Sistema Operacional
Ensaios: Sistema Operacional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Karinenevess • 19/2/2014 • 755 Palavras (4 Páginas) • 198 Visualizações
CONTEÚDO: Gerência do Processador
Distribui a capacidade de processamento de forma justa 1 entre as aplicações, evitando que uma aplicação monopolize esse recurso e respeitando as prioridades dos usuários. O sistema operacional provê a ilusão de que existe um processador independente para cada tarefa.
3.1 Conceitos básicos
O gerenciamento trata o processador como um recurso compartilhado entre usuários externos ao processador e processos internos a ele. O resultado deste tratamento é o que chamamos de gerenciamento do processador e consiste em dois tipos de escalonamentos.
São divididos em 2 partes básicas: hardware e software
HARDWARE: É a parte mecânica e física da máquina, com seus componentes eletrônicos e peças.
SOFTWARE: São conjuntos de procedimentos básicos que fazem que o computador seja útil executando alguma função. A essas “ordens” preestabelecidas chamamos também de programas.
3.2 Escalonamento
tem como principais objetivos:
• maximizar a utilização do processador
• maximizar o número de processos completados por unidade de tempo
• garantir que todos o processos recebam o processador
• minimizar o tempo de resposta para o usuário
Tipos de escalonamento:
• não-preemptivo: processo que está executando não pode ser interrompido. Presente nos primeiros sistemas multiprogramáveis, onde predominava o processamento em batch. As políticas que implementam escalonamento não-preemptivo não são aplicáveis à sistemas de tempo compartilhado, pois em processos interativos é necessário um tempo de resposta ao usuário razoável.
• preemptivo: o processador pode ser retirado do processo que está executando. Permite atenção imediata aos processos mais prioritários (tempo real), melhores tempos de resposta (tempo compartilhado), compartilhamento uniforme do processador.
3.3 Algoritmos de escalonamento
Fisrt-Came, Fisrt-Served (FCFS): O processo que chega à fila de ready em primeiro lugar é também o primeiro processo a ser executado, Simples e fácil de implementar e Não preemptivo
Shortest-Job-First (SJF): O escalonador selecciona o processo na fila de ready que tiver menor tempo de execução
Escalonamento por Prioridades: Cada processo tem uma prioridade associada, A UCP é alocada ao processo com maior prioridade, Processos de igual prioridade podem ser escalonados através de FCFS, Pode ser preemptivo ou não preemptivo.
Round-Robin (RR): Especialmente adaptado para Sistemas Partilhados Multi-utilizador.
Algoritmo:
Cada processo obtém uma pequena unidade de tempo da UCP, time quantum ou time slice, vulgarmente 10 -100ms.
No fim de cada time quantum (q) o processo é comutado e adicionado à cauda da fila ready.
Caso o processo termine a sua execução ou passe para o estado de waiting durante time quantum atribuído, o escalonador selecciona o processo seguinte para execução .
O escalonador necessita de um timer de modo a que seja periodicamente interrompido após
...