Soluções Para os Grandes Problemas Ambientais da Asia
Por: RenatoSN • 25/2/2020 • Resenha • 522 Palavras (3 Páginas) • 242 Visualizações
[pic 2]
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM ENGENHARIA AMBIENTAL E SANEAMENTO BÁSICO
Resenha Crítica de Caso
Renato da Silva Nunes
Trabalho da disciplina Fundamento de Controle e Prevenção da Poluição
Tutor: Prof. MARIA CECILIA TRANNIN
ARARAQUARA
2019
O Lado Negativo do Crescimento: Soluções para os Grandes Problemas Ambientais da Ásia
Referências: Rotman Management Winter 2015.
O texto “Soluções para os Grandes Problemas Ambientas da Ásia ”, nos expõe uma condição extremamente sensível, pois entra no viés das formulações de políticas macroeconômicas, especialmente a de uma macroeconomia ambiental. De modo geral, o texto trata do enfrentamento, por exemplo, do problema de emprego, da desigualdade e do estimulo às inovações tecnológicas. Variações nas proporções entre investimento e consumo, mudanças na natureza e condições do investimento, maior investimento público, maiores restrições ambientais, aumento do emprego mediante a redução da jornada de trabalho, penalizar o uso intensivo de recursos naturais, entre outras políticas.
Colocar em prática as políticas, depende de ações voltadas para a mitigação do problema que neutralize o crescimento populacional, as expectativas de consumo, do estímulo ao crescimento ordenado e sustentável.
O resultado de um processo de crescimento econômico sustentável somente só será possível quando determinadas condições culturais e institucionais coincidiram com determinadas condições político e geográfica, de modo a tonar possível a introdução sistemática de inovações tecnológicas, organizacionais e institucionais.
O texto expõe que se a população não tiver uma posição altruísta, para aceitar as restrições ambientais com certeza as consequências ambientais serão irreversíveis. O texto agrupa os principais problemas ambientais que a Ásia vem enfrentando em quatro categorias:
Gestão da água, desflorestamento e degradação da terra, poluição do ar, e alterações climáticas.
O texto corrobora que a população urbana na China, Índia e ASEAN deve aumentar 50 por cento até 2030. A rápida urbanização e uma crescente classe média causam uma explosão na propriedade de veículos motores, que deve causar um aumento de veículos nas estradas de China de 130 para 413 milhões até 2035, e um aumento correspondente de 64 para 372 milhões na Índia. Maiores rendas também aumentarão a demanda de mercadorias ao consumidor para bens de consumo com muito gasto de energia, como ar condicionados, e quando produção industrial e energética ocorrer próximo a cidades, a potencial poluição destas fontes aumentará correspondentemente. Diante desses fatos, é imprescindível que os governantes implementem políticas mais sustentáveis visando impor regras mais duras para frear o crescimento populacional daqueles países e consequentemente a diminuição da degradação dos ecossistemas.
...