SISTEMA ELETRICO DE POTENCIA
Por: Gaspar Ferreira • 29/11/2015 • Relatório de pesquisa • 1.031 Palavras (5 Páginas) • 409 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO
Instituto de Ciências Tecnológicas e Exatas
[pic 1]
CRITÉRIO DAS ÁREAS IGUAIS
Gaspar Ferreira
Uberaba
14/10/2015
Gaspar Ferreira
CRITÉRIO DAS ÁREAS IGUAIS
Relatório apresentado como parte integrante da disciplina Sistemas Elétricos de Potência II para o curso de Engenharia Elétrica do Instituto de Ciências Tecnológicas e Exatas – ICTE – UFTM.
Prof. Fabricio Augusto, Dr.
Uberaba
14/10/2015
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO tEÓRICA
OBJETIVOS
DESCRIÇÃO DO EXPERIMENTO
RESULTADOS E ANÁLISE
CONCLUSÃO
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
INTRODUÇÃO tEÓRICA
A análise da estabilidade transitória no caso geral de um sistema multimáquinas é feita com o auxílio de programas que simulam o modelo matemático do sistema para cada contingência selecionada. Ou seja, a análise da estabilidade baseia-se na integração numérica das equações matemáticas que representam as máquinas e os demais componentes do sistema de potência.
Se for verificado que o ângulo entre quaisquer duas máquinas do sistema, determinado via integração numérica, tende a aumentar sem limites após o instante de aplicação da perturbação, conclui-se que o sistema é instável. Entretanto, se as diferenças angulares entre as máquinas atingem um valor máximo e depois decrescem, conclui-se que a tendência é que o sistema permaneça estável. Mesmo com essas definições da diferença angular, a conclusão definitiva sobre a estabilidade requer observação das oscilações subseqüentes à primeira, já que, em sistemas multimáquinas, é possível que uma máquina permaneça em sincronismo com as demais na primeira oscilação e perca esta condição nas oscilações seguintes, em razão das interações dinâmicas com as outras máquinas.
Para o caso de um sistema formado por duas máquinas ou por uma máquina conectada a uma barra infinita é possível concluir sobre a estabilidade transitória a partir do comportamento das máquinas após a primeira oscilação. Neste caso, pode ser aplicado um método gráfico que, apesar de sua simplicidade, propicia uma excelente interpretação física dos fenômenos dinâmicos envolvidos no problema de estabilidade transitória. Este método é conhecido como Critério das Áreas Iguais. Tal critério baseia-se nas seguintes hipóteses:
1. A potência mecânica de entrada das máquinas é suposta constante;
2. As máquinas síncronas são representadas por uma tensão constante atrás de sua reatância transitória;
3. O Amortecimento das máquinas, assim como outras fontes de amortecimento (resistência da armadura, resistência das linhas de transmissão) são desconsiderados.
OBJETIVOS
O Objetivo desse trabalho é a resolução de um exercício proposto pelo critério das Áreas Iguais e a plotagem do gráfico utilizando o software Matlab.
DESCRIÇÃO DO EXPERIMENTO
Para o sistema apresentado abaixo, aplicou-se o critério de igualdade de áreas iguais e determinou-se o ângulo de chaveamento crítico ou o máximo ângulo para eliminação da falta. Posteriormente, utilizou-se o software Matlab para a plotagem do gráfico P-δ.
[pic 2]
Figura 1 - Sistema apresentado
[pic 3]
Figura 2 - Dados do Sistema
resultados E ANÁLISE
a) Antes da falta:
[pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
b) Após a falta:
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
[pic 11]
c) Determinando o [pic 12]
[pic 13]
[pic 14]
[pic 15]
d) Determinando o ângulo crítico ([pic 16]
Tem-se a figura abaixo:
[pic 17]
Figura 3 - Critério das áreas iguais para cálculo do ângulo crítico
Da figura, tem-se que:
[pic 18]
Logo:
[pic 19]
Resolvendo as integrais acima e equacionando as duas áreas, tem-se:
[pic 20]
[pic 21]
e) Utilizando o software Matlab:
...