Setor De Siderurgia
Monografias: Setor De Siderurgia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: fernandaSCART • 16/11/2013 • 234 Palavras (1 Páginas) • 503 Visualizações
Esta atividade o aluno deverá fazer individualmente. Apresente sua conclusão expressando seu entendimento sobre o setor siderúrgico fazendo comparações entre os períodos indicados no texto.
A siderurgia brasileira tem como marco histórico a instalação de uma pequena produtora de ferro por Afonso Sardinha, em 1557, em São Paulo.
Já no século 20, a história do setor remonta a 1921, em Minas Gerais, com a criação da Companhia Siderúrgica Belgo-Mineira, contando com a participação tanto do consórcio belgo-luxemburguês Arbed quanto de empresários locais que, em 1917, haviam fundado a Companhia Siderúrgica Mineira. A usina de Monlevade (onde, após sucessivas expansões, ainda se encontra a unidade da Belgo-Mineira) foi inaugurada em 1939, sendo à época a maior siderúrgica integrada a carvão vegetal do mundo. Em 1943, a usina atingiu a capacidade de 100 mil toneladas/ano; a maior parcela da produção correspondia a arame farpado e a cerca de 30 mil toneladas de trilhos.
Contudo, pode-se dizer o setor siderúrgico é um mercado ocioso com picos positivo e negativos o que se comprova se observamos a década de 70 onde a taxa média de crescimento da produção do aço bruto foi 5% ao ano, um valor quase considerado nulo com relação a 1980 que o índice atingiu 75%. Por fim no século atual o setor vem se redesenvolvendo devido o constante crescimento da economia dentista, que é o que gera cada vez mais expectativas de rentabilidade aos acionistas do setor.
...