Sistema Operacional
Artigo: Sistema Operacional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: whender • 11/11/2013 • 2.001 Palavras (9 Páginas) • 268 Visualizações
Sistemas Operacional
Sistema operacional ou ainda software de sistema é um programa ou um conjunto de programas cuja função é gerenciar e controla toda a maquina e os recursos do sistema,fornecendo uma interface entre o computador e o usuário.responsavel por algumas funções básicas:
• Gerenciamento de processos;
• Gerenciamento de memória;
• Sistema de arquivos;
• Entrada e saída de dados;
Gerenciamento de processos
Gerência de processos e uma ordem exercutada pelo O sistema operacional que lida com uma infinidade de processos e, por isso, é necessário ter meios que permitam controlá-los. Para isso, os processos contam com um conjunto de características cuja função é gerenciar os recursos do sistema (definir qual programa deve receber mais atenção e qual vai ficar para segundo plano, gerenciar memória, criar um sistema de arquivos, etc.), fornecendo uma interface entre o computador e o usuário.
Os processos podem comunicar-se, é conhecido como IPC (Inter-Process Communication). Os mecanismos geralmente utilizados são:
• sinais;
• pipes;
• named pipes;
• memória compartilhada;
• soquetes (sockets);
• trocas de mensagens.
O sistema operacional, normalmente, deve possibilitar o multiprocessamento (SMP ou NUMA). Neste caso, processos diferentes e threads podem ser executados em diferentes processadores. Essa tarefa deve ser reentrante e interrompível, o que significa que pode ser interrompido no meio da execução de uma tarefa.
Gerência de Memória
O sistema operacional é destinada a função de coordenar e gerenciar a utilização da memórias de forma eficiente. Este serviço é implementado pelo sistema operacional através do gerenciador de memória
.
O gerenciador de memória controla quais partes da memória estão sendo utilizadas e quais não estão. Além disso, ele é responsável por alocar espaço em memória aos processos que serão executados e liberar as posições de memória ocupadas quando os processos são finalizados.
Quando o sistema operacional gerencia a memória do computador, duas grandes tarefas precisam ser cumpridas.
• Cada processo deve ter memória suficiente para ser executado. Ele não pode utilizar a memória de outro processo e outro processo também não pode utilizar a sua memória.
• Os diferentes tipos de memória no sistema devem ser bem utilizados para que cada processo seja executado de forma eficaz.
Sistema de Arquivo
Um sistema de arquivos é um conjunto de estruturas lógicas e de rotinas, que permitem ao sistema operacional controlar o acesso ao disco rígido. Diferentes sistemas operacionais usam diferentes sistemas de arquivos. Conforme cresce a capacidade dos discos e aumenta o volume de arquivos e acessos, vai ficado mais e mais complicada, exigindo o uso de sistemas de arquivos cada vez mais complexos e robustos. Existem diversos sistemas de arquivos diferentes, que vão desde sistemas simples como o FAT16, que utilizamos em cartões de memória, até sistemas como o NTFS, EXT3 e ReiserFS, que incorporam recursos muito mais avançados.
No mundo Windows, temos apenas três sistemas de arquivos: FAT16, FAT32 e NTFS. O FAT16 é o mais antigo, usado desde os tempos do MS-DOS, enquanto o NTFS é o mais complexo e atual. Apesar disso, temos uma variedade muito grande de sistemas de arquivos diferentes no Linux (e outros sistemas Unix), que incluem o EXT2, EXT3, ReiserFS, XFS, JFS e muitos outros.
Entrada e Saida de Dados
Uma das funções do sistema operacional é controlar todos os dispositivos de E/S (entrada/saída). Como existe uma infinidade muito grande de dispositivos, é tarefa do sistema operacional enviar sinais, informando as ações que o usuário espera que o dispositivo realize; tratar as interrupções e erros gerados pelos dispositivos.
Este dispositivos comunicam-se diretamente com a CPU e transferem informações binárias para dentro ou fora da memória sob o comando da CPU. Dispositivos de entrada e saída ligados ao computador on-line são ditos periféricos.
Historia
1965 - O "Project MAC" desenvolve o sistema operacional Multics.
1970 - O Unix é desenvolvido nos Bell Labs por Dennis Ritchie e Kenneth Thomson.
1980 - A IBM seleciona PC-DOS da Microsoft como o sistema operacional para o IBM-PC.
1984 - O Apple introduz o Macintosh como o System 1.0 que seria chamada MacOS eventualmente.
1985 - A Microsoft desenvolve o Windows 1.0 que dá características como MacOS para DOS (Mas o Windows não é um sistema operacional com o MacOS ainda, só é uma interface para DOS.) O Linus Torvalds, um estudante finlandês, desenvolve o Linux, uma versão da Unix para processadores da Intel.
1990 - A Microsoft introduz o Windows 3.0 que intensifica o debate legal entre a Microsoft e a Apple, em relação à semelhança do Windows com o MacOS.
1994 - A Microsoft introduz o Windows NT desenvolvido para redes.
1995 - Microsoft introduz o Windows 95
1998 - Microsoft introduz o Windows 98
2000 - Microsoft introduz o Windows 2000 combinando as características do Windows 98 e o Windows NT.
2001 – Windows XP.
2004 – núcleo Linux 2.6.c
2006 – Windows Vista
2009 – Windows 7
Os s.o.s atuais são o Windows 8 e Linux.
Tipos de sistemas operacionais
Existem 4 tipos básicos de sistemas operacionais. Eles são divididos em grupos relacionados com o tipo de computador que controlam e o tipo de aplicativos que suportam.
• sistema operacional de tempo real (RTOS - Real-time opera Ting system). É utilizado para controlar máquinas, geralmente recomendado para uso científicos e sistemas industriais.
...