Sistema de Gestão de Estoque
Por: pliniotrevisani • 4/7/2016 • Trabalho acadêmico • 788 Palavras (4 Páginas) • 288 Visualizações
Universidade Cidade de São Paulo
Nome: Plinio Gentilli Trevisani Pizzol - RGM 1538631-7
Sistemas de Gestão de Estoques
Trabalho /monografia /artigo
Desenvolvido para a disciplina de Planejamento
e Controle de Produção, como parte da
avaliação referente ao curso Engenharia de
Produção
Professor(a): Prof. Tutor Claudio Sheidt Guimaraes
São Paulo - SP
2015
Estoques
Tem como sua principal função, evitar a falta de materiais, insumos, suprimentos que possam atrapalhar a produção e as vendas, conforme o planejamento da corporação, empresa, tendo a função de fiscalizar e monitorar os excessos, evitando altos custos dentro de um ciclo produtivo. Conforme Chiavenato ( 2005, p.67), “[...] Estoque e a composição de materiais, materiais de processamento, materiais semi acabados, que não e utilizada em determinado momento na empresa, mais que precisa existir em função de futuras necessidades.” Com isso podemos afirmar que tanto para o processo produtivo ou para a prestação de serviços, sempre existirá um estoque, quer seja ele grande, médio, pequeno ou só por garantia.
Temos que frisar que os estoques muitas vez tem uma grande importância dentro das empresas, pois em muitos casos agregam valores significativos dos itens mantidos armazenados.
Curva ABC
Tem sua criação atribuída a Vilfredo Paretto um renascentista Italiano, que em 1897 executou estudos sobre a distribuição de renda. Através desse estudo, percebeu que a distribuição de riqueza não se dava de maneira uniforme, havendo maior parte da riqueza, na mão de pequena parcela da população.
A curva ABC tem sido muito utilizada para a administração de estoque, para a definição de politicas de vendas, para o planejamento da distribuição, para a programação da produção. A aplicação da curva ABC se dá na separação dos itens de estoque em três grupos de acordo com o valor e demanda de cada um dentro do ciclo da empresa. Sendo assim podemos classificar da seguinte forma:
Classe A: Itens de alto valor, estima-se que 20% do estoque represente 80% do valor estocado.
Classe B: Itens de valor intermediário, estima-se que 30% do estoque represente 15% do valor estocado.
Classe C: Itens de valor mais baixo, estima-se que 50% do estoque represente 5% do valor estocado.
Vale lembrarmos que todos os itens independes de sua classificação não deixam de ser importantes dentro do processo de produção etc...
Analise
Como já vimos e estudamos, a gestão de estoque, dentro do Planejamento e Controle de Estoque (PCP) e uma ferramenta essencial para a sobrevivência de um empresa, ainda mais com esse cenário desfavorável atualmente, a busca para a maior integração e comunicação dentre os setores acaba sendo primordial para a manutenção das boas estratégias que as empresas vão traçando, ignorar isso e praticamente suicidar dentro desse cenário globalizado.
...