Segunda Geração De Computadores
Casos: Segunda Geração De Computadores. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: suzanenbs • 2/11/2013 • 760 Palavras (4 Páginas) • 707 Visualizações
Segunda Geração de Computadores
INTRODUÇÃO
O primeiro transistor (transfer + resistor) foi criado em 1947 na Universidade de Standford nos EUA, por John Bardeen, William Shockley e Walter Brattain, mas seu uso comercial só ocorreu a partir do final da década de 50. Os transistores vieram a substituir as válvulas.
Por ser um componente baseado na tecnologia dos semicondutores - elementos com propriedades físicas especiais, tal como o germânio e o silício - o transistor é considerado um "componente do estado sólido" e possui a grande vantagem de não se aquecer como as válvulas nem muito menos quebrar por choque físico, além de ser fisicamente muito menor.
Gradativamente as válvulas passaram a ser substituídas por transistores, fazendo com que a maioria dos equipamentos eletrônicos, e leia-se aí os computadores, passassem a ocupar um menor espaço físico, esquentando menos e consumindo menos corrente elétrica.
A eletrônica moderna surgiu em 23 de dezembro de 1947, quando três cientistas do Bell Laboratories – John Bardeen, Walter Bratain e William Schockley – produziram pela primeira vez o efeito transistor. Eles descobriram que as propriedades condutoras de um diodo semicondutor poderiam ser controladas por um terceiro elemento. Os transistores se tornaram não só um sucesso em toda indústria eletrônica (custo, tamanho e desempenho melhores que os dispositivos a válvula), como também formaram a base de todos os computadores digitais até os dias atuais. O fato de que se pode ligar e desligar (dois estados) a corrente elétrica em dispositivo é a base de toda a lógica digital.
O transistor realiza as mesmas funções básicas de uma válvula, porem o faz consumindo muito menos energia e calor, o que o tornou rapidamente substituto completo das válvulas. Além disso, seu tamanho é muito menor que o de uma válvula, economizando-se espaço e forma considerável.
A primeira companhia a lançar comercialmente um computador transistorizado foi a NCR, e logo em seguida a RCA. As vantagens dessas maquinas sobre suas antecessoras a válvula eram várias: eram mais baratas, menores e dissipavam muito menos calor, além do menor consumo de energia elétrica.
Essa nova geração de computadores também teve, e muito, a participação ativa da IBM, já se firmando como a mais importante companhia na produção de máquinas científicas, embora a Control Data também produzisse maquinas cientificas (CDC) de grande desempenho. Ela transformou a série 700 em série 7000, esta transistorizada. O primeiro deles, o 7090, e mais tarde o 7094, que possuía um ciclo de instrução de dois microssegundos e 32K palavras, ainda de 36 bits. Além do domínio da computação cientifica, a IBM também produziu uma máquina comercial de enorme sucesso, o IBM-1401 (1401, como era conhecido).
Com esta geração de computadores, outros fatos historicamente importantes também aconteceram. Entre eles:
a) O aparecimento de outra companhia fabricante de computadores, a DEC – Digital Equipment Corporation, que viria mais tarde a se tornar o segundo maior fabricante do mundo, após a IBM. A DEC foi fundada em 1957 por Kenneth Olsen, um dos engenheiros do Lincoln Laboratory, do MIT (Massachusetts Institute
...