Sistemas Distribuidos
Pesquisas Acadêmicas: Sistemas Distribuidos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: duleandro • 26/9/2014 • 1.025 Palavras (5 Páginas) • 761 Visualizações
Questionário de revisão.
1) Quais os benefícios de um sistema distribuído ?
Dentre os principais benefícios de um sistema distribuído podemos citar:
Eficiência: Pois quanto mais unidades de processamento tivermos, menor será o tempo de execução da tarefa;
Economia: Além da economia de tempo, ainda é possível obter economia financeira, pois com o custo de várias máquinas cada uma rodando determinada aplicação é possível adquirir uma quantidade menos de servidores com grande poder de processamento capaz de atender as mesmas tarefas.
Confiabilidade: Uma das principais vantagens de um sistema distribuído, é a confiabilidade, pois como todo o processo é transparente ao usuário, mesmo que um dos nós venha a falhar, o fato não é sentido pelo usuário, pois a carga é assumida pelos outros nós do sistema.
Crescimento incremental: Isso torna possível adição a adição de poder computacional ao sistema através de upgrade no hardware existente ou adição de nós ao sistema sem que isso reflita no sistema operante.
2) O que torna os sistemas distribuídos complexos e difíceis de implementar ?
Por se tratar de um sistema composto por vários componentes, vários são os fatores que estão suscetíveis a algum tipo de falha, dentre eles podemos citar atrasos de comunicação e falhas de nós.
3) Como o sistema distribuído pode aumentar o desempenho ?
Com todos os nós trabalhando em conjunto tem-se o poder de processamento aumentado possibilitando maior eficiência e possibilidade de suporte a uma quantidade maior de solicitações simultâneas.
4) De que maneira a escalabilidade torna sistemas distribuídos melhores do que os centralizados ?
A escalabilidade permite nos sistemas distribuídos o aumento de recursos (poder de processamento), sem que seja necessário a interrupção ou fornecimento de um determinado serviço, situação esta que não é possível em um sistema centralizado.
5) Porque sistemas distribuídos estão mais propensos a falhas do que máquinas isoladas ?
Justamente por ser um sistema formado por um conjunto de equipamentos, porém neste caso, o resultado de uma falha pode ser compensada por um sistema de redundância. Outro fator que também é responsável por grande parte das falhas, é a conexão de rede existente entre os nós.
6) Qual o efeito colateral de aumentar a confiabilidade e a tolerância a falhas ?
Com isso o sistema se tornaria ainda mais complexo, e em caso de algum tipo de falha, a tarefa de migração de um nó problemático para outro mantendo a consistência da informação, seria mais difícil.
7) Quais os tipos de transparência podem ser analisadas ?
Podemos citar os seguintes tipos: de localização, de acesso, de falha, de replicação, de persistência, de migração, de realocação e de transação.
8) De um exemplo de Transparência de localização
Os servidores do portal UOL que balanceiam carga entre eles, tendo inclusive servidores exclusivos para armazenamento das imagens do site, e que ao usuário é transparente.
9) Quando a transparência a falhas é implementada por replicação, quais questões os projetistas devem considerar ?
O tempo de replicação entre os nós, pois quanto maior a atualização do conteúdo do sistema, menos deve ser o tempo de replicação entre os nós.
10) Porque a Migração de Processos é empregada em sistemas distribuídos ?
Para facilitar o processo de remanejamento de componentes do sistema quando necessário.
11) Explique a diferença entre migração de processos e clonagem de processos.
Migração é quando um processo é movido de um dos nós para ser executado em um outro nó.
Clonagem é quando um processo é apenas copiado e passa a ser processado em dois ou mais nós simultaneamente.
12) Middleware ?
Middleware é uma camada extra de software atuando entre o nível de aplicação e o nível que consiste no sistema operacional. Ele tem o papel de interligar diferentes aplicações em diferentes sistemas operacionais em diferentes computadores. Tem função de ocultar da melhor maneira possível a heterogeneidade das plataformas das aplicações. Por ser um software de conectividade, consiste de um conjunto de serviços disponíveis que permite que múltiplos processos, executando em uma
...