Sistema Internacional
Seminário: Sistema Internacional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: georgio • 4/9/2013 • Seminário • 361 Palavras (2 Páginas) • 624 Visualizações
A unidade-padrão usada pelo Sistema Internacional (SI) para representar o volume é o metro cúbico (m3).
Em nosso cotidiano e nos laboratórios, a unidade mais usada para se medir o volume é o litro (L).
Massa
A quantidade de matéria que existe num corpo é definida como massa. Ela é determinada pela comparação da massa desconhecida com outra massa conhecida: o padrão. A unidade padrão de massa dada pelo Sistema Internacional é o quilograma (Kg). Para medir a massa de um objeto, usa-se um aparelho chamado balança.
Temperatura
É a relação da capacidade que um corpo tem de transmitir ou receber calor, está relacionada também com o estado de agitação das partículas que formam o corpo.
O termômetro é o aparelho usado para determinar os valores de temperatura. A graduação do termômetro permite visualizar a variação de temperatura, essa graduação é denominada escala termométrica do aparelho.
A escala de graduação mais usada é a escala Celsius. Para elaborar esta escala foi preciso dois pontos de referência: a ebulição da água e seu congelamento ao nível do mar, que corresponde a 100°C e 0° C, respectivamente. A escala Kelvin é recomendada pelo Sistema Internacional e conhecida como escala absoluta, mas não é muito usada em trabalhos científicos.
Pressão
A pressão é uma grandeza física, não vetorial, que relaciona a força exercida sobre uma dada superfície e a área dessa superfície, de acordo com a fórmula:
P = F
S
Onde: P = pressão
F = força
S = área
Podemos perceber pela equação, que para uma dada força, quanto menor a área, maior a pressão.
Densidade
É a razão que relaciona a massa de um material e o volume por ele ocupado. A expressão seguinte permite calcular a densidade de um determinado material:
d = massa
volume
A densidade para sólidos e líquidos é expressa em gramas por centímetro cúbico (g/cm3), para gases é expressa em gramas por litro (g/L).
Você já observou que em regiões polares é comum ver grandes blocos de gelo (icebergs), flutuando na água do mar? É devido à densidade do gelo (0,92 g/cm3) que é menor que a densidade da água do mar (1,03 g/cm3).
Por Líria Alves
Graduada em Química
...