Sistema Operacional MS-DOS
Exames: Sistema Operacional MS-DOS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 96010100 • 16/5/2014 • 748 Palavras (3 Páginas) • 382 Visualizações
MS-DOS
Dentro da História da computação é considerado por alguns como sendo o produto que decidiu o destino da então minúscula Microsoft, o MS-DOS foi sucedido por duas linhas de produtos: o OS/2 e o Windows 3.11. O desenvolvimento destes sistemas operacionais (e do Windows NT) pode ser considerado como decisivo na evolução da informática nas décadas 80 e 90.
Foi originalmente desenvolvido por Tim Paterson da Seattle Computer Products sob o nome de QDOS (Quick and Dirty Operating System, (que em português significa Sistema operacional rápido e de baixa qualidade), sendo uma variação do CP/M-80 da Digital Research.
O QDOS era apenas um produto interno criado para testar uma nova placa com UCP 8086. Também não rodava nas CPUs 8080 (ou compatíveis) exigidas pelo CP/M-80. A Microsoft licenciou-o da SCP, fez algumas modificações e licenciou-o posteriormente à IBM (vendido como PC-DOS) para seu novo 'PC' usando a CPU 8088 (que internamente era idêntica à 8086), e a vários outros fabricantes de hardware, vendido então como MS-DOS.
Características do MS-DOS.
Interface de linha de comando
O MS-DOS utiliza uma interface de linha de comando, levando o usuário a inserir comandos em um prompt. O conjunto de comandos do MS-DOS é limitado. Ele consiste principalmente de comandos de navegação e de manipulação. A maioria das operações complexas é gerenciada pelos próprios programas. Como os usuários têm de inserir comandos em sequência, eles podem criar arquivos do tipo "batch" (também chamados "arquivos de lote"), que são arquivos de texto listando uma série de comandos que o sistema operacional deve executar em ordem. Um exemplo comum é o AUTOEXEC.BAT, um arquivo batch que o sistema operacional executa na sua primeira inicialização e contém comandos para configurar o ambiente de computação.
Tarefas individuais
Como a Microsoft projetou o MS-DOS para rodar em PCs primitivos sem muitos recursos de RAM, ele não apresenta habilidade multitarefas. Quando o usuário executa um programa, ele consome recursos do sistema até ser fechado, e então um outro programa poderá ter acesso à memória. Certos tipos de programas chamados TSR, de "Terminate and Stay Resident" (finalize e permaneça residente, em tradução livre), podem acomodar-se na memória do computador, mas esses programas são vulneráveis a sobreposição de memória e frequentemente travam. As primeiras versões do Windows é que deram verdadeira habilidade multitarefas aos PCs.
Nomes de arquivos
Uma característica distintiva do MS-DOS é o seu sistema de nomeação de arquivos "8+3". Os nomes dos arquivos são limitados a oito caracteres, com um sufixo de três letras que indica o tipo de arquivo. Por exemplo, TXT e DOC indicam arquivos de texto, enquanto COM e EXE representam executáveis e SYS é a extensão reservada para arquivos do sistema. Desde sua criação, o Windows acabou com o limite de oito letras, embora as extensões dos arquivos ainda indiquem ao sistema operacional como lidar com cada tipo de arquivo e muitas das extensões originais antigas da época do MS-DOS ainda existam.
Letras dos drives
Uma outra característica
...