TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA
Ensaios: TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: wagbrammer • 21/10/2014 • 2.661 Palavras (11 Páginas) • 260 Visualizações
Universidade Anhanguera – Uniderp
Centro de Educação a Distância
TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA
DESAFIO PROFISSIONAL
DISCIPLINAS:
DIREITO EMPRESARIAL.
TECNOLOGIAS DE GESTÃO.
RESPONSABILIDADE SOCIAL E MEIO AMBIENTE.
Tutor(a):
2014
SUMÁRIO
1- Introdução-------------------------------------------------------------------------------------------
2- Desenvolvimento----------------------------------------------------------------------------------
2.1 Modelo de Execelência da Gestão-------------------------------------------------------
2.2 Praticas da Organização Visandoadequar o Impacto Ambiental de Suaatividade:-------------------------------------------------------------------------------
2.3 Quais Cuidados Jurídicos Deverão ser Levados em Consideração na Contratação das Empresas Terceiras de acordo com a lei?----------------------
2.4Sugestões Estratégicas e de Melhoria------------------------------------------------
3- Considerações Finais---------------------------------------------------------------------------------
4- Referências Bibliográficas---------------------------------------------------------------------------
1. INTRODUÇÃO
Este desafio aborda assuntos de fundamental importância para o funcionamento de uma indústria de projeto e montagem de estruturas metálicas, bem como meios de produção, projetos, clientes, montagem e dimensionamento e especificação de material, ou seja, todo o processo de trabalho e operação abordaremos .
A INOXEL uma indústria metalúrgica que se destaca como uma das mais importