Slump test
Por: JMengcivil • 4/11/2015 • Relatório de pesquisa • 2.084 Palavras (9 Páginas) • 1.509 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO................................................................................................. | 04 |
2 OBJETIVOS..................................................................................................... | 05 |
3 MATERIAIS E MÉTODOS .............................................................................. | 06 |
3.1 Ensaio de abatimento............................................................................. | 06 |
4 RESULTADOS................................................................................................ | 13 |
5 CONCLUSÃO.................................................................................................. | 17 |
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS................................................................... | 18 |
LISTA DE FIGURAS
Figura 1 – Cone de Abrams 7
Figura 2 – Haste de Compactação 7
Figura 3 – Placa de Base 8
Figura 4 – Funil _ 8
Figura 5 – Concreto _ 9
Figura 6 – Posicionamento _ 10
Figura 7 – Enchendo o Molde 10
Figura 8 – Compactação Seção Inferior 10
Figura 9 – Compactação Seção Superior 10
Figura 10 – Retirando o Molde 11
Figura 11 – Abatimento Concluído 12
Figura 12 – 1º Ensaio _ 13
Figura 13 – 2º Ensaio 14
Figura 14 – 3º Ensaio 15
LISTA DE TABELAS
Tabela 1 – Limite de Abatimento 16
1 INTRODUÇÃO
A qualidade final de uma estrutura de concreto armado depende tanto do controle de suas propriedades no estado fresco, como no seu estado endurecido. Muitas vezes, o controle tecnológico se restringe apenas aos ensaios de resistência à compressão simples (concreto endurecido), como se este parâmetro, isoladamente, pudesse garantir a qualidade do concreto. O concreto, e mesmo a sua comercialização, ao ser regido exclusivamente pela resistência característica (fck), pode não apresentar propriedades tais que o levem a um bom desempenho e a uma durabilidade satisfatória. Dessa forma outros aspectos devem ser levados em consideração, quando se deseja obter concretos de qualidade, entre eles o controle das propriedades do concreto fresco.
O controle do concreto no estado fresco é definido pelo Ensaio de Abatimento do Tronco de Cone (Slump Test), esta metodologia avalia a sua consistência e trabalhabilidade. No Brasil este ensaio é regulamentado pela NBR NM 67 (1998).
Este relatório apresentará o procedimento de execução do Slump Test. Foram realizados três ensaios, modificando apenas a quantidade de água do traço adotado.
2 OBJETIVOS
O Slump Test tem como objetivos, avaliar a consistência do concreto, determinar a sua trabalhabilidade, e controlar a quantidade de água incorporada ao concreto fresco.
3 MATERIAIS E MÉTODOS
3.1 Ensaio de abatimento
A simplicidade deste ensaio o consagrou como o principal controle de recebimento do concreto na obra. Embora limitado, expressa a consistência e trabalhabilidade do concreto através de um único parâmetro, abatimento. Para que cumpra este importante papel, deve-se executá-lo corretamente, seguindo atentamente a norma NBR NM 67 (1998).
Aparelhagem
- Cone de Abrams;
Molde para o corpo de prova de ensaio, feito de metal não facilmente atacável pela pasta de cimento, com espessura igual ou superior a 1,5 mm, o molde pode ser confeccionado com ou sem costura, porém seu interior deve ser liso e livre de protuberâncias criadas por rebites, parafusos, soldas e dobraduras. O molde deve ter a forma de um tronco de cone oco, com as seguintes dimensões internas:
- diâmetro da base inferior: 200 mm ± 2 mm;
- diâmetro da base superior: 100 mm ± 2 mm;
- altura: 300 mm ± 2 mm;
As bases superior e inferior devem ser abertas e paralelas entre si, formando ângulos retos com o eixo do cone. O molde deve ser provido em sua parte superior, de duas alças, posicionadas a dois terços de sua altura, e ter aletas em sua parte inferior para mantê-lo estável.
Figura 1 – Cone de Abrams
[pic 1]
Fonte: Google, 2015.
- Haste de Compactação;
De seção circular, reta, feita de aço ou outro material adequado, com diâmetro de 16 mm, comprimento de 600 mm e extremidades arredondadas.
Figura 2 – Haste de Compactação
[pic 2]
Fonte: Google, 2015.
- Placa de Base;
Para apoio do molde, deve ser metálica, plana, quadrada ou retangular, com lados de dimensão não inferior a 500 mm e espessura igual ou superior a 3 mm.
Figura 3 – Placa de Base
[pic 3]
Fonte: Google, 2015.
- Funil;
O Funil facilitará a entrada do concreto no Cone de Abrams.
Figura 4 – Funil
[pic 4]
Fonte: Google, 2015.
Procedimentos
Neste ensaio iremos determinar a consistência da amostra, usando um traço pré-definido, onde as quantidades de cimento, areia, e pedra, não se alteram. A ideia é fazer uma comparação entre as quantidades de água incorporadas ao concreto. A falta de água torna o concreto menos trabalhável, podendo criar ninhos de concretagem (bicheiras), e água em excesso reduz a sua resistência.
...