Sistema Operacional IOS
Ensaios: Sistema Operacional IOS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 25/11/2013 • 1.766 Palavras (8 Páginas) • 1.060 Visualizações
iOS
1 - Chamada de sistema/API
Conceitualmente sabemos que as chamadas de sistema
fornecem uma interface com os
serviços disponibilizados por um sistema operacional. Vamos
nos limitar aqui a
descrever apenas uma das várias chamadas de sistema do iOS,
que é para criação de
processos. [1]
É relevante citar que a API especifica um conjunto de funções
que estão disponíveis
para o programador de aplicações, inclusive os parâmetros que
são passados para cada
função e os valores de retorno que o programador pode
esperar. Uma das APIs mais
comuns para programadores de aplicações é a API POSIX, na
qual o iOS tem em suas
versões [1].
Bom, vamos começar com a chamada fork(2).
Nome.
fork – cria um novo processo.
Sinopse.
#include <unistd.h>
pid_t
fork(void);
Descrição da chamada.
fork( ) provoca a criação de um novo processo. O novo
processo (processo filho) é uma
cópia exata do processo de chamada (processo pai), exceto
para o seguinte:
• O processo filho tem um ID único.
• O processo filho tem um ID diferente do processo pai
(isto é, o processo de identificação do processo pai).
• O processo filho tem sua cópia de descritores do pai.
Estes descritores referenciam os mesmos objetos subjacentes,
de modo que, por exemplo, ponteiros de arquivos em objetos
de arquivo são compartilhados entre o processo filho e o
processo pai, para que outra chamada de sistema que tem o
nome de lseek(2) em um descritor do processo filho pode afetar
uma leitura posterior do pai.
Valores de retorno.
Após a conclusão, o fork( ) retorna um valor de 0 para o filho
processar e retorna o ID
do processo filho para o processo pai. Caso contrário, um valor
de -1 é retornado para o
processo pai.
Erros.
Fork( ) irá falhar e nenhum processo filho será criado se:
1 - O limite do sistema impõe sobre o número total de processos
em execução, se o
mesmo for excedido. Esse limita é a configuração-dependente.
2 - O limite do sistema-imposto MAXUPRC (<sys/param.h>)
sobre o número total de
processos em execução por um único usuário, estaria
ultrapassado.
3 - Existe espaço de troca insuficiente para o novo processo.
Ressalvas.
Há limites para que o usuário possa fazer no processo filho.
Para ser totalmente seguro,
o usuário deve restringir-se apenas à execução assíncrona de
sinal a segurança das
operações até que uma das funções exec é chamado. Todas as
APIs, incluindo símbolos
de dados globais, em qualquer quadro ou biblioteca deve ser
considerada insegura
depois de um fork( ) a menos que explicitamente documentado
para ser seguro ou sinalasync
segura. Se o usuário precisar usar essas estruturas no processo
filho, o mesmo
deve fazer o uso das funções exec.
2 - Estrutura do sistema.
O kernel no iOS é baseado em uma variante do kernel Mach
mesma base que é encontrada em Mac OS X. No topo deste
kernel estão as camadas de serviços que são utilizados para
implementar os aplicativos.
O nível do sistema engloba o kernel, drives, e interfaces UNIX
de baixo nível do sistema operacional. O kernel em si é baseado
em Mach e é responsável por todos os aspectos do sistema
operacional. Ele gerencia o sistema de memória virtual, threads,
sistema de arquivos, rede e comunicação entre processos.
Os drives nesta camadatambém fornecem a interface entre
o hardware disponível e frameworks do sistema. Para fins de
segurança, o acesso ao kernel e drives é restrito a um conjunto
limitadode frameworks do sistema e aplicativos.
• Cocoa Touch; - Alto nível
Esta cama é composta por frameworks chave que fornecem
uma infra estrutura necessária para realizar aplicações no
sistema operacional.
• Media;
Encontra-se o que diz respeito as tecnologias gráficas, de
áudio e de vídeo voltadas para criação da melhor experiência
multimídea disponíveis.
• Core Services;
Fornece os serviços fundamentais do sistema que todas as
aplicações usam como o core-foudation que oferece interfaces
de gestão de dados básicas para aplicações, ou como o
core location que permite determinar a localização de um
dispositivo.
