua utilização tornou-se cada vez maior. Vários SGBD’s atuais utilizam o SQL como a linguagem padrão para o acesso às bases de dados. Entre eles podemos citar:
• DB2 da IBM
• ORACLE da Oracle Corporation;
• RDB da Digital
• SYBASE da Sybase INC
• SQL Server da Microsoft
• Ingres
...