Segurança Industrial
Trabalho Universitário: Segurança Industrial. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: pitagoras • 10/5/2013 • 261 Palavras (2 Páginas) • 388 Visualizações
A segurança industrial é uma área multidisciplinar que trata de minimizar os riscos no seio da indústria. Parte do princípio de que todas as actividades industriais constituem perigos inerentes que requerem uma correcta gestão.
Os principais riscos na indústria estão associados aos acidentes, os quais podem ter um importante impacto ambiental e prejudicar regiões inteiras para além da própria empresa onde ocorrem os sinistros.
A segurança industrial interessa-se, portanto, pela protecção dos trabalhadores (com a roupa de trabalho adequada, por exemplo) e pelo respectivo acompanhamento médico, pela implementação de inspecções/vistorias técnicas e pela formação vinculada ao controlo de riscos.
Convém destacar que a segurança industrial é sempre relativa/subjectiva, tendo em conta que é impossível garantir que nunca irão decorrer quaisquer acidentes. Seja como for, a sua principal missão consiste em trabalhar no sentido de prevenir os sinistros.
Outro aspecto igualmente importante da segurança industrial é o recurso a estatísticas, as quais permitem ter uma noção mais clara dos sectores tendencialmente mais afectados em termos de acidentes, com o intuito de tomar precauções particulares nesse sentido. De qualquer forma, como aqui já referimos, a segurança absoluta nunca pode ser assegurada.
A inovação tecnológica, a substituição/troca de maquinarias, a capacitação dos trabalhadores e os controlos habituais são algumas das actividades relacionadas com a segurança industrial.
Não nos podemos obviamente esquecer que, muitas das vezes, as empresas optam por não investir como deveriam em matéria de segurança para poupar nos custos, o que põe em risco a vida dos trabalhadores. Da mesma forma, compete ao Estado controlar a segurança embora isso nem sempre aconteça por mera negligência ou corrupção.
...