Sistemas de passagem de um estado para o outro
Por: Fernando Alberto Bata • 14/5/2015 • Trabalho acadêmico • 514 Palavras (3 Páginas) • 365 Visualizações
Sistema constituído por LÍQUIDO – LÍQUIDO
Decantação: separam-se líquidos imiscíveis, que apresentam por essa razão densidades diferentes; sistema no qual o líquido mais denso acumula-se na parte inferior do recipiente. Em laboratório, pode-se utilizar o funil de bromo, também conhecido como funil de decantação, ou ainda, funil de separação. Num sistema formado por água e óleo, por exemplo, a água, por ser mais densa, localiza-se na parte inferior do funil e é escoada abrindo-se a torneira de modo controlado. A decantação pode ser feita de uma maneira mais rudimentar, utilizando-se um sifão (sifonação).
(http://www.infoescola.com/quimica/separacao-de-misturas-liquido-liquido-e-gas-solido/)
Mend
Cactação - empregada quando os fragmentos dos componentes são relativamente grandes e bem distintas um do outro. Separam-se com as mãos ou com uma pinça as componentes da mistura. Exemplo: cactação de cereais.
Tamisacao ou peneiração - empregada quando os granulos de um dos componentes são maiores do que os do outro componente. Usa-se uma peneira tal que suas malhas deixem passar os granulos menores e retenham os maiores. Exemplo: separação de areia e cascalho.
Ventilação - empregada quando um dos componentes é tão pouco denso que pode ser arrastado por uma corrente de ar. A mistura é separada, sendo levado pela corrente de ar apenas o componente menos denso. Exemplo: a separação de casca do grão de arroz.
Separação magnética - empregado quando somente um dos corpos é atraído pelo íman. Exemplo: deslocamento da mistura de ferro magnético e enxofre não magnético.
Líquido de densidade intermediária - empregado quando há especial diferença de densidade entre os componentes da mistura. Escolhe-se um líquido que tenha densidade intermediária entre ambos. Quando se lança a mistura no líquido, o componente mais denso submerge e o menos denso flutua. Exemplo: o desdobramento, pela água, da mistura de feijão bom (submerge) e carunchado (flutua).
Flotacao - empregada quando os granulos de um dos componentes da mistura absorve óleos minerais. A mistura é tratada com óleo e a seguir lançada em água. A suspensão formada é agitada fortemente pela injecção de uma corrente de ar comprimido. As partículas que absorveram óleo não se molham pela água e flutuam com a espuma, separando-se dos outros, que submergem. Exemplo: a separação de certos minerais ( que absorvem óleo), principalmente sulfetos, da areia com a qual são encontrados.
Fusão fraccionada - empregada quando há apreciável diferença de temperaturas de fusão entre componentes da mistura. Aquece-se a mistura até que o componente de mais baixa temperatura de fusão passe para o estado líquido. Este é, então, separado por decantacão. Exemplo: a separação do enxofre dos materiais terrosos com as quais é encontrado na natureza.
Dissolução fraccionada - empregado quando somente um dos componentes da mistura é solúvel num determinado solvente. A mistura é colocada no solvente apropriado, que dissolve apenas um dos componentes. Separa-se, a seguir, por filtração, o componente insolúvel. Evapora-se o solvente e se obtém o componente solúvel. Exemplo: o desdobramento da mistura de ferro e enxofre, empregando-se sulfeto de carbono como solvente. J
...