Sistema três fios – Linha de transmissão
Tese: Sistema três fios – Linha de transmissão. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: srockd • 24/9/2013 • Tese • 873 Palavras (4 Páginas) • 624 Visualizações
Definição:
O fenômeno Crosstalk se refere ao acoplamento não intencional entre fios ou trilhas de placas de circuito impresso que estão próximos. Para que ele ocorra, é necessário que os sistema tenha pelo menos três condutores.
A importância desse fenômeno está relacionada com o desempenho da interferência entre sistemas. O Crosstalk pode atuar como fonte de emissão eletromagnética para um receptor que está dentro do próprio sistema. Isso nos leva a uma importante questão: o produto não pode causar interferência nele mesmo. Além disso, o Crosstalk deixa um equipamento mais suscetível a emissões oriundas de outros equipamentos.
Sistema três fios – Linha de transmissão:
Adicionar uma linha em um sistema de dois condutores, ou seja, criar um sistema de 3 fios (Linha de Transmissão de Multicondutores), faz com que haja a possibilidade de interferência por Crosstalk.
A figura abaixo ilustra uma linha de transmissão de três fios:
Figura 1 - Linha de transmissão
Uma fonte Vs de resistência interna Rs está ligada a uma carga RL atráves dos fios gerador e de referência. Outros dois terminais RNE e RFE também estão ligados ao fio receptor e seu fio de referência. Essa linha de transmissão é dividida em dois circuitos: gerador e receptor. O circuito gerador consiste na linha geradora e linha de referência e o circuito receptor consiste na linha receptora e linha de referência. A tensão e a corrente associadas ao circuito gerador geram campos eletromagnéticos que vão interagir com o circuito receptor. Essa interação vai induzir corrente e tensão no circuito receptor, e com isso vão surgir as tensões VNE e VFE.
O objetivo da análise de Crosstalk é de determinar as tensões VNE e VFE dado as dimensões da linha e suas características (Vs, Rs, RNE e RFE). É possível fazer essa análise no domínio do tempo ou no domínio da frequência. Para isso, é necessário calcular os parâmetros associados às linhas
Parâmetros:
Consideramos as linhas de transmissão como a figura abaixo:
Figura 2: Seções transversais do fio cujas referências são: a) outro fio b) um plano infinito c) blindagem cilíndrica
Para calcular os parâmetros, partimos do pressuposto de que os fios estão separados por uma distância suficiente, de modo que a distribuição de carga e de corrente através da periferia dos fios seja uniforme.
Além disso, vamos partir de dois subproblemas básicos: fluxo magnético através de uma superfície, gerado por uma corrente passando num fio e a tensão gerada entre dois pontos devido a uma corrente passando num fio.
Figura 3 - Ilustração dos subproblemas
O fluxo é dado por:
e a tensão dada por:
Primeiro consideramos o caso da linha de transmissão da figura 2a. A matriz de indutância externa relaciona o fluxo magnético que penetra os circuitos gerador e receptor com suas respectivas correntes, e é representada por:
ou
Expandindo o sistema, temos que:
Resolvendo as equações obtemos que, auto-indutância do circuito gerador é dada por:
A auto-indutância do circuito receptor é dada por:
E a indutância mútua é dada por:
Examinamos agora a matriz de capacitância. Ela relaciona a carga nos fios gerador e receptor com as tensões de cada condutor com relação ao fio de referência.
...