• Core OS; - Baixo Nível
Camada que permite o telefone fazer aquilo para o qual foi
desenhado, sendo a ponte entre todas as outras camadas e o
hardware. Implementa ainda toda a segurança do sistema bem
como as interfaces para abstração na forma como trabalhar
com as camadas de rede e transporte.
3 - Histórico - quando, por que, evolução
O sistema operacional foi apresentado com o iPhone
na "Macworld Conference & Expo" em 9 de janeiro de 2007, e
lançado no mês de junho.
Em 17 de outubro de 2007, a Apple anunciou que a SDK nativa
estava em desenvolvimento e que eles esperassem para colocá-
la nas "mãos dos desenvolvedores". Em 6 de março de 2008,
a Apple lançou o primeiro beta, juntamente com um novo nome
para o sistema operacional: o "iPhone OS". A rápida venda de
dispositivos móveis da Apple acendeu interesse no SDK. A Apple
também vendeu mais de um milhão deiPhones durante uma
temporada de feriados de 2007. Em 27 de janeiro de 2010, a
Apple anunciou o iPad, com uma tela bem maior do que o iPhone
e iPod touch, e projetado para navegar na web, o consumo de
mídia, e da leitura de iBooks.
4- Criação de processos
Fork() -> exec()
spawn()
5- Comunicação interprocessos
Sinais - Semáforos permitem aos processos consultar ou alterar
as informações de status. Eles são freqüentemente usados para
monitorar e controlar a disponibilidade de recursos do sistema,
tais como segmentos de memória compartilhada.
Memória Compartilhada - É um modo usado para passar dados
entre processos. Um dos processos aloca um segmento de
memória, e indica quais outros processos podem acessá-lo.
Fila de Mensagens - Dois ou mais processos compartilham
dados através do acesso à uma fila comum de mensagens
do sistema. Cada mensagem recebe uma identificação, para
que outros processos consigam identificar o conteúdo a ser
acessado.
6- Threads
O iOS é construído sobre o kernel do Linux versão 2.6, o qual
fornece serviço de segurança, gerenciamento de memória e
processos (threads), além de disponibilizar uma pilha
de protocolos de rede. O kernel é a primeira camada de
abstração entre o hardware do
dispositivo e o restante da pilha de softwares que compõem iOS.
7- Escalonamento
Normal: Prioridade das Aplicações Normais do Usuário.
Sistema: Prioridade das Aplicações do Sistema.
Kernel: Reservada para Threads em Espaço de Kernel.
Tempo Real: Threads nas quais a Prioridade Está Baseada na
Necessidade de Reservar
uma Fração Pré-Definidas de Ciclos de Clock.
Sincronização
No posix, a sincronização é feita através de sinais.
Um sinal é uma mensagem enviada para um ou mais processos,
a qual carrega como informação um identificador. No sistema
operacional, alguns eventos irão gerar diferentes tipos de sinais
que os identificarão, como por exemplo:
- um acesso inválido à uma região de memória
- operação matemática inválida
- operações de i/o mal sucedidas
- requisição do usuário para interromper um programa (^c ou ^z)
Gerenciamento de Memória
O gerenciamento de memória de um determinado aplicativo no iOS, é o processo de
alocação de memória durante a execução do seu programa, utilizando-o e em seguida
liberando quando terminado. Um código bem escrito/compilado usa o mínimo de
memória possível. Na linguagem Objective C, o programa pode também ser visto como
uma forma de distribuir a propriedade de recursos de memória limitados entre pedaços
de dados e de códigos.
Embora o gerenciamento de memória é normalmente considerado ao nível de um objeto
individual, seu objetivo é realmente para gerenciar gráficos de determinados objetos.
Todavia, o usuário tem que ter certeza de que o mesmo não tem mais objetos na
memória do que realmente precisa (necessita).
Figura 2: Gerenciamento de Memória. Fonte: developer.apple.com/library/ios/
Continuando o assunto, é relevante citar que o Objective-C fornece três métodos de
gerenciamento de memória de aplicativo.
1 - Ao decorrer do texto, iremos descrever o método conhecido como “Manual Reter-
Release” ou MRR, onde o usuário pode explicitamente gerenciar a memória, mantendo
o controle de objetos que o mesmo possui. Isto é implementado utilizando um modelo,
conhecido como a contagem de referência, que a base de classe NSObject fornece em
conjunto com o ambiente de execução.
