Elaboração de uma análise sociológica sobre o sistema educacional brasileiro, no formato de um texto argumentativo e crítico
Seminário: Elaboração de uma análise sociológica sobre o sistema educacional brasileiro, no formato de um texto argumentativo e crítico. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ingridpato • 17/11/2014 • Seminário • 595 Palavras (3 Páginas) • 583 Visualizações
Atividade Colaborativa
É importante que você saiba que, por meio da Sociologia, é possível aprofundar diferentes debates pedagógicos, uma vez que os fundamentos sociológicos possibilitam a compreensão de questões educacionais à luz de aspectos sociais.
Sendo assim, esta atividade consiste na elaboração de uma análise sobre a relação entre a sociedade e a escola no Brasil, tendo como objetivo fazer você, justamente, refletir sobre o sistema educacional brasileiro a partir da fundamentação em uma teoria sociológica específica.
Quando falamos da sociedade brasileira, a questão da desigualdade social é, ainda, uma perspectiva que constantemente se destaca. E quando falamos do sistema educacional brasileiro? O cenário desigual pode ser observado, por exemplo, quando consideramos escolas públicas e privadas, ou ainda, escolas urbanas e escolas rurais? No desenvolvimento desta reflexão, a obra de Pierre Bourdieu que apresenta a escola e a educação como reprodutora das desigualdades sociais, é um viés analítico importante.
Elaboração de uma análise sociológica sobre o sistema educacional brasileiro, no formato de um texto argumentativo e crítico.
Passo 1: Inicie a pesquisa por meio da leitura e da apreciação dos seguintes materiais:
BUSETTO, Áureo. A Sociologia de Pierre Bourdieu e sua análise sobre a escola: In: CARVALHO, A. B.; SILVA, C. L. da.Sociologia e educação: leituras e interpretações. São Paulo: Avercamp, 2006. P. 113 - 133. (Livro-texto).
ENTREVISTA:Bourdieu – A sociologia como esporte de combate e reprodução social. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=zO4QuCSMO0k>. Acesso em: 29 mar. 2013. Se preferir, clique aqui.
FERNANDES, Elisângela. Desigualdades em campo. Revista Educação. Disponível em: <http://revistaeducacao.uol.com.br/textos/163/artigo234867-1.asp>.Acesso em: 30 mar. 2013. Se preferir, clique aqui.
FERRARI, Márcio. Pierre Bourdieu, o investigador da desigualdade. In: Nova Escola. Grandes Pensadores - Edição especial. Julho/2008. Disponível em: <http://revistaescola.abril.com.br/historia/fundamentos/pierre-bourdieu-428147.shtml?page=>. Acesso em: 30 mar. 2013. Se preferir, clique aqui.
Fruet, Henrique. A aula do futuro. Revista Isto é. N° Edição: 1613, 23.Ago.00. Disponível em:<http://www.istoe.com.br/reportagens/32911_A+AULA+DO+FUTURO>. Acesso em: 30 mar. 2013. Se preferir, clique aqui.
IPEA - Apesar de avanços, há muita desigualdade na educação. Disponível em: <http://www.ipea.gov.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=6183>.Acesso em: 30 mar. 2013. Se preferir, clique aqui.
Dica: Os materiais indicados podem ser apenas o começo de seus estudos, que podem ser aprofundados com as indicações feitas no Saiba Mais.
Passo 2: Debata, no fórum geral, as seguintes questões:
Você concorda com a visão sociológica de Bourdieu sobre a escola e a educação? Por quê?
Considerando o contexto do sistema escolar no Brasil, quais desigualdades podemos dizer
...