TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Signos - IHC

Dissertações: Signos - IHC. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2015  •  928 Palavras (4 Páginas)  •  933 Visualizações

Página 1 de 4

A proposta desse artigo é resumir os principais conceitos da Semiótica que podem ser aplicados no desenvolvimento de uma interface e propor uma aplicação prática utilizando esta ciência.

Atualmente a IHC possui problemas com os modelos de desenvolvimento de interface, principalmente porque os modelos de interação que geralmente são utilizados possuem um nível de abstração baixo. Grande parte deles é limitada a somente especificar a interface propriamente dita (janelas, telas, botões e outros componentes de interface).

A grande maioria dos modelos mais utilizados em IHC e que

apóiam os designers na criação de interfaces e da interação possuem

alguns problemas vinculados aos tipos de elementos que cada

modelo contempla. Além disto, é necessário que ele tenha apoio

também ao construir um modelo a partir de outros modelos

utilizados no projeto — por exemplo, precisa-se apoiá-lo na

especificação da interface propriamente dita a partir dos modelos

desenvolvidos em um nível mais alto de abstração.

Antes de adentrarmos no conceito de signo, é importante

conceituarmos a semiótica. Podemos defini-la como “a ciência que

trata do estudo dos signos, ou seja, os fenômenos de significação e

representação, e seu uso na cognição e comunicação” (GUDWIN,

2006, p. 9).

Para Peirce (1960), cognições, ideias e homens são, todos,

entidades semióticas. É o que chamamos de Pansemiótica do

Universo. “o mundo inteiro está permeado de signos, se é que ele

não se componha exclusivamente de signos” (Peirce, 1960). O autor

considera que todo fenômeno de que tomamos consciência é um

signo, ou seja, é absorvido por nós através de signos. Pelo seu caráter

mediador, a Semiótica pode ser utilizada no estudo de qualquer

fenômeno relacionado à transmissão e percepção de informação: as

artes, a linguagem e não seria diferente no desenvolvimento da

Interface Humano Computador. Sendo assim, é importante pensar no

desenvolvimento de qualquer produto de design sob a visão da

semiótica, pois quando ela é aplicada ao projeto, introduz opções

para resolver as questões decorrentes da preocupação da

comunicação.

A partir da relação triádica de Pierce(1960), a mediação é que determina a

lógica ternária pela qual ocorre a compreensão do objeto por meio do

seu signo. A compreensão se concretiza com base em três tipos de

categorias de experiências: a primeiridade, a secundidade e a

terceiridade.

A primeiridade é a experiência não reflexiva, que está muito

próxima da singularidade da coisa.

Na secundidade, observa-se o objeto como um outro, quando

se percebe a sensação, a qualidade do objeto tal como se forma em

nossa mente (é a experiência do outro). Isso ocorre em uma relação

binária em que o presente é definido pela experiência do passado.

Nossas experiências anteriores são conectadas à experiência do

momento presente. Tal reflexão se dá ainda em um nível de grande

aproximação com o objeto.

Mas é finalmente na terceiridade que se formará a

significação (o sentido). Com o processo de abstração, surge um

terceiro elemento que mediará a relação entre o sujeito e

Criando IHC a partir da Semiótica

A partir da semiótica de Peirce (1960) podemos definir o

signo como qualquer coisa que possua um significado para alguém.

Esta noção de signo deve constituir o framework da aplicação e deve

ser utilizada no processo de desenvolvimento da interface.

Os signos devem ser a base do designer, sendo utilizado nas

representações iniciais até a finalização da interface. Tal

representação não deve se limitar entre o designer e o usuário da

aplicação, mas também entre os colaboradores da equipe de design.

Consideremos o exemplo de uma interface de uma página web de

uma loja virtual onde o usuário deverá informar seu nome e o correio

eletrônico para receber uma mensagem de um produto que está

indisponível na loja. O signo deste projeto pode ser detectado na fase

de análise através de entrevistas com os usuários e estará presente

em todas as fases de representação do design até ser finalmente

incluído

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com