SOCIOLOGIA E GEOPOLÍTICA
Por: moroni05 • 17/10/2017 • Pesquisas Acadêmicas • 796 Palavras (4 Páginas) • 160 Visualizações
[pic 1][pic 2]
Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul
Campus Virtual
[pic 3] | Avaliação a Distância |
Unidade de Aprendizagem:
Curso: Engenharia Civil
Professor: Agostinho
Nome do estudante: Bianca Braga Nandi
Data: 22/10/16
Orientações:
- Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
- Entregue a atividade no prazo estipulado.
- Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
- Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).
Leia o enunciado abaixo e responda aos seguintes questionamentos:
A baixa legitimidade da ONU perante a sociedade internacional fica exposta através dos inúmeros conflitos que são registrados em países do centro do sistema capitalista, especialmente na Europa e Oriente Médio, e que possui na sua origem algum movimento migratório de pessoas oriundas de países ou continentes onde o desrespeito aos Direitos Humanos básicos é flagrante. Espaço este onde a ONU deveria ser mais atuante e decidida a interferir em governos com algum tipo de retaliação, porém, as medidas surtem pouco ou nenhum efeito concreto para os cidadãos desamparados por conta do descrédito deste organismo junto aos líderes e população locais. O Papa Francisco, em recente entrevista manifestou-se a respeito dessa situação e colocou que “[...]Repete-se muito a palavra segurança, mas a[palavra]verdadeira é guerra. O mundo está em guerra, guerra aos bocados.” E qual o tipo de guerra que o Papa está falando?“Falo de guerra de interesses, por dinheiro, por causa dos recursos naturais, pelo domínio das populações.”
A partir do enunciado apresentado e dos materiais estudados, elabore um texto de aproximadamente 30 linhas que contempla os seguintes itens:
- O que levou a ONU a ter essa baixa legitimidade junto ao conjunto dos países? (3.0)
- No cenário globalizado, o Estado-nação ganha novos contornos e os conceitos de soberania e legitimidade adquirem novos significados, uma vez que o Estado perde a capacidade de responder isoladamente aos desafios do sistema internacional, assim como a de prover bens e serviços à sua população sem contar com a cooperação internacional. Como enfrentar grupos e organizações que atuam fora desse cenário?(4.0)
- Por quea França é o alvo preferencial dos terroristas nos últimos anos? Relacione pelo menos 4 fatores que contribuem para isso.(3.0)
Att
professor Agostinho
RESPOSTA:
Criada após a II Guerra Mundial, em 1945, a ONU é a mais importante e mais conhecida das OIGs. A ONU tem como objetivos a paz e o desenvolvimento das nações que a constituem, desenvolver relações amistosas entre as Nações. Após o fim da II Guerra Mundial, vivenciou no Sistema Internacional, uma série de conflitos entre Estados pobres ou pouco desenvolvidos, como na África e Ásia; conflitos estes agravados pela influência das duas grandes potências no mundo bipolar da Guerra Fria.
Foi no período pós Guerra Fria, a partir de 1995, que algumas potências, EUA e aliados, passaram cada vez mais a ignorar e deslegitimar a ONU e o Conselho de Segurança em suas ações de segurança internacional devido a um movimento de euforia. O elemento de euforia foi a ação contra a invasão do Iraque ao Kuwait em 1990/1991. Após o ocorrido, no período de 2000-2010 passa ser uma ONU e um conselho de segurança com baixa legitimidade e, portanto, com baixa capacidade para concentrar esforços dos países membros em busca da paz internacional fortalecendo o aparecimento de potências rivais. Lembrando que a ONU tem tido fracassos não somente com a paz, mas também com a economia das Nações, fato este que favorece a baixa legitimidade também.
...