SISTEMA OPERACIONAL
Trabalho Escolar: SISTEMA OPERACIONAL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: topo • 14/10/2013 • 375 Palavras (2 Páginas) • 269 Visualizações
Hodiernamente, observa-se que a educação esta voltada para uma construção de conhecimento que exige um repensar da prática pedagógica em sala de aula.
Meu ensino Fundamental foi realizado em uma escola pública da rede estadual. Essa escola disponibilizava de poucos recursos didáticos, bem como: livros didáticos, mapas, globos..., que serviam de elo entre conteúdos e alunos, às vezes dependendo do conteúdo a ser ministrado, era preciso que o próprio profissional trouxesse algum recurso didático de suas casas, pedissem para colegas ou até mesmo com o auxílio dos pais, os alunos traziam cartolinas, revistas, jornais, cartazes dentre outros,
O interessante é que todas as sextas feiras nós nos apropriávamos com bastante entusiasmo de alguns recursos didáticos, como por exemplo: réguas, compassos, esquadros, fita métrica para trabalhar com o conteúdo de medida de comprimento e esta aula era ministrada fora da sala de aula em um pequeno espaço que possuía plantas medicinais, roseiras dentre outras que enfeitavam a escola, era um lugar atraente e dinâmico em que de se media os diferentes pés de plantas e suas curvas ali existentes, para saber o seu crescimento e desenvolvimento. A escolha destes recursos didáticos e o seu uso feito pelo educador criavam as condições para que nós nos apropriássemos desse conteúdo escolar e, inclusive de seu valor cultural. A partir dessa apropriação e de sua interiorização nós poderíamos recorrer ao uso desse instrumento em outros momentos de nossa vida.
Vê-se que o professor como mediador do conhecimento, com muito ou poucos recursos didáticos tem como ministrar uma boa aula e dessa forma fazer com que haja aprendizagem, basta ter força de vontade, criatividade e dedicação diante das muitas dificuldades encontradas. Percebe-se que nessa escola não havia televisão, vídeo cassete, computador, retroprojetor, data-show ou outros que pudessem assim enriquecer ainda mais as aulas, mas isto não era impedimento para os professores buscarem alternativas para ministrarem uma aula de qualidade e com bastante aprendizagem.
Diante de tudo isso, vê-se, que existe falta de políticas que levem as escolas da rede pública a utilizarem os novos recursos didáticos. Será de grande relevância para a classe estudantil a utilização de recursos didáticos, que facilitem no processo de aprendizagem, pois eles funcionam como mediação entre o conteúdo a ser desenvolvido, aluno e a forma como são usados.
...