Segurança Do Trabalho
Tese: Segurança Do Trabalho. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: alvesarah • 16/5/2014 • Tese • 495 Palavras (2 Páginas) • 226 Visualizações
DESENVOLVIMENTO
Para se evitar o acidente a referida tarefa deveria ser executada, por uma pessoa treinada e habilitada a manipula produto ou misturas explosivas, o encarregado deveria esta acompanhado o serviço para que dessa forma possa verificar se os trabalhadores estão cumprindo com as exigências de segurança ao executar a tarefa, tais como equipamentos de segurança pessoais, forma de transporta e manipula tais produtos, verifica se o executor da tarefa esta em situação hábil, a ação educativa devera ser permanente, o treinamento da corporação da organização dos outros empregados são os princípios do Gerenciamento de Riscos. Formar e treinar uma equipe de emergência para permitir que a empresa possa enfrentar situações de emergência ou iminência de acidentes.
Segundo a NR 23, há orientação sobre implantação e manutenção de proteção contra incêndios, determinando como saídas suficientes para rápida evacuação do pessoal do serviço, em caso de incêndio, equipamento suficiente e pessoas capacitadas para utilizar esses equipamentos e assim combater o fogo.
Quando o encarregado ordena ao funcionário para desenvolver determinado serviço, sendo que o mesmo não esteja adequadamente preparado e instruído para determinada função o riso de acidente pode aumentar consideravelmente.
Não houve comunicação clara, não foi passado corretamente todas as informações e treinamentos adequados para nova função do seu funcionário.
A falta de comunicação clara pode ocasionar acidentes de trabalho, muitos deles deixando grandes sequelas tanto físicas quanto emocional, o funcionário podem vim a desenvolver conflitos com seu psicológico, pois passa a viver dependendo de outras pessoas para fazer coisa simples do seu dia-a-dia.
O desvio de função em descompasso com o treinamento do obreiro para outra atividade a que foi contratado. E, omitindo-se em adotar medidas protetivas e fiscalizadoras, o Empregador expôs o servidor a risco, contribuindo decisivamente para o infortúnio que lhe acarretou graves consequências, responde civilmente pela ocorrência e seus desdobramentos. Negligência, a falta de diligência (cuidado) necessária na observância de norma de conduta, isto é, não prever o que poderia ser previsível, porém sem intenção de agir ilicitamente e sem conhecimento do caráter ilícito da própria ação.
A atividade em questão visa analisar, na visão de um tecnólogo em segurança do trabalho, o acidente que ocorreu em 03 de Março de 1982 onde uma empresa terceirizada que prestava serviços para empresa de energia elétrica no estado da Bahia falhou ao incumbir um funcionário sem preparo, sem instrução ou qualquer uso de EPI para realizar uma função que não o cabia, sem orientação e com material altamente perigoso levando o funcionário a se tornar vítima da falta de bom senso da contratada. Pode-se observar que a contratada não dispôs a fazer uso de um profissional qualificado em segurança do trabalho para orientá-los, tanto a empresa quanto os funcionários. Ela não cumpriu com as normas de segurança do trabalho de Nº3.214 de 08 de Junho de 1978 da CLT que tratam das normas regulamentadoras relativas a segurança e medicina do trabalho.
...