TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistemas Criticos

Trabalho Escolar: Sistemas Criticos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/8/2014  •  883 Palavras (4 Páginas)  •  1.584 Visualizações

Página 1 de 4

SISTEMAS CRÍTICOS

As falhas de softwares são relativamente comuns. Na maioria dos casos, essas falhas causam inconveniências, mas não danos sérios no longo prazo. No entanto, em alguns sistemas, as falhas podem resultar em perdas econômicas significativas, danos físicos ou ameaça à vida humana. Esses sistemas são chamados sistemas críticos. São sistemas técnicos ou sóciotécnicos dos quais as pessoas ou negócios dependem. Se estes sistemas falharem ao desempenhar seus serviços conforme esperado, podem causar sérios problemas e prejuízos significativos.

Há três principais tipos de sistemas críticos:

1. Sistemas Críticos de Segurança. Sistema cuja falha pode resultar em prejuízo, perda de vida ou danos sérios ao ambiente. Um exemplo de um sistema crítico de segurança é um sistema de controle de uma fabrica de produtos químicos.

2. Sistemas Críticos de Missão. Sistema cuja falha pode resultar em problema em alguma atividade dirigida a metas. Um exemplo de sistema crítico de missão é um sistema de navegação de uma nave espacial.

3. Sistemas Críticos de Negócios. Um sistema cuja falha pode resultar em custos muito altos para o negocio que usa esse sistema. Um exemplo de um sistema crítico de negócios é o sistema de contabilidade de clientes em um banco.

A propriedade emergente mais importante em um sistema crítico é a confiança. O termo confiança foi proposto por Laprie (Laprie, 1995) para abranger os atributos de sistemas relacionados a disponibilidade, confiança, segurança e proteção. Essas propriedades estão fortemente ligadas e, portanto, faz sentido adotar um termo para abranger todas elas.

Há varias razões para que a confiança seja a propriedade emergente mais importante em sistemas críticos:

1. Sistemas não confiáveis, inseguros ou desprotegidos, são frequentemente rejeitados por seus usuários. Se os usuários não confiam no sistema, eles se recusarão a usa-lo. Além disso, eles também podem se recusar a comprar ou a usar produtos da mesma empresa, acreditando que estes produtos também não são confiáveis.

2. Os custos de falha de sistema podem ser muito altos. Para algumas aplicações, tais como um sistema de controle de reator ou um sistema de navegação de aeronaves, o custo de falha de sistema é de grandeza maior do que o custo do sistema de controle.

3. Sistemas não confiáveis podem causar perda de informações. Os dados são muito onerosos para serem coletados e mantidos; muitas vezes podem ser mais onerosos que os sistemas de computação que os processa. Uma grande quantidade de esforço e dinheiro pode ser despendida para duplicar dados valiosos e impedir que sejam corrompidos.

O alto custo de falha de sistemas críticos que métodos e técnicas confiáveis devem ser usados para seu desenvolvimento. Consequentemente, os sistemas críticos são, em geral, desenvolvidos usando técnicas consagradas em vez de técnicas mais recentes ainda não submetidas a ampla experiência pratica. Em vez de adotarem técnicas e métodos recentes, os desenvolvedores de sistemas críticos são naturalmente conservadores Eles preferem usar técnicas mais antigas, cujos pontos fortes e fracos são conhecidos, a técnicas recentes aparentemente melhores, mas cujos problemas no longo prazo não são conhecidos.

Técnicas onerosas de engenharia de software, não adequadas a sistemas não críticos, podem algumas vezes ser usadas no desenvolvimento de sistemas críticos. Por exemplo, métodos matemáticos formais para desenvolvimento de softwares foram usados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com