Software Livre
Monografias: Software Livre. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: ariel9 • 26/2/2014 • 377 Palavras (2 Páginas) • 413 Visualizações
Uma empresa financeira de escopo nacional decide migrar parte de suas aplicações que utilizam soluções proprietárias para softwares de código aberto. Você, que atualmente ocupa a função de Gestor(a) de Tecnologia da Informação, foi encarregado(a) pela Diretoria para conduzir todo o processo de avaliação de sistemas. Independente da solução final escolhida (linguagem de programação, banco de dados e ambientes de desenvolvimento) e com base no conteúdo estudado nesta disciplina, elabore um texto entre 10 a 15 linhas sobre os aspectos relevantes, no mínimo quatro, que você julga imprescindível para que este processo obtenha sucesso.
Observação: Leve em consideração que haverá profissionais (sobre a sua responsabilidade) disponíveis para o desenvolvimento das aplicações. Os itens elencados deverão ser fundamentados (justificados), pois você terá que apresentar e convencer a Diretoria da Empresa para poder iniciar o processo de implantação.
Se baseando no cenário cliente/servidor, no aspecto servidor eu usaria Debian 7 uma solução Linux. Ele contém serviços como SSH, FTP, SMB/CIFS e muitos mais. O Debian 7 foi principalmente designado para ser utilizado em ambientes pequenos, médios tanto como escritórios, empresas etc, mas não se limita a essas situações. É uma maneira simples e fácil de usar esse tipo de serviço, que permite que todos possam instalar e administrar um armazenamento conectado à rede sem um conhecimento mais profundo, em comparação ao seus concorrentes acredito que devido a sua utilização mais generalizada e que exige pouco conhecimento sobre ele e tendo em vista que o sistema exige um baixo hardware seria a solução Server mais indicada neste caso. Já na parte cliente acredito que Linux Mint seria o mais indicado pois, é uma distribuição baseada no Ubuntu e tem como objetivo proporcionar uma experiência mais completa para novos usuários. Além de plugins, codecs e outros aplicativos essenciais, ele também oferece um desktop personalizado, ele é totalmente compatível com os repositórios de software do Ubuntu. Na minha opinião, nesse cenário a empresa poderá migrar seu atual sistema sem grandes problemas, sem custo adicional, sem melhorias de hardware e sem treinamento intensivo para o pessoal etc. Seus usuários atuais, tanto usuário final quanto administradores teriam uma facilidade de administração e utilização pois, ambos são sistemas intuitivos e de fácil utilização, e com resoluções de possíveis problemas disponíveis na internet em fóruns etc.
...