Sistema de Informação na Empresa
Relatório de pesquisa: Sistema de Informação na Empresa. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: filippeguedes • 15/5/2014 • Relatório de pesquisa • 1.166 Palavras (5 Páginas) • 433 Visualizações
Sistema de Informação na Empresa
A Flextronics orquestra sua cadeia de suprimentos
Talvez você nunca tenha ouvido falar da Flextronics, mas provavelmente usa alguma coisa fabricada por ela. É uma fabricante que trabalha sob contrato e produz peças internas de produtos como telefones celulares, PCs e equipamentos de Internet para empresas de nomes conhecidos, como Cisco Systems, Dell Computers e a Ericsson dos telefones celulares. No setor acelerado e hipercompetitivo da tecnologia, as margens de lucro dos fabricantes de produtos eletrônicos como a Flextronics são muito exíguas, não passando de 3 a 5 por cento. Mesmo assim, durante os últimos sete anos, a Flextronics conseguiu subir como um foguete, passando de uma empresa minúscula para uma de operação global bilionária. Como ela fez isso?
A resposta está no hábil gerenciamento da cadeia de suprimentos. A Flextronics cólera e analisa continuamente informações de sua cadeia de suprimentos para padronizar e coordenar o trabalho de suas fábricas ao redor do mundo. A empresa montou uma rede de produção a baixo custo na China, Cingapura, México e outras regiões ao redor do mundo. As instalações da Flextronics são construídas de maneira que se pareçam com campi universitários providos de água, esgoto, linhas para computadores e instalações para fornecedores, de modo que eles possam ficar próximos às suas fábricas.
Os complexos são padronizados, para que tenham a mesma aparência e funcionem do mesmo modo, indepen¬dentemente de sua localização. Assim, a Flextronics pode oferecer instalações de produção baratas, que não ficam muito distantes de seus clientes europeus e norte-americanos.
A empresa usa o mesmo software de planejamento de recursos na mesma configuração em todas as suas fábricas, podendo assim padronizar e coordenar com mais precisão o trabalho nelas desenvolvido. Os mesmos processos de negócios destinados ao trabalho de manufatura são assim reproduzidos globalmente. Os funcionários que consultarem o sistema global de informações da Flextronics podem acossar dados de todas as suas fábricas. Um comprador de peças no México pode ver os preços que o comprador de Cingapura está conseguindo para um componente específico e usar essa informação para obter um desconto de seus fornecedores. Quando alguém usa o sistema para fazer um pedido, aparece uma janela que mostra onde ele poderia conseguir um preço melhor para aquele mesmo irem ou se o componente poderia ser adquirido de outra fábrica da Flextronics com excesso de estoque para o item cm questão. Os dois mil engenheiros de projeto da empresa podem trabalhar cm conjunto nas especificações de p roje to, mesmo estando em muitos locais diferentes, utilizando o OneSpace, um sofrware de colaboração com base na Web.
Armada com softwares tão poderosos e processos de negócio tão bem elaborados, a Flextronics agora está assu¬mindo a responsabilidade por parcelas ainda maiores das cadeias de suprimentos de seus clientes. Cerca de 85 a 90 por cento da receita da empresa vêm de seu tradicional trabalho de manufatura terceirizada, pelo qual a empresa fabrica urn componente do produto e o envia ao cliente para ser montado no produto acabado. A nova estratégia da Flextronics será convencer clientes como a Císco Systems, por exemplo, a confiar a ela a fabricação cie produtos acabados. A Cisco se concentra no projeto e marketíng do produto, e a Flextronics faz o resto. Essa nova capacidade de fabricação ponta-a-ponta pode ser estendida a outros clientes. A Ericsson, fabricante sueca de telefones celulares, recentemente firmou um contrato com a Flextronics passando para ela todo o processo de fabricação. A empresa se disporia a assumir até mesmo o trabalho de projeto de seus clientes. Está em andamento um sistema de projeto de produto corn base na Web que extrairá informações sobre componentes individuais de um banco de dados de produtos e as transmitirá aos projetistas para que eles possam verificar a qualidade, disponibilidade e histórico do fornecedor de cada componente potencial. A Flextronics, então, poderá utilizar essas informações para comprar materiais em quantidade, cobrar menos pela fabrica¬ção e conquistar mais clientes.
Fontes Cristopher Kochj, “Yank your chain”, Darwin Magazine, out.2001; “John Markoff” Ignore the label: it’s Flextronics insede, New York Times.
DESAFIOS PARA A ADMINISTRAÇÃO
As empresas precisam de diferentes tipos de sistemas de informação para apoiar a tomada de decisões e as atividades de trabalho nos vários níveis e funções organizacionais. Muitas podem necessitar daqueles que integrem informações e processos de negócios oriundos de diversas áreas funcionais. A Flextronics, por exemplo, precisava de sistemas de informação que permitissem con¬trolar
...