Segurança Em Eletricidade
Seminário: Segurança Em Eletricidade. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: lrizzo • 28/10/2014 • Seminário • 490 Palavras (2 Páginas) • 209 Visualizações
Atividade 2 - Nesta unidade iremos refletir sobre as Choques Elétricos. As consequências de acidentes com eletricidade vão desde perda dos sentidos até a morte.
Dessa forma, responda às questões abaixo:
1) Com suas palavras caracterize e descreva 4 efeitos que um choque elétrico pode provocar no ser humano, descrevendo cada efeito.
Resposta: A corrente elétrica dentro do corpo humano provoca a tetanização que é paralisia muscular. A tetanização tem como consequência a parada respiratória.
Ocorrem queimaduras quando a passagem da corrente elétrica é acompanhada do efeito joule. São mais graves nas extremidades do corpo.
Ocorre também a fibrilação ventricular, isto é quando os músculos dos ventrículos vibram desordenadamente.
2) Liste em ordem cronológica os procedimentos que devem ser adotados no caso de primeiros socorros a uma pessoa que sofreu um choque elétrico.
Resposta:
Não tocar na pessoa acidentada em contato com instalação elétrica energizada;
Se o choque ocorrer dentro de casa, desligar imediatamente o disjuntor ou chave geral;
Caso o acidente ocorra na rede elétrica externa, contate imediatamente a empresa distribuidora de energia;
Não sendo possível desligar a energia, afaste a pessoa da instalação com material isolante e seco, como um cabo de vassoura, um jornal dobrado, cano plástico ou corda. Suba em algum material isolante, como tapete de borracha ou pilha de jornais secos;
Chame o pronto-socorro ou leve a vítima para o hospital, com o cuidado de não agravar eventuais lesões;
Caso seja necessário e se souber, aplique técnicas de reanimação como respiração boca a boca e massagem cardíaca.
3) Descreva resumidamente a fibrilação ventricular.
Resposta: Podemos destacar que uma arritmia cardíaca é a fibrilação ventricular. A fibrilação ventricular ocorre quando impulsos cardíacos circulam por todas as direções pela massa muscular ventricular, estimulando primeiramente uma região, depois outra e, volta sobre si mesmo para reexcitar o mesmo músculo ventricular por várias vezes, sem parar.
4) Descreva resumidamente os riscos de instalação e ambiente de uso.
Resposta: É sábio que há risco tanto para o profissional quanto para o paciente quando do uso de desfibriladores, para tanto alguns cuidados e observações podem ser destacados:
- Nos ambientes energizados ou ambientes considerados com atmosfera inflamáveis, deve ser observado que o desfibrilador pode gerar arcos voltaicos, o que pode gerar ignição provocando combustão ou explosão ambiental;
- Não é recomendável também o uso do desfibrilador, quando há presença de alta concentração de oxigênio, a exemplo de aplicar o equipamento em pacientes que estão com suporte de oxigenoterapia, pois essa grande concentração de oxigênio pode dar suporte e facilitar ainda mais uma eventual combustão, nesse caso os equipamentos de oxigenoterapia devem ser
...