Sistema Operacional Microsoft DOS
Artigo: Sistema Operacional Microsoft DOS. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 20/2/2014 • Artigo • 616 Palavras (3 Páginas) • 623 Visualizações
Sistema Operacional Microsoft DOS
Ao acionar o seu computador pela primeira vez, você verá algumas informações aparecerem.
Quando as informações pararem de rolar, surgirá o seguinte aviso. C:\>_
Este é o aviso de comando. O Sublinhado intermitente próximo ao aviso de comando denomina-se cursor. Este indica onde o comando digitado aparecerá. Isto acontecia quando ainda não existia o Windows. Você ligava seu PC, e entrava direto no DOS. DOS quer dizer (Disk Operating System ou Sistema Operacional em Disco). Dentro do Windows você pode acessar o modo DOS pelo Prompt de Comando. Um atalho para chamar o DOS, encontra-se na janela Acessórios do Windows, mas você também pode acessar o DOS digitando CMD na janela executar do Windows. A janela DOS é exibida com uma Barra de rolagem à direita, mas você pode trazer num disquete, um atalho que é o Prompt do MS-DOS que vêm no Windows 95, 98 ou Me, e colocar no Windows XP, assim o Prompt do MS-DOS ficará bem mais amistoso e semelhante ao DOS original. Se você tem o Windows XP ou Vista, instalado na sua máquina, e quer acessar o Prompt de Comando do MS-DOS sem entrar no Windows, basta ligar seu PC e ficar teclando várias vezes F8 (alguns modelos de computadores é F5), será exibido uma tela preta com várias opções: (Modo de Segurança ou Modo Seguro, Última Configuração Válida etc.) mas você vai entrar em Modo Seguro com Prompt de Comando.
Observação: As versões do Windows 3.0, 3.11 que antecederam ao Windows 95. Não são exatamente considerados Sistemas Operacionais, pois estes são executados em forma de aplicativos digitando Win no Prompt de Comando. Assim, quando nos referirmos ao DOS original, estaremos nos referindo também a estas versões do Windows que surgiram antes do Windows 95.
# - Este sinal representará o espaço em branco durante os exemplos de comandos do DOS nesta apostila.
Na linguagem DOS, as Pastas que conhecemos no Windows, são chamados de Diretório.
Quando você quiser saber sobre todos os parâmetros que se deve usar junto com o comando, basta colocar o comando e acrescentar /? Exemplo: DIR /? RD /? TREE /? FORMAT /? etc.
Tipos de Comandos
Ao ser ligado o computador, o Sistema Operacional é lido do disco para a memória RAM e começa a ser executado. A partir daí, quando o Sistema Operacional estiver pronto, ele aguarda até que o usuário defina um comando. Ao escrever o nome do comando, o Sistema Operacional irá procurar o respectivo comando. Ele tem duas opções sobre onde encontrá-los. Um comando pode estar interna ou externamente armazenado.
Comandos Internos. São comandos que ficam gravados e embutidos no interpretador de comandos. Dentro do Interpretador de comando “Command.com” do DOS Original e no DOS do Windows 95/98/Me que fica localizado na Raiz C:\, tem cerca de 40 comandos (e são chamados de comandos internos, pois ficam gravados dentro de um só arquivo que é o Interpretador de comando). O nome do interpretador de comando no Windows XP e Vista, é o Cmd.exe que fica localizado neste caminho: C:\Windows\System32.
Observação: Todos os comandos internos podem ser executados pelo Disco de Boot ou de inicialização que pode ser criado pelo ícone “Adicionar e Remover Programas” do “Painel de Controle” do Windows 95/98/Me.
Comandos Externos. Eles não ficam gravados no Interpretador de comando. O Sistema Operacional tem que lê-los em discos antes de poder executá-los. No DOS original, os comandos externos ficam neste caminho: C:\DOS. Já no DOS do Windows 95/98/Me, os comandos externos ficam neste caminho: C:\Windows\Command. No DOS do Windows XP/Vista, os comandos externos ficam neste caminho: C:\Windows\System32.
...