TECNOLOGIA DE GESTÃO
Dissertações: TECNOLOGIA DE GESTÃO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: AninhaTrombelli • 4/4/2014 • 3.648 Palavras (15 Páginas) • 181 Visualizações
Tecnologias gestão
Histórico da empresa
Los bambinos indústria e comercio de alimentos LTDA (razão social)
Los bambinos (nome fantasia)
Alimentícios (ramo de negócios)
Processamento de especiarias (atividades relevantes)
Dorival Rodrigues e Marcelo Rodrigues (nomes dos principais executivos)
Av. Candido Portinari, 684 ou 690 Vila Jaguara ( endereço da empresa)
Origem do capital é própria (origem do capital)
R$ 400.000,00 (nível de faturamento)
Apresentação
A empresa possui uma área útil de aproximadamente 1000 metros quadrados, situada na cidade de São Paulo. No seguinte endereço Avenida Candido Portinari, 686 – Vila Jáguara.
O nosso leiaute está totalmente de acordo com as exigências dos órgãos governamentais.
Possuímos 52 funcionários, divididos em vários departamentos e também muitos representantes autônomos que compõem nosso quadro de vendas.
A logística é feita pela própria empresa, a outra é feita por transportadoras que fazem a distribuição fora do estado de São Paulo.
Histórico da Empresa
No início, na empresa havia somente os familiares, pais e filhos, isso se deu em 1983, quando começou a pequena fábrica de massas caseiras.
Ex: Nhoque, Capeletti, Ravióli, Lasanha, Canelone, etc.
Sempre preservando a qualidade dos produtos, a nossa empresa foi ficando bem conhecida nos bairros vizinhos. Também preocupado com a melhoria do processo produtivo e o desenvolvimento de novos produtos, surgiu à idéia de reidratar “alho e tomate seco”, que no momento se tornaram os produtos principais da empresa.
Para a empresa manter-se no mercado de hoje, tivemos que recorrer a produtos importados, como os da China, Turquia, Chile e Argentina. Desde então começamos distribuir pra fora do estado.
Mudança Organizacional
A empresa vem buscando mudanças gradativamente, pois sem essas mudanças elas irão ficar para trás. Temos assim a aprendizagem organizacional, em que todos os agentes estão envolvidos e os trabalhadores do conhecimento apresentam um diferencial: trabalham melhor em equipe.
Em razão, da necessidade de velocidade e nas respostas as exigências no ambiente interno e externo, as empresa precisam entender quais são e como funcionamos processos fabris e não fabris, com propósito de melhor controlar e gerenciar todo o sistema e ao mesmo tempo, poder mudar com agilidade sempre que necessário, pois uma organização que conhece cada etapa de seu processo é mais flexível, adaptando se as mudanças com mais velocidades e eficácia.
A empresa ,assim como os indivíduos,aprende continuamente, por sofrer influencias desse ambiente, e desenvolve mecanismo por intermédio de procedimentos e rotinas que passam a fazer parte de sua cultura; assim, a empresa aprende.
A empresa por ser um organismo vivo cujos sistemas estão com constante mutação deverá estar alinhada aos avanços tecnológicos e as atualizações conceituais que, em geral, não dependem apenas de processos tradicionais de aprendizagem, mas, sim do compartilhamento dos conhecimentos gerados pelo processo de aprendizagem Do grupo de maneira ativa e dinâmica na busca por soluções.
A mudança exige comprometimento, envolvimento e objetivos claramente estabelecidos e difundidos entre todos os envolvidos no processo. Devera ter ainda, conhecimento quanto às normas, regras e procedimentos para que todos saibam o que esperar uns dos outros e da empresa.
A gestão da mudança organizacional é uma disciplina que visa conduzir a mudança organizacional de modo a esta esteja alinhada com o objetivo da organização. É um processo complexo, cuja finalidade é alterar as crenças, atitudes, valores e estrutura das organizações de modo a que estas se adaptem convenientemente às novas tecnologias, mercados e desafios. Envolve reflexão organizacional melhoramento de sistemas, planejamento e auto-análise. È um processo de modificar a ordem existente, com o intuito de melhorar a eficiência da empresa, o nível de alcance de seus objetivos. Essas modificações podem envolver praticamente qualquer segmento, mas, em geral, afetam as linhas de autoridade, os níveis de responsabilidade de vários membros e as linhas de comunicação estabelecidas. Em virtude das novas tecnologias, de oportunidade de crescimento global e da tendência de enxugamento de pessoal, praticamente todas as empresas modernas estão, de alguma maneira mudando.
O mundo vem se modificando rapidamente. As empresas estão por todo o planeta. Mudar para se adaptar as novas necessidades é certeza soberana, ainda mais que mudanças implicam em perturbação.
São muitas as forças atuantes sobre os administradores e que os levam a um padrão de rotinas, tais como as estruturas hierárquicas formais e rígidas,normas,procedimento,controle,cultura organizacional.Portanto,o fato de os gestores perceberem o exato momento em que as mudanças são necessárias e como devem ser implementada,com o propósito de provocar um efeito positivo no sistema,poderá ser um diferencial competitivo de uma organização,garantindo sua perenidade.
Etapas para definir uma mudança organizacional:
- Qual é o objetivo?
- Estado atual do grupo?
- Qual a mudança? (Conhecimento / Atitude / Comportamento individual ou do grupo).
Processo de aprendizagem:
- Planejar e realizar testes (os conceitos em novas situações)
- Ter uma experiência concreta
- Avaliar / Reavaliar (Observações e reflexões)
- Conclusão (Formação de conceitos abstratos e generalizados)
PARADIGMAS E QUEBRA DE PARADIGMAS
O termo “paradigmas” serve para indicar modelos ou padrões, servindo como referência para explicar às pessoas como lidar com diferentes situações e ajudá-las nisso. Criando um critério para as escolhas de problemas que poderemos considerar como dotados de uma solução possível.
Já
...