SISTEMAS DE PREVENÇÃO E COMBATE A INCÊNDIO EMPREENDIMENTO: CASA DE REPOUSO (ASILO)
Por: Alecsandram • 18/6/2017 • Relatório de pesquisa • 1.921 Palavras (8 Páginas) • 380 Visualizações
1 - GENERALIDADES
Este memorial tem como objetivo descrever de forma preliminar as instalações de prevenção e combate a incêndio - PCI requisitadas para o empreendimento CASA DE REPOUSO, de acordo com as normas e instruções técnicas referentes ao assunto.
2 - NORMAS APLICADAS E INSTRUÇÕES TÉCNICAS
As instalações projetadas estão em conformidade com:
- Instruções Técnicas – IT do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo;
- Decreto 24.054 de 1º de março de 2004 – Regulamenta o sistema de segurança contra incêndio;
- Lei 2.812 de 17 de Julho de 2003 – Institui o sistema de segurança contra incêndio e pânico em edificações e áreas de risco no estado do Amazonas;
3 - RELAÇÃO DE DESENHOS
O conjunto de desenhos a ser apresentado em conjunto com este memorial é composto seis desenhos de instalações:
• PCI-01 – PREVENÇÃO E COMBATE A INCÊNDIO – ALARME DE INCÊNDIO, DETECÇÃO, ILUMINAÇÃO, SINALIZAÇÃO E SAÍDAS DE EMERGÊNCIA - IMPLANTAÇÃO;
• PCI-02 – PREVENÇÃO E COMBATE A INCÊNDIO – ALARME DE INCÊNDIO, DETECÇÃO, ILUMINAÇÃO, SINALIZAÇÃO E SAÍDAS DE EMERGÊNCIA – BLOCOS FEMININO E MASCULINO;
• PCI-03 – PREVENÇÃO E COMBATE A INCÊNDIO – ALARME DE INCÊNDIO, DETECÇÃO, ILUMINAÇÃO, SINALIZAÇÃO E SAÍDAS DE EMERGÊNCIA – LAVANDERIA, SALÃO E REFEITÓRIO;
• PCI-04 – PREVENÇÃO E COMBATE A INCÊNDIO – ALARME DE INCÊNDIO, DETECÇÃO, ILUMINAÇÃO, SINALIZAÇÃO E SAÍDAS DE EMERGÊNCIA – FISIOTERAPIA, ALOJAMENTO, GARAGEM E ENTRADA;
• PCI-05 – PREVENÇÃO E COMBATE A INCÊNDIO – ALARME DE INCÊNDIO, DETECÇÃO, ILUMINAÇÃO, SINALIZAÇÃO E SAÍDAS DE EMERGÊNCIA – DETALHES.
• PCI-06 – PREVENÇÃO E COMBATE A INCÊNDIO – ALARME DE INCÊNDIO, DETECÇÃO, ILUMINAÇÃO, SINALIZAÇÃO E SAÍDAS DE EMERGÊNCIA – ISOMÉTRICO.
4 – IDENTIFICAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO:
Empreendimento composto por nove blocos de apenas um pavimento. Cada bloco tem sua utilização específica. Além de uma área de estacionamento na entrada.
a) Nome do empreendimento: Casa de Repouso (Asilo)
b) Endereço do empreendimento: R. Brasil, 40 – Coroado - MANAUS/AM
c) Tipo de ocupação / uso: Serviço de saúde
4.1 - ÁREAS
a) Nº de blocos: 9
b) Bloco Refeitório: 360.35m²
c) Bloco Masculino: 956.67m²
d) Bloco Feminino: 956.67m²
e) Bloco Fisioterapia: 196m²
f) Bloco Alojamento: 219.95m²
g) Garagem: 134.20m²
h) Lavanderia: 274m²
i) Salão: 500m²
j) Entrada: 339.55m²
k) Área total construída: 3.937,39m²
4.2 - CLASSIFICAÇÃO DO RISCO
a) Grupo / Divisão: H-2 (tabela 1 - Decreto 24.054)
b) Altura da edificação: térrea
c) Tipo: I (tabela 2 - Decreto 24.054)
d) Carga de incêndio: 350MJ/m² (anexo A – IT 14/2011)
e) Risco: MÉDIO (CAPÍTULO V - Decreto 24.054)
5 – SISTEMAS DE SEGURANÇA REQUERIDOS:
De acordo com as especificações feitas no item 4 deste memorial identificamos que a tabela a ser usada para definir quais tipos de medidas de seguranças devem ser adotadas é a Tabela 4D (edificações do Grupo D com área superior a 750m² ou altura superior a 12m) que está como anexo do Decreto 24.054 de 1º de março de 2004. De acordo com a tabela teremos as seguintes medidas de seguranças a serem adotadas:
- Acesso de viatura na edificação;
- Segurança estrutural contra incêndio;
- Controle de materiais de acabamento;
- Saídas de emergência;
- Brigada de incêndio;
- Iluminação de emergência;
- Detecção de incêndio;
- Alarme de incêndio;
- Sinalização de emergência;
- Extintores;
- Hidrantes e mangotinhos;
5.1 – ACESSO DE VIATURA NA EDIFICAÇÃO:
Medida de segurança baseada na IT-06 (Acesso de viatura na edificação e áreas de risco). Para o caso deste empreendimento é considerada uma medida recomendada. De acordo com a Tabela 4H.1 (edificações do Grupo H-2 com área superior a 750m² ou altura superior a 12m) que está como anexo do Decreto 24.054 de 1º de março de 2004. Pode ser identificado em planta o acesso apto a receber viaturas em situações de emergência.
5.2 – SEGURANÇA ESTRUTURAL CONTRA INCÊNDIO E CONTROLE DE MATERIAIS DE ACABAMENTO:
De acordo com o anexo A da instrução técnica 08, por se tratar de uma edificação caracterizada como H-2 (Local onde pessoas requerem cuidados especiais por limitações físicas ou mentais) e com altura térrea, deve-se ter um tempo mínimo de TRRF – tempo requerido de resistência ao fogo – de no mínimo 60 minutos.
Com base nestes dados e analisando os materiais a serem utilizados para construção dos blocos, junto com a tabela no anexo B da IT-08 e a tabela A.1 da IT-10, que trata de controle de materiais de acabamentos e revestimentos, sugere-se que a edificação seja construída com paredes de tijolos de barro cozido, de meio tijolo de dimensões 5cm x 10cm x 20cm com revestimento sugerido em tabela e com materiais incombustíveis para acabamento de pisos e paredes, classificados como classe I, e forros como materiais combustíveis, classificados como II-A, pela tabela A.1, anexo B, da IT-10.
ANEXO
...