SUPERFÍCIES E INSULADORES
Projeto de pesquisa: SUPERFÍCIES E INSULADORES. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: arcovoltaico • 9/4/2014 • Projeto de pesquisa • 4.275 Palavras (18 Páginas) • 409 Visualizações
UNIVERSIDADE BANDEIRANTES / ANHANGUERA
Anderson AP. de Souza RA: 3729681857
Antonio Carlos S. Johanson RA: 3708640782
Carlos Martim O. Da Silva RA: 4211814935
Cirso Rocha RA: 4205787659
Edmar S. Amorim RA: 3715635428
Guilherme Piolli da Luz RA: 4207797137
Joildo Rocha Reis Junior RA: 4209729546
Késia Sâmela dos Santos Costa RA: 4436811857
Luciano Coutinho Lanzoni RA: 3776752198
Ricardo Felipe de Mattos Salvador RA: 4201781929
MATERIAIS ELETRÔNICOS
ENGENHARIA ELÉTRICA
5º SEMESTRE
CONDUTORES E ISOLANTES
Professor: Alexandre Oliveira
Osasco - SP
Março – 2014
1. INTRODUÇÃO
O trabalho de materiais eletrônicos é constituído em parte escrita e seminário, onde deverá ser feito conclusão e uma apresentação com os respectivos temas abordados.
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 2
2 CONDUTORES E ISOLANTES 4
3 O COBRE COMO CONDUTOR. 5
3.1 HISTÓRIA 5
3.2 PROCESSO INDUSTRIAL DO COBRE 6
3.3 PROPRIEDADES BÁSICAS DO COBRE 8
3.4 PRICIPAIS ATRIBUTOS DO COBRE NA CONDUÇÃO DE ENERGIA 9
4 FIOS E CABOS: CONDUTORES DA EVOLUÇÃO HUMANA 9
5 TIPOS DE ISOLAÇÃO 11
6 A CONDUTIVIDADE TÉRMICA DE METAIS E SUAS LIGAS 16
7 CARACTERISTICAS DOS METAIS CONDUTORES 17
8 CONCLUSÃO 18
9 BIBLIOGRAFIA 19
2. CONDUTORES E ISOLANTES
Materiais condutores e isolantes
Todos os corpos são constituídos por átomos e estes são formados por partículas com pequenas dimensões que são os nêutrons (não possuem carga), os prótons (partículas de carga positiva) e os elétrons (partículas de carga negativa). Os nêutrons juntamente com os prótons ficam no interior do núcleo, e os elétrons ficam na eletrosfera. Para manter esses elétrons sempre em órbita na eletrosfera, existem forças internas que os seguram, não deixando que os mesmos escapem. No entanto, quanto maior a distância entre a órbita e o núcleo, mais fraca é a força que mantém o elétron preso ao átomo, pois, dessa forma, pode se mover com certa liberdade no interior do material, dando origem aos chamados elétrons livres.
O que determina se um material é condutor ou isolante é justamente a existência dos elétrons livres. São eles os responsáveis pela passagem e transporte da corrente elétrica através dos materiais. São chamados de condutores aqueles materiais onde há possibilidade de trânsito da corrente elétrica através dele como, por exemplo, o ferro. Este é um elemento químico que possui dois elétrons na última camada, os quais estão fracamente ligados ao núcleo. Dessa forma, o ferro se torna um ótimo condutor de eletricidade.
Com os materiais isolantes, também chamados de materiais dielétricos, ocorre o processo inverso. Nesses materiais, os elétrons estão fortemente ligados ao núcleo atômico, ou seja, eles não possuem elétrons livres ou a quantidade é tão pequena que pode ser desprezada. Dessa maneira, não permitem passagem de corrente elétrica. São bons exemplos de materiais isolantes: o vidro, a borracha, a cerâmica e o plástico.
3. O COBRE COMO CONDUTOR.
3.1 HISTORIA.
O cobre foi o primeiro metal usado pelo homem. Acredita-se que por volta de 13.000 a.C. foi encontrado na superfície da Terra em forma de "cobre nativo", o metal puro em seu estado metálico. Usado inicialmente como substituto da pedra como ferramenta de trabalho, armas e objeto de decoração, o cobre tornou-se, pela sua resistência, uma descoberta fundamental na história da evolução humana.
Os Romanos designaram o cobre com o nome de "Aes Cyprium", o Metal de Cyprus, já que a Ilha de Cyprus ( Chipre ) foi uma das primeiras fontes do metal. Com o tempo, o nome se transformou em Cyprium e depois em Cuprum, originando o símbolo químico "Cu".
Através dos séculos, o cobre foi identificado pelo símbolo, que é uma forma modificada do antigo hieróglifo usado pêlos antigos egípcios para representar a vida eterna.
O fato de se ter encontrado objetos de cobre tão antigos em diversos lugares do mundo é prova das propriedades únicas do metal: durabilidade, resistência à corrosão e fácil manejo.
Apesar de sua antiguidade, o Cobre manteve, aliado aos metais mais novos, um papel predominante na evolução da humanidade, sendo utilizado em todas as fases das revoluções tecnológicas pelas quais o ser humano já passou.
As minas de cobre mais importantes do mundo estão localizadas no Chile, Estados Unidos, Canadá, Rússia e Zâmbia.
Em 1874, foi descoberta a mina Caraíba, no sertão da Bahia. Somente após 70 anos é que foram iniciados os trabalhos de prospecção.
3.2 PROCESSO INDUSTRIAL DO COBRE.
As minas de cobre são classificadas de acordo com o sistema de exploração: Minas à Céu Aberto são aquelas cujo mineral se encontra próximo da superfície e Minas subterrâneas, aquelas em que o mineral se encontra em profundidade,
...