Sistema de Produção da soja
Por: Matheus Antonio • 30/8/2017 • Trabalho acadêmico • 7.322 Palavras (30 Páginas) • 222 Visualizações
[pic 1][pic 2]
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
FACULDADE DE ENGENHARIA AGRÍCOLA
Sistema de Produção: Cultivo Experimental de Soja
Monografia relativa ao cultivo experimental de soja proposto pela disciplina FA 473, Sistema de Produção, sob a responsabilidade do Prof°. Dr°. Lucas Rios do Amaral.
Fábio Henrique Siqueira Ribeiro RA:167084
João Milton Butarelli Filho RA:170538
Matheus Antonio RA: 174412
Wilson Cleber da Silva Bononi RA: 178747
CAMPINAS
NOVEMBRO DE 2016
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 2
2. REVISÃO LITERÁRIA
2.1 Origem 3
2.2 Importância 4
2.3 Demandas edafoclimáticas 5
2.4 Sistema de cultivo e características gerais 6
2.5 Principais problemas sobre a cultura 9
3. RELATÓRIO DE CONDUÇÃO DO CANTEIRO
3.1 Estádio Fenológico 11
3.2 Intervenções realizadas 21
3.3 Discussões 29
4. CONCLUSÕES 30
5. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 31
- Introdução
A soja é a principal oleaginosa produzida e consumida no mundo. Dela é possível se obter o farelo que é rico em proteínas e que é destinado ao consumo animal. Também obtém-se o óleo que é de consumo humano.
Ela é um dos principais commodities do mundo o que faz com que ela tenha um papel principal na economia brasileira, uma vez que sua exportação é realizada em dólar fazendo com que os lucros sejam maiores para nós.
Em pouco mais de 40 anos o Brasil já se tornou o segundo maior produtor e exportador de soja, perdendo apenas para os Estados Unidos. Estima-se que em 2025 o Brasil se torne o maior exportador ultrapassando o Estados Unidos.
A produção de soja no país vem crescendo a cada ano, com o estado Mato Grosso liderando, seguido de Paraná e Rio Grande do Sul como maiores produtores.
Da soja processada ,79% é convertida em farelo e 20% em óleo, sendo o farelo utilizado na alimentação humana e animal e o óleo para o consumo doméstico, produção de biodiesel e etc.
A soja é de grande importância econômica devido a sua exportação, e é um dos alicerces da produção animal , pois é o principal componente das rações de aves, suínos e bovinos.
Visando simular o que acontece na sua produção, realizamos esse trabalho para analisar e estudar soja. Fizemos um canteiro de 15m² onde a plantamos e fomos observando suas etapas fenológicas. Nesse projeto realizado em aula, pudemos aprender mais sobre a cultura, como ela se desenvolve, de suas necessidades quanto ao solo, das condições mais favoráveis para alto índice de desenvolvimento além das possíveis doenças que podem atacá -la.
2. Revisão Literária
2.1 Origem
Segundo historiadores a primeira vez que se ouviu falar em soja como alimento foi na China há 5 mil anos atrás. Perto do ano 2000 a.C a soja já era a base para a produção de tofu e também era usada como uma espécie de moeda de troca.
Essa soja datada de 5 mil anos atrás não chega perto da que conhecemos hoje em dia. Nesta época ela era encontrada nas beiras dos rios e sendo rasteiras. Só durante o séc XI a.C que a soja que conhecemos começou a tomar forma através de cruzamentos feitos por pesquisadores chineses.
Acredita-se que a soja chegou ao Ocidente por volta do séc XVI por conta das grandes navegações. Porém sua adoção como alimento aqui no Ocidente demorou para acontecer, foi por volta do séc XVIII quando os europeus começaram a estudá-la como matéria prima para confecção de óleo e nutriente animal. Já no começo do séc XX os americanos começam com o seu cultivo comercial, enquanto que no final do mesmo suas qualidades chamam a atenção do mercado industrial.
Em 1921 quando a American Soybean Association foi criada, a soja se consolidou como uma cadeia produtiva mundial.
...