Suporte de legislação
Relatório de pesquisa: Suporte de legislação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: emidiomjunior • 19/11/2014 • Relatório de pesquisa • 1.138 Palavras (5 Páginas) • 204 Visualizações
13. Legislação de suporte Pagina 19
14. Disposições finais Pagina20 Definições
ACESSO REMOTO - Nome atribuído ao acesso realizado a um computador por outro, dentro da mesma rede ou a partir de redes diferentes.
CONTA DE REDE - Identificação pessoal do usuário que permite acesso à rede local.
LOGOFF - É o processo de encerramento da sessão de trabalho pelo usuário.
LOGON - É o processo de identificação e autenticação ao qual o usuário é submetido antes de integrar-se ao sistema, “software” ou aplicativo.
CONTROLE DE ACESSO - Processo que determina o acesso ou não de um indivíduo às áreas ou objetos
específicos, identificando e registrando esses acessos.
DETECÇÃO ELETRÔNICA - Transformação de eventos físicos em sinais elétricos, por meio de dispositivos eletrônicos apropriados.
SENSORIAMENTO EXTERNO - Detecção de quaisquer tentativas de invasão ou evasão, feita com a
utilização de instrumentos apropriados, instalados na divisa perimetral e capazes de identificar a zona atingida.
SENSORIAMENTO INTERNO - Detecção de intrusão ou outros eventos quaisquer, feita com a utilização de instrumentos apropriados, instalados em áreas internas restritas ou não, e capazes de reagir a uma condição de alarme predeterminada com a identificação da área violada.
MONITORAÇÃO - Desencadeamento de ações de controle preventivo ou corretivo, em conseqüência da detecção de eventos.
SISTEMAS DE SEGURANÇA - Conjunto de recursos de segurança preventiva instalados para desempenhar funções de controle, sensoriamento e monitoração de acesso físico às instalações a fim de garantir a segurança de pessoas, equipamentos e demais bens móveis ou imóveis.
SISTEMAS DE SEGURANÇA SIMPLES OU NÃO-AUTOMÁTICOS - Sistemas que geralmente utilizam
apenas supervisão humana e que são destinados à proteção de instalações que requeiram restrições de acesso físico convencionais, tais como portas comuns e fechaduras.
SISTEMAS DE SEGURANÇA SEMI-AUTOMÁTICOS - Sistemas compostos de dispositivos acionados
elétrica ou mecanicamente, controlados por um atendente que libera ou não o acesso, desde que as condições exigidas tenham sido satisfeitas.
SISTEMAS DE SEGURANÇA AUTOMÁTICOS - Sistemas que atuam independentemente de ação humana, geralmente controlados por computadores acoplados a dispositivos ou sensores eletrônicos, e que se destinam à proteção de instalações críticas ou sensíveis.
NÍVEL DE SEGURANÇA - Classificação que se atribui a uma instalação, considerando os riscos a que estão expostos seus ocupantes, dados, equipamentos e demais recursos disponíveis.
NÍVEL DE SEGURANÇA A1 – Subdivisão do Nível de Segurança, aplicável aos seguintes ambientes das instalações centrais de tecnologia : ambiente de CPU e discos; ambiente de teleprocessamento e controladoras de comunicação; fitoteca local; ambiente de operação da produção; ambiente de servidores; laboratórios; instalações relacionadas à certificação digital; instalações de refrigeração; instalações de condicionamento e geração de energia; instalações relacionadas à segurança da rede; central de segurança.
NÍVEL DE SEGURANÇA A2 – Subdivisão do Nível de Segurança, aplicável aos seguintes ambientes das instalações centrais de tecnologia: ambiente técnico da produção; ambiente técnico do desenvolvimento; ambiente técnico de telecomunicações; fitoteca externa; central telefônica.
NÍVEL DE SEGURANÇA A3 – Subdivisão do Nível de Segurança, aplicável aos seguintes ambientes das instalações centrais de tecnologia: estacionamentos; portarias; áreas de circulação; salas de treinamento; salas de reunião; ambiente administrativo da produção; ambiente administrativo do desenvolvimento; ambiente administrativo de telecomunicações.
1. Introdução
EssedocumentoapresentaoPlanoEstratégicoemSegurançaComputacionalpara Secretaria de Estado de Trabalho, abrangendo o período de 2013-2014. Foi desenvolvido pela Diretoria de Informa e Telefonia [DITEL].
Seu objetivo é definir um plano de atividades que permita implementar e obter melhorias consistentes na percepção interna e externa sobre a segurança no uso dos recursos computacionais providos pela SETRAB, permitindo que o desempenho das atividades exercidas pelos colaboradores desta Secretaria, seja mais eficiente e eficaz, sempre com foco no atendimento aos serviços que esta entidade presta a população do Distrito Federal.
O termo “segurança computacional” abstrai a avaliação de risco que os usuários da SETRABpossui sobre a possibilidade
...