Segurança De Dados
Casos: Segurança De Dados. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Mayaramaciel • 2/7/2013 • 2.591 Palavras (11 Páginas) • 286 Visualizações
Segurança de Dados
Segurança física em informática corresponde à manutenção das condições operacionais e da integridade dos recursos materiais componentes dos ambientes e plataformas computacionais.
Para usuários há dois perigos quando o fornecimento de energia é interrompido. O primeiro é na hora do apagão, já que o trabalho que não foi salvo é perdido. O segundo momento é na volta da energia, que pode vir em forma de um pico de luz, quando a energia volta em uma carga maior do que a suportada pelos aparelhos, podendo danificá-los seriamente.
Estabilizadores
Os estabilizadores são equipamentos eletrônicos responsáveis por manter a tensão da rede elétrica, entre 115V, para fornecer aos equipamentos uma alimentação estável e segura, protegendo-o de picos de luz. Eles protegem os equipamentos contra sobretensão (tensão elétrica superior à normal), subtensão (tensão elétrica inferior à normal) e transientes (surtos de tensão elétrica, como raios).
Aterramento
O “terra” é um conector que possui valor igual a zero Volt absoluto, ou seja, seu valor não se altera. Dessa forma, ele é o responsável por eliminar a “sujeira” elétrica dos componentes.
O sistema de aterramento tem como objetivo diminuir a variação de tensão de uma rede elétrica, eliminar as fugas de energia e proteger os usuários de um possível choque elétrico.
Necessidade de aterramento
As cargas elétricas podem ser negativas ou positivas e sempre procuram um caminho para encontrar cargas contrárias. A circulação dessas cargas elétricas, através de uma conexão à terra, evita que a corrente elétrica circule pelas pessoas, evitando que elas sofram choques elétricos. A existência de um adequado sistema de aterramento também pode minimizar os danos em equipamentos, em casos de curto-circuitos.
Para isto, as tomadas são dotadas de três pinos, dois dos quais são fases ou fase e neutro, e o terceiro, isolado dos primeiros, é o terra. O aspecto físico varia conforme o padrão. No Brasil, existe um novo padrão em fase de implantação, com todos os pinos redondos.
Segurança externa e de entrada
Sala de equipamentos
A Sala de Equipamentos é o local propício para abrigar equipamentos de conexão e instalações de aterramento e de proteção.
A sala de equipamentos deve ser protegida contra:
– fogo , com portas e paredes contra fogo
– interferências eletromagnéticas
– fumaça
– poeira
Proteção da instalação onde os equipamentos estão localizados, contra:
– entrada de pessoas não autorizadas
– catástrofes ambientais como:
- baixadas onde a água possa se acumular para não causar enchentes
- áreas muito abertas que podem causar descargas atmosféricas
- em qualquer lugar, usar para-raios
Controle de acesso físico nas entradas e saídas:
– travas nas portas
– alarmes
– vigilante humano
– vigilância eletrônica
– portas com senha
– cartão de acesso
– registros de entrada e saída de pessoas e objetos
Funcionários que trabalham na instituição devem ser identificados com crachás com foto
Visitantes devem usar crachás diferenciados por setor visitado
No-break
O no-break é o melhor sistema de proteção e o mais completo de todos. Ele também é conhecido como UPS (Uninterruptible Power Supply), em português, fonte de alimentação ininterrupta.
Sua diferença crucial em relação ao estabilizador é que além de estabilizar a tensão, na falta de energia, ele continua alimentando o seu micro por um determinado tempo para que você possa utilizar mais um pouqinho o PC, salvar tudo e desligá-lo em segurança.
Isso se deve ao fato do no-break possuir uma bateria, que é carregada enquanto a rede elétrica está funcionando normalmente.
Essa bateria possui uma autonomia, que é o tempo em que ela sustenta o computador ligado. Esse tempo varia em no-breaks normais, de 10 a 15 minutos de energia. Por isso não é recomendado ficar usando o computador como se nada tivesse acontecido.
Para que a autonomia seja maior, é recomendável que se ligue somente o computador e o monitor ao no-break, evitando a conexão de outros periféricos que contribuem para o esgotamento mais rápido da bateria.
Também existem no mercado, no-breaks com suporte a baterias extras. Assim você pode comprar uma bateria adicional e aumentar a autonomia para poder utilizar o seu computador por um tempo razoável.
Atualmente existem dois tipos de no-break: os On-Line e os Off-Line.
Offline
Este tipo de No-break é o mais barato, porém apresenta um retardo em seu acionamento. Quando a luz acaba, este tipo demora um tempo (coisa de milissegundos) para detectar a falta de energia e então acionar a bateria.
Este atraso é imperceptível, porém pode danificar os componentes mais sensíveis ou ocorrer travamentos. O mais comum é o Line Interactive que também estabiliza a tensão, o que não é requisito padrão de um no-break offline.
Online
É o tipo de no-break que custa mais, mas por isso também tem suas vantagens. Ele proporciona uma maior segurança ao usuário por não oferecer nenhum tipo de retardo. O produto oferece algumas vantagens em relação ao modelo offline.
Neste tipo de no-break a bateria fica constantemente em funcionamento, isto é, a energia vem da tomada e passa pela bateria que alimenta o computador.
Quer dizer que em nenhuma ocasião
...