Switch case aplicado no contexto da engenharia civil
Por: Pâmella Rwany • 16/7/2023 • Trabalho acadêmico • 2.759 Palavras (12 Páginas) • 95 Visualizações
ÍNDICE
INTRODUÇÃO 4
- APLICAÇÕES DA PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES NA ÁREA DA ENGENHARIA CIVIL 5
- SWITCH CASE 6
- Definição do termo “Switch Case” 6
- Sintaxe em pseudocódigo 6
- Sintaxe em linguagem de programação 7
- ALGORITMO CRIADO COM BASE NO SWITCH/CASE EM CONCATENAÇÃO COM O CONTEXTO DA ENGENHARIA CIVIL 7
CONSIDERAÇÕES FINAIS 25
REFERÊNCIAS 26
3[pic 1]
INTRODUÇÃO
A utilização de softwares na engenharia civil obteve proporções irreversíveis de forma que é indispensável a sua utilização na atuação profissional. Softwares para cálculos estruturais, elétricos, hidráulicos, topográficos e geotécnicos com o avanço tecnológico estão ficando cada vez mais sofisticados e precisos. No entanto, é indispensável o conhecimento técnico do usuário para inserção dos dados, afinal, o resultado deste será obtido de acordo com os dados inseridos no programa. Ademais, existe a necessidade do usuário de saber aferir os resultados final e a partir deste, verificar se está coerente ou não com a situação.
Desta forma, a Programação de Computadores é uma das disciplinas obrigatórias do ciclo básico do curso de graduação em Engenharia de Civil nas diversas grades do ensino superior. Os objetivos de se incluir tal disciplina na grade curricular do curso são os de familiarizar os discentes com os problemas básicos dos computadores, aprimorar o raciocínio lógico visando a resolução algorítmica das problemáticas existentes e por fim, naturalizar/inicializar a linguagem de programação sendo está de alto nível com aplicações numéricas e não numéricas.
O presente trabalho visa abordar o impacto do uso de softwares na engenharia civil, além do uso do comando "Switch/Case" na interface do programa Visual G. Visando sedimentar e reduzir as operações necessárias para a criação de programas na área da construção civil.
APLICAÇÕES DA PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES NA ÁREA DA ENGENHARIA CIVIL
A programação desempenha um papel fundamental e cada vez mais relevante em todas as engenharias, principalmente na Engenharia Civil, fornecendo um conjunto abrangente de ferramentas e métodos computacionais que vão além do simples aprimoramento do projeto, análise, simulação, construção e gerenciamento de projetos. Ela capacita os engenheiros civis a enfrentarem os desafios contemporâneos de forma altamente eficiente, resultando em uma considerável economia de tempo e recursos, além de proporcionar resultados ainda mais precisos e seguros, elevando assim os padrões da indústria e impulsionando a inovação no setor. Desse modo, a seguir encontram-se algumas áreas da Engenharia Civil que mais tem recebido recursos provenientes da Programação de Computador para execução de suas
atividades:
- Modelagem e Simulação: A programação é usada para desenvolver modelos e simulações computacionais que permitem prever o comportamento de estruturas, sistemas hidráulicos, redes de transporte e outros elementos da engenharia civil.
- Análise Estrutural: Nesse caso, a programação é usada para desenvolver algoritmos e software especializado em análise estrutural, permitindo calcular as forças e deformações em estruturas complexas. Essas ferramentas computacionais auxiliam no dimensionamento de elementos estruturais, garantindo a segurança e o desempenho adequado das construções.
- Design Assistido por Computador (CAD): Essas ferramentas permitem criar e visualizar modelos 3D de projetos, facilitando o processo de design, a detecção de conflitos e a geração automática de documentação técnica.
- Gerenciamento de Projetos: Muitos software têm sido elaborados para auxiliarem no planejamento, na programação e no controle de projetos, permitindo o acompanhamento de prazos, recursos e custos, além de facilitar a comunicação e colaboração entre equipes.
SWITCH CASE
- Definição do termo “Switch Case”
O comando "Switch/Case" ou "Escolha/Caso" é uma estrutura do tipo seleção/condição que permite executar diferentes blocos de código com base no valor de uma expressão. Ao utilizar essa estrutura, é necessário definir uma expressão que será ativada por meio da palavra- chave “Escolha”, ela corresponde ao valor de uma variável definida na entrada e será comparado com os diferentes casos especificados. Se o valor da expressão corresponder a algum dos valores especificados após a palavra-chave "Caso", o bloco de código correspondente a esse caso será executado. Caso nenhum dos valores corresponda ao valor da expressão, é possível opcionalmente definir um bloco de código para o caso de "Outro Caso" ou "Default", que será executado quando nenhum dos casos anteriores for correspondido.
A estrutura "Switch/Case" tem como principal aplicação a construção de menus de opções ao usuário, permitindo que eles escolham entre diferentes caminhos e funcionalidades com base nas suas preferências e necessidades. Essa estrutura executa as mesmas funções que a estrutura IF, porém ela proporciona uma forma mais concisa e organizada de lidar com múltiplos casos, evitando a necessidade de escrever várias estruturas "Se/Então" aninhadas.
- Sintaxe em pseudocódigo
É a maneira como escrevemos o algoritmo utilizando o Português-Estruturado. A lógica do código é formada pelas palavras-chaves, pelos comandos e pela indentação.
[pic 2]
- Sintaxe em linguagem de programação
É a maneira como escrevemos o algoritmo utilizando as mais diversas Linguagens de Programação. A lógica do código é formada pelas palavras-chaves, pelos comandos e pela indentação.
[pic 3]
ALGORITMO CRIADO COM BASE NO SWITCH/CASE EM CONCATENAÇÃO COM O CONTEXTO DA ENGENHARIA CIVIL
Algoritmo "Controle de obras"
// Disciplina : PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADOR
// Professor : HEWERTON SANTIAGO
// Descrição : Software de gestão de obras de Engenharia Civil.
// Autores(as) : BRUNA CARDOSO, DAVI GUIMARÃES, LAIRA COSTA e PAMELLA RWANY.
// Data atual : 15/07/2023
Var
OPCAO: INTEIRO
Inicio
ESCREVAL ("SEJA BEM-VINDO(A) AO SISTEMA!") ESCREVAL ("")
...