Sistemas Economicos
Exames: Sistemas Economicos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: gabrielasilvadeo • 28/10/2014 • 445 Palavras (2 Páginas) • 278 Visualizações
Sistemas economicos
PIB
Composição: O produto interno bruto (PIB) representa a soma (em valores monetários) de todos os bens e serviços finais produzidos numa determinada região (quer sejam países, estados ou cidades), durante um período determinado (mês, trimestre, ano, etc.).
Conceito: O PIB é um dos indicadores mais utilizados na macroeconomia com o objetivo de mensurar a atividade econômica de uma região. O termo "Interno" descreve a medida como uma que contabiliza o output (saída) produzido por residentes e não residentes na economia quando não se contabiliza a afetação de claims (reivindicações) domésticas e estrangeiras. O termo "Bruto" significa que o valor da depreciação (ou "desgaste") do capital (instalações, equipamentos, etc.) utilizado na produção não foi deduzido do valor do output final.
Na contagem do PIB, consideram-se apenas bens e serviços finais, excluindo da conta todos os bens de consumo de intermediário. Isso é feito com o intuito de evitar o problema da dupla contagem, quando valores gerados na cadeia de produção aparecem contados duas vezes na soma do PIB.
Fórmula para calculo do PIB: A fórmula para o cálculo do PIB de uma região é a seguinte: PIB=C+I+G+X-M. Onde C (consumo privado), I (investimentos totais feitos na região), G (gastos dos governos), X (exportações), M (importações).
O PIB per capita (por pessoa) também conhecido como renda per capita, é obtido ao pagarmos o PIB de uma região dividindo-o pelo número de habitantes desta região.
PIB potencial e PIB real:
Outra distinção que pode ser efetuada é entre o PIB potencial e o PIB real. No caso do PIB potencial, este representa o valor que uma economia conseguiria produzir num determinado período de tempo (geralmente um ano) se todos os recursos disponíveis nessa mesma economia fossem utilizados de forma plena e eficiente. Quanto ao PIB real, este representa o valor do output que efetivamente é produzido. A diferença entre os dois ocorre sempre que existe ineficiência na utilização dos recursos e/ou quando estes não são utilizados na sua totalidade (e quando existe desemprego de fatores produtivos.).
Conclusão:
Em vista disso, pode-se concluir que, PIB (produto interno bruto) é a soma em dinheiro dos valores de todos os bens produzidos em uma determinada região, durante um tempo estipulado.
Do valor do PIB são subtraídos os gastos obtidos na efetuação dos produtos, pois já são constados nos valores finais.
O PIB também pode ser calculado por pessoa, o que é chamado de PIB per capta, onde é feita a divisão do valor do PIB da região pelo número de habitantes.
É um dos indicadores mais utilizados para calcular a atividade econômica de uma região, devido ao seu eficiente resultado.
...