Sistema de Tratamento de Água e Esgoto
Por: Robertarodri • 16/5/2017 • Trabalho acadêmico • 2.526 Palavras (11 Páginas) • 290 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA
CAMPUS SOROCABA
SISTEMAS DE TRATAMENTO DE ÁGUA E ESGOTO
CRESCIMENTO URBANO E AS ULTILIZAÇÕES DOS RECURSOS NATURAIS
SOROCABA
2016
UNIVERSIDADE PAULISTA
CAMPUS SOROCABA
SISTEMAS DE TRATAMENTO DE ÁGUA E ESGOTO
CRESCIMENTO URBANO E AS ULTILIZAÇÕES DOS RECURSOS NATURAIS
MARIANA LEITE FERES DA CRUZ RA.: B59065-3
ROBERTA RODRIGUES CORDEIRO RA: B59472-1
AMANDA KARLA SOARES KURNICH RA: B7584E-6
FRANCIELLY PEREIRA DE OLIVEIRA RA: B729DA-0
REINALDO SOUZA DE ARAUJO RA: B873EA-0
Relatório de laboratório apresentado como requisito parcial para aprovação na disciplina Sistemas de abastecimento de água e esgoto, do curso de Engenharia Civil, Universidade Paulista de Sorocaba.
Professor MS. Sergio Corrêa
SOROCABA
2016
Resumo
Até poucas décadas atrás o Brasil era um pais de economia agrária e a população majoritariamente rural. Hoje a cada 10 brasileiros que vivem em cidades a concentração de pessoas em centros urbanos traz uma série de implicações, sejam elas de ordem social, econômica ou ambiental. A urbanização se torna o resultado da transferência de pessoas do meio rural para o meio urbano. Assim a urbanização esta associada a concentração de muitas pessoas em um espaço restrito, sendo que acabamos utilizando dos recursos naturais para a sobrevivência e bem estar que são extraídos de forma direta e indireta e são transformada para a utilização na vida do ser humano.
Sumário
Resumo 3
INTRODUÇÃO 5
RECURSOS NATURAIS 6
DEFINIÇÃO 6
CLASSIFICAÇÃO 6
RECURSOS NATURAIS RENOVÁVEIS E NÃO RENOVÁVEIS 7
RECURSOS NATURAIS RENOVÁVEIS 7
RECURSOS NATURAIS NÃO RENOVÁVEIS 8
ESGOTAMENTO E CONSERVAÇÃO DOS RECURSOS NATURAIS 8
RECURSOS NATURAIS NO BRASIL 9
EXEMPLOS DE RECURSOS NATURAIS 10
SERES VIVOS 10
AR 10
SOLO 11
ÁGUA 11
CRESCIMENTO URBANO 12
CONSEQUÊNCIAS 12
POLUIÇÃO 13
EXCESSO DE LIXO 13
MORADIAS 13
TRÂNSITO 14
ALAGAMENTOS 14
CONCLUSÃO 15
REFERÊNCIAS BIBIOGRÁFICAS 16
INTRODUÇÃO
Recurso natural é algo encontrado na natureza e que pode ser útil para o homem, como luz, ar água, plantas, animais, solo, pedra, minerais e combustível fosseis.
Alguns recursos naturais são indispensáveis para a sobrevivência das pessoas e outros tornam sua vida melhor. Existem recursos renováveis como as florestas, luz solar, ventos e a água e recursos não renováveis como os minérios, petróleo, gás natural.
A urbanização é quando o crescimento da cidade é maior que a do campo, e crescimento urbano é quando a cidade e o campo crescem em igual proporção e de forma natural, ou também pode ser devido á entrada de imigrantes nas cidades. Ela pode trazer muitas consequências negativas, como Poluição, excesso de lixo, Moradias, Trânsito e Alagamentos.
RECURSOS NATURAIS
DEFINIÇÃO
Recursos naturais são os elementos extraídos da natureza de forma direta ou indireta, que por sua vez são utilizados pelo homem no processo de desenvolvimento da civilização, sobrevivência e conforto da sociedade em geral. Dessa forma, são explorados para servir de matéria ou energia aos seres humanos, por exemplo, minérios, petróleo, vegetais, animais, água, solo, ar, luz solar, etc.
Os recursos naturais mais importantes do nosso planeta são a água e o ar, porque, enquanto é possível viver sem petróleo, carvão ou energia elétrica, é impossível viver sem ar e sem água. Se esses recursos são prejudicados, a qualidade de vida desce significativamente.
O solo terrestre também pode ser considerado um recurso natural, pois nele é possível encontrar outros recursos minerais, além de cultivar alimentos através da agricultura.
Os próprios seres vivos também são recursos providenciados pela natureza. Nem todos os recursos que a natureza oferece ao ser humano podem ser aproveitados em seu estado natural. Quase sempre o ser humano precisa trabalhar para transformar os recursos naturais em bens capazes de satisfazer alguma necessidade humana. Os recursos hídricos, por exemplo, têm de ser armazenados e canalizados, quer para consumo humano direto, para irrigação, ou para geração de energia hidrelétrica.
CLASSIFICAÇÃO
Os recursos naturais são classificados em quatro grupos, a saber:
- Recursos Hídricos: são recursos renováveis provenientes da água superficial e subterrânea (rios, lagos e oceanos) do planeta, utilizada sobretudo na alimentação humana.
- Recursos Energéticos: sã os recursos que fornecem energia, por exemplo, os energia nuclear e os combustíveis fósseis como o carvão, o petróleo e o gás natural, utilizados na produção de materiais, construção, transporte, eletricidade, dentre outros. Esse tipo de recurso natural pode ser renovável (energia solar, eólica, hidroelétrica, geotérmica, biomassa, etc.) ou não renovável (energia nuclear e combustíveis fósseis).
- Recursos Minerais: recursos não-renováveis de ordem geológica, composto pelo minerais (ouro, grafite, diamante, ferro, cobre, manganês, níquel, titânio, etc.) e as rochas (areia, argila, calcário, mármore, etc.), sendo muito utilizados para adornos, construções, etc.
- Recursos Biológicos: são os recursos vegetais e animais presentes no globo terrestre, por exemplo, as florestas. São considerados recursos renováveis na natureza, sendo utilizado na alimentação, vestuário, medicina, construção, dentre outros.
RECURSOS NATURAIS RENOVÁVEIS E NÃO RENOVÁVEIS
Segundo a quantidade e o tipo de recurso natural existente no planeta, eles são classificados em dois grupos:
RECURSOS NATURAIS RENOVÁVEIS
Como o próprio nome indica, são recursos que podem ser renovados, ou serem recuperados, com ou sem interferência humana, não se esgotam, como as florestas, luz solar, ventos e a água.
Dessa maneira, os recursos renováveis (biológicos, hídricos e algumas energias alternativas: solar, eólica, geométrica, etc.) não são poluentes e levam pouco tempo para se formarem novamente pela natureza e por isso, apresentam alta capacidade de renovação.
...