2 - Em um contador automático de referência (Automatic Reference Countign, ou
ARC), o sistema usa o mesmo sistema de contador de referência que o MRR, mas insere
as chamadas de métodos gerenciamento de memórias apropriadas para o usuário em
tempo de compilação.
3 – No coletor de lixos, o sistema automaticamente acompanha que objetos pertencem
as quais outros objetos. Isso, então, automaticamente livra (ou coleta o lixo) os objetos
que não estão referenciados. Ele usa um mecanismo diferente daquele empregado no
MRR ou ARC e é apenas suportado no ambiente de execução do Mac OS X, não no Ios.
Se um usuário pensa em escrever um código para o Ios, o mesmo deve usar o
gerenciamento de memória explícita, além disso, estas técnicas de gerenciamento
de memória devem ser consideradas ao se escrever bibliotecas de rotinas, plug-ins,
ou código compartilhado tanto em processos coletores de lixo como processos não
coletores de lixo.
• Boas práticas para prevenção de problemas de memórias relacionadas.
Existem dois tipos principais de problemas ou que resultam num gerenciamento
incorreto de memória, são esses:
1 – Liberação ou substituição de dados que ainda estão em uso.
Isso faz com que a decomposição de memória, normalmente, resulte em falha do
aplicativo, ou ainda pior, que os dados do usuário sejam corrompidos.
2 – A não liberação dos dados que estão em desuso faz com que ocorram vazamentos de
memória.
Um vazamento é onde a memória alocada não é liberada, mesmo que ela não torne a
ser utilizada novamente. Vazamentos que fazem com que o aplicativo use quantidades
cada vez maiores de memória, que pode resultar num péssimo desempenho do sistema
operacional.
Pensando em gerenciamento de memória a partir da perspectiva de contagem de
referência, que, no entanto, é frequentemente contraditório, porque o usuário tende
a considerar o gerenciamento de memória em termos de detalhes de implementação,
em vez de em termos de seus objetivos reais. Logo, o usuário deve pensar em
gerenciamento de memória a partir da perspectiva da propriedade de objeto e gráficos
de objetos.
O Cocoa utiliza uma convenção de nomeação direta para indicar quando o usuário
possui um objeto retornado por um método.
Embora a política de base seja simples, existem algumas medidas práticas que o
usuário pode tomar para tornar mais fácil a gestão/controle da memória, para ajudar a
garantir que o programa permaneça confiável e robusto ao mesmo tempo em que são
minimizados os requisitos de seus recursos.
• Uso de ferramentas de análise para depurar problemas de memória.
Para identificar problemas com o seu código em tempo de compilação, o usuário pode
usar o “Clang Static Analyzer” que está embutido no Xcode.
Se os problemas de gerenciamento de memória que no entanto, surgem, existem
outras ferramentas e técnicas que o usuário pode usar para identificar e diagnosticar os
problemas.
1. Muitas das ferramentas e técnicas são descritas em Nota Técnica TN2239, iOS
Debugging Magic e em particular, o uso de NSZombie para ajudar a encontrar o objeto.
2. O usuário pode usar instrumentos para acompanhar os eventos de contagem de
referência e procurar vazamentos de memória.
Referências
http://faculty.cs.tamu.edu/bettati/Courses/313/2013B/Slides/
POSIXIPC.pdf
http://www.lsd.ic.unicamp.br/mo806/index.php/IOS
https://developer.apple.com/library
http://developer.apple.com/library/ios/#documentation/System/
Conceptual/ManPages_iPhoneOS/index.html#//apple_ref/doc/
uid/TP40007259
http://www.cs.cf.ac.uk/Dave/C/node25.html
http://www.cs.cf.ac.uk/Dave/C/node27.html
http://www.cs.cf.ac.uk/Dave/C/node26.html
http://saloon.inf.ufrgs.br/twiki-data/Disciplinas/INF01008/
TF10DiogoSilvaLucianoSiqueira/TFinal.pdf
Gerenciamento de memória :
https://developer.apple.com/library/mac/#documentation/General/
Conceptual/Dev
Pedia-CocoaCore/MemoryManagement.html
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