SOFTWARE LIVRE
Artigo: SOFTWARE LIVRE. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: MIROKA22 • 9/9/2014 • 2.251 Palavras (10 Páginas) • 261 Visualizações
Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul
Campus Virtual
Avaliação a Distância
Unidade de Aprendizagem: Software Livre
Curso: Gestão de Tecnologia da Informação
Professor:
Nome do aluno:
Data: 07/03/2014
Orientações:
Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
Entregue a atividade no prazo estipulado.
Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).
Questão 1 - (4,0 pontos)
Realize uma pesquisa na internet sobre os assuntos a seguir:
* Software de código aberto para servidores Web;
* Software de código aberto para servidores FTP;
* Software de código aberto para servidores E-mail;
Essa pesquisa deve ser feita de acordo com os seguintes passos:
Para cada assunto, selecione um texto/artigo que trate desse assunto, em seguida, faça a leitura dos mesmos e apresente uma síntese de, no mínimo 10 linhas, sobre cada um deles;
Em cada uma dessas sínteses, apresente, no início da mesma, o título do texto/artigo a que ela se refere e a referência desse último (o endereço eletrônico em que o mesmo encontra-se disponível e se houver, quem assina esse texto/artigo);
Essas sínteses juntas devem identificar as principais características das ferramentas (softwares de códigos abertos) atualmente utilizadas nas organizações e a interação entre as soluções pesquisadas.
Observação: Procure realizar essa pesquisa através das ferramentas de busca citadas a seguir, mas lembramos que você tem autonomia para fazer as pesquisas em outras fontes.
- http://www.google.com.br
- http://br.altavista.com/
- http://br.yahoo.com/
- http://www.achei.com.br/
* Software de código aberto para servidores Web;
Servidor Apache
Servidor web pode ser um programa de computador responsável por aceitar pedidos HTTP (Hypertext Transfer Protocol , em português Protocolo de Transferência de Hipertexto) de clientes, geralmente os navegadores e servi-los com respostas HTTP, incluindo opcionalmente dados, que geralmente são páginas web, tais como documentos HTML (HyperText Markup Language, que significa Linguagem de Marcação de Hipertexto) com objetos embutidos (imagens, etc.) ou um computador que executa um programa que provê a funcionalidade descrita anteriormente. O mais popular, e mais utilizado no mundo, é o servidor Apache (software livre).
O servidor Apache é o mais bem sucedido servidor web livre, foi criado em 1995 por Rob McCool, então funcionário do NCSA (National Center for Supercomputing Applications), a razão para o nome "Apache" dada pela Apache Software Foundation, é que faz referência à nação Apache, tribo de nativos americanos que tinha em combate, grande resistência e estratégias superiores. O nome refere-se também à estabilidade do servidor Apache e a sua variedade de ferramentas capazes de lidar com qualquer tipo de solicitação na web. Uma terceira razão, que é aceita popularmente, reconhecida porém contestada pela Fundação, é que o nome viria de "a patchy server", que em inglês significa algo como um servidor remendado, ou melhoria no software.
Uma pesquisa realizada em dezembro de 2007, foi constatado que a utilização do Apache representa cerca de 47.20% dos servidores ativos no mundo. Em maio de 2010, o Apache serviu aproximadamente 54,68% de todos os sites e mais de 66% dos milhões de sites mais movimentados. É a principal tecnologia da Apache Software Foundation, responsável por mais de uma dezena de projetos envolvendo tecnologias de transmissão via web, processamento de dados, execução de aplicativos distribuídos e geralmente em código aberto.
Uma das vantagens de ser em código aberto é porque é um programa escrito por amadores para a diversão na solução de problemas. O real benefício do código aberto como um modelo de desenvolvimento, particularmente como aplicado no Apache, é que os erros são corrigidos rapidamente e constantemente. Isso acontece porque existem muitos olhos olhando o código fonte e muitas pessoas contribuindo com o código. Novos serviços com sistemas de código aberto tendem a serem menos conhecidos do que sistemas para a “Internet Information Server” (IIS). Em grande parte, por não ter um departamento de marketing tentando achar novas formas de como impulsionar as vendas. O resultado final é que o Apache, rodando em um servidor Linux ou Unix, é robusto, estável e pode ser muito seguro.
Outra vantagem é que é grátis, todo programa de código aberto é distribuído sob as condições da licença que tornam o código fonte livremente disponível. Isso significa que você pode baixar os módulos do servidor Apache (e até mesmo executá-lo no Windows) sem ter que pagar uma taxa de licenciamento. Isto é particularmente importante para as empresas de hospedagem web e provedores de serviços de Internet que têm de aumentar constantemente a capacidade do servidor. Como o caso em questão, fazendas de servidores do Google usam dezenas de milhares de instalações de Apache, poupando a empresa em muito dinheiro em taxas de licenciamento.
A maior parte das empresas que utilizam software de código aberto têm suas preocupações acerca das licenças, porque a maioria delas basicamente permite que o software execute as de forma binária sem restrição ou limitações.
Cada vez mais, softwares de código aberto é uma alternativa para grandes empresas. Entretanto, muitas vezes os CIOS (Chief Information Officer é um título (papel/role) dados ao gerente de TI, superintendente de TI, diretor de TI ou vice-presidente de TI e responsáveis pela tomada de decisão de TI), não consideram software de código aberto por perceberem a presença de riscos. Preocupações com aspectos legais e a dificuldade acerca das licenças envolvidas são mencionadas com frequência.
Com um entendimento básico, uma empresa pode direcionar da melhor
...