SISTEMAS HIDRÁULICOS DAS CIVILIZAÇÕES ANTIGAS
Por: Jean Melo • 14/6/2018 • Seminário • 661 Palavras (3 Páginas) • 222 Visualizações
FACULDADE DE TECNOLOGIA DE SÃO PAULO
NOME DOS ALUNOS:
JEAN MELO DA SILVA RA: 18103035
LEANDRO DA SILVA WALMOTT RA: 18102860
PEDRO HENRIQUES PIVA RA: 18103133
PAULO ANTONIO BASTOS PONTES RA: 18103160
SÉRGIO FERNANDO GONÇALVES RA: 17203045
SISTEMAS HIDRÁULICOS DAS CIVILIZAÇÕES ANTIGAS
São Paulo
2018
Introdução
No passado as civilizações desenvolveram técnicas avançadas em sistemas hidráulicos, e é muito importante mostrar o trabalho desses engenheiros e imitar a engenhosidade com que eles aplicaram para resolver suas necessidades de água. Na engenharia hidráulica antiga, vamos falar sobre os canais, fontes, drenagem, sistemas de irrigação e o sistema de abastecimento de água que foram exaltados como o ápice das obras de arquitetura e engenharia das civilizações antigas. O estudo sobre as civilizações antigas tem mostrado o grande domínio que eles tinham sobre os princípios da engenharia, (geometria, ciências naturais, matemática e engenharia). O mais incrível foi o domínio da engenharia hidráulica e, em particular, o uso de águas pluviais. A história mostra que a engenharia tem sido parte integrante da vida cotidiana dos povos no mundo, prova do que são as obras grandiosas que deixaram, como legado, as grandes civilizações. Neste tema iremos documentar uma amostra do que esse grande legado foi, não somente para nós, mas para toda a humanidade. Temos certeza de que esta é apenas uma pequena parte da grandiosidade das civilizações inca e romanas.
Objetivo
O objetivo desse trabalho é mostrar os sistemas hidráulicos desenvolvido pelas civilizações antigas, mais especificamente as civilizações inca e romanas.
Obras hidráulicas
Os incas não eram apenas especialistas em esculpir pedras, mas também desenvolveram um sistema de irrigação para vencer as dificuldades ambientais que enfrentavam. Os Andes, uma região de encostas terra íngreme e inadequada para a agricultura, colocou um desafio para os povos Inca. Para vencer essas condições difíceis, eles fizeram terraços ao longo das montanhas. Para regar suas plantações, Eles mudaram a rota dos rios para fornecer canais para os terraços. Esta inovação foi tão bem sucedida que muitos desses terraços ainda existem e estão em uso hoje. A importância da água para os Incas era muito mais do que uma necessidade, pois eles buscavam ordem social e econômica. Antes de executar qualquer construção, os Incas fizeram alguns esboços, planos, modelos de como os sistemas de medição usaram escalas baseadas principalmente antropometria (medidas em relação ao corpo humano: braços, cotovelos, pés, degraus, vãos etc.). Uma demonstração deste avanço é o grande número de modelos que são encontrados em quase todos
museus arqueológicos do país (Peru). Para concluir, este texto nos mostra o grande legado deixado pelos incas para toda a humanidade, e é nosso dever principal cuidar de tão maravilhosa engenharia e importante que eles nos deixaram.
Sistemas de irrigação
Existem inúmeros vestígios de grandes obras, como canais de irrigação que muitas vezes cruzam a cordilheira dos andes e transportam as águas de uma bacia para outra (transferências), com melhores possibilidades ou potenciais agronômico: solo, clima, adaptação de espécies, entre outros aspectos.
...