A OCORRÊNCIA DE INCÊNDIOS E PROPOSTA DE MELHORIAS A COMPONENTES DO PLANO DE PREVENÇÃO E COMBATE A INCÊNDIOS
Por: juliobanthan • 17/5/2021 • Dissertação • 4.177 Palavras (17 Páginas) • 370 Visualizações
GRUPO EDUCA MAIS
OCORRÊNCIA DE INCÊNDIOS E PROPOSTA DE MELHORIAS A COMPONENTES DO PLANO DE PREVENÇÃO E COMBATE A INCÊNDIOS
2020
RESUMO
O aumento populacional e a crescente demanda por zonas industriais após o advento da Revolução Industrial provocou um elevado crescimento no consumo energético. Aliado a outras razões, tal fato levou a um crescente aumento no número de incêndios no Brasil. Dessa forma, foi necessária a elaboração de medidas de preservação de vidas humanas e de patrimônio e, com isso, foi elaborado e desenvolvido o Plano de Prevenção e Combate a Incêndios (PPCI). O PPCI é definido como um documento obrigatório a todas as edificações, mesmo aquelas em reforma ou em construção, e caracterizado como uma ferramenta fundamental para a proteção e o combate a incêndios. Neste sentido, o objetivo do presente artigo de revisão foi apresentar conceitos relacionados ao PPCI e evidenciar pontos de melhoria para a garantia de edificações seguras à população. A metodologia foi conduzida por meio de pesquisa bibliográfica, de caráter exploratório e descritivo, com base na literatura científica. Foi constatado que as principais causas de incêndios se dão em decorrência de atividade humana, acidentes, causas naturais e causas industriais, e os agentes extintores mais comumente utilizados são a água, os pós químicos secos, gases inertes e espuma aquosa ou mecânica. Assim, a fim de acatar as exigências estabelecidas pelo Corpo de Bombeiros, o PPCI exige a instalação de medidas de segurança nas edificações, a exemplo de extintores de incêndio e sinalizações de emergências. Como proposta de melhorias ao combate a incêndios, foi constatada a necessidade de instalação de extintores em local plano e de fácil localização, além da instalação de luzes indicativas piscando próximas aos sinais de emergência da edificação, para que os ocupantes sejam alertados de forma mais específica e assertiva e busquem usar a saída de emergência de forma correta.
Palavras-chave: Incêndio. Segurança. Plano de Prevenção e Combate a Incêndios. Engenharia civil.
ABSTRACT
The population increase and the growing demand for industrial zones that arise with the advent of the Industrial Revolution led to an elevated growth in energy consumption. Allied to other reasons, this fact led to an increase in the number of fires in Brazil. In this sense, it was necessary to elaborate measures for the preservation of human lives and heritage and thereby the Fire Prevention and Fighting Plan was developed, a mandatory document for all buildings, even under renovation or under construction, which is characterized as a pivotal tool for protection and firefighting. Thus, the purpose of the present review article was to reveal the main concepts related to the Fire Prevention and Fighting Plan and to highlight points of improvement to guarantee safety for the population. The methodology was conducted by means of bibliographic research, of exploratory and descriptive character, based on the scientific literature. It was found that the main causes of fires are regarding to human activity, accidents, and both natural and industrial causes, and the most commonly used extinguishing agents are water, dry chemical powders, inert gases and aqueous or mechanical foam. Importantly, the Plan requires the installation of security measures in buildings, such as fire extinguishers and emergency signs. As a proposal for improvements against fires, it was demonstrated the need to install extinguishers in a flat and easily located location, in addition to the installation of flashing lights next to the emergency signs of the building, with the aim to alert the occupants in a more specific and assertive way and also to use the emergency exit correctly.
Keywords: Fire. Safety. Fire Prevention and Fighting Plan. Civil engineer.
1 INTRODUÇÃO
Historicamente, o Brasil é marcado pela ocorrência de diversos incêndios em edificações, sendo que muitos deles acarretaram na perda total dos estabelecimentos e levaram ao óbito de pessoas. Por consequência, tal fato desencadeou no estabelecimento de parâmetros e normas para a elaboração de programas e códigos de incêndios, no intuito de prevenir e combater a ocorrência de incêndios por meio de técnicas eficazes e corretas (FAGUNDES, 2013).
Diante deste contexto, a prevenção contra incêndios é um dever indeclinável, e exige que a instalação de métodos e protocolos para prevenção e proteção contra incêndios não sejam negligenciados em favor da economia de custos, uma vez que seus prejuízos podem provocar perdas irreparáveis (FAGUNDES, 2013).
Dessa forma, o Plano de Prevenção e Combate a Incêndios (PPCI) é uma ferramenta fundamental visando a proteção e o combate a incêndios. Por definição, o PPCI é um documento obrigatório para todas as edificações, incluindo aquelas que se encontram em construção ou em reforma, proposto e fiscalizado pelo Corpo de Bombeiros e exigido pelos órgãos públicos (MOMBACH, 2019).
De fato, a segurança populacional, a sustentação estrutural, a segurança e preservação de patrimônio e a garantia de que as pessoas preservem a vida em caso de sinistros são as principais premissas da segurança contra incêndios (CARON; SOUZA, 2019). Neste sentido, o PPCI tem como objetivo registrar o planejamento das medidas de emergência e nortear as diretrizes de proteção a serem adotadas em determinada edificação em caso de incêndios (BITTENCOURT, 2017).
Considerando a ausência de conhecimento e habilidade prática por parte da população na segurança e atuação contra incêndios, e ainda a importância da elaboração do PPCI para a preservação da vida humana e do patrimônio, o presente artigo de revisão teve como objetivo apresentar e aprofundar conceitos acerca da relevância do Plano de Prevenção e Combate a Incêndios e evidenciar pontos de melhoria para a garantia de edificações seguras à sociedade.
2 METODOLOGIA
Em relação à metodologia de pesquisa, o presente artigo de revisão foi elaborado por meio de busca bibliográfica, de caráter exploratório e descritivo, com base em literatura previamente publicada. Diferentes fontes científicas foram consideradas para o levantamento bibliográfico, o qual teve como critério de inclusão artigos científicos publicados em periódicos nacionais e internacionais, sejam eles experimentais ou revisões de literatura, além de livros, teses, dissertações e monografias acerca do tema sobre Plano de Prevenção e Combate a Incêndios.
...