Segurança Do Trabalho
Trabalho Universitário: Segurança Do Trabalho. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: sinara2013 • 9/10/2013 • 446 Palavras (2 Páginas) • 359 Visualizações
NR17- Ergonomia: Agentes ergonômicos são todos os elementos envolvidos na execução do trabalho: Fatores Ambientais: temperatura, ruído, umidade, lay-out, topografia etc. Fatores operacionais: posição de trabalho, ritmo de trabalho, turno de trabalho, velocidade da máquina, atos repetitivos etc. Quando há a inadequação, o desajuste ou a impropriedade destes agentes, eles irão gerar “condições” inseguras de natureza ergonômica, as quais causarão acidentes e doenças ocupacionais.
O controle dos riscos de natureza ergonômica é efetivado através da perfeita adequação (aplicação) dos fatores ambientais operacionais do homem. A programação adequada de trabalho ao homem é o ponto de partida para a prevenção de acidentes de trabalho e de doenças ocupacionais, e para atingir os objetivos imediatos que são o conforto, a segurança e o bem-estar do trabalhador. Portanto, o conforto, a segurança e o bem-estar não são um “fim”, mas um “meio”: um meio oferecido para que o trabalhador produza com boa qualidade. O objetivo da Ergonomia é o homem; ele é o “centro” das atenções. O trabalhador precisa de todos os benefícios e facilidades para exercer a sua função de produzir.
NR23- Proteção Contra Incêndios: A proteção contra incêndios é uma das Normas Regulamentadoras que disciplina sobre as regras complementares de segurança e saúde no trabalho previstas no art. 200 da CLT.
O referido artigo, especificamente no inciso IV, dispõe sobre a proteção contra incêndio em geral e as medidas preventivas adequadas, com exigências ao especial revestimento de portas e paredes, construção de paredes contra fogo, diques e outros anteparos, assim como garantia geral de fácil circulação, corredores de acesso e saídas amplas e protegidas, com suficiente sinalização.
Todos os locais de trabalho deverão possuir:
a) proteção contra incêndio;
b) saídas suficientes para a rápida retirada do pessoal em serviço, em caso de incêndio;
c) equipamento suficiente para combater o fogo em seu início;
d) pessoas adestradas no uso correto desses equipamentos.
Tabela Prática de Classes de Fogo X Extintores:
A higiene ocupacional, também conhecida como higiene do trabalho ou higiene industrial, pode ser definida como:
“A ciência e a arte devotadas à antecipação, ao reconhecimento, à avaliação e ao controle dos fatores ambientais e agentes” tensores “originados no ou do trabalho , os quais podem causar enfermidades, prejuízos à saúde e bem-estar, ou significante desconforto e ineficiência entre os trabalhadores ou entre os cidadãos da comunidade”.(American Conference of Governamental Industrial Hygienists – ACGIH)
Seus principais objetivos: Proporcionar ambientes de trabalho salubres, proteger e promover a saúde dos trabalhadores, proteger o meio ambiente e contribuir para um desenvolvimento sócio-econômico e sustentável.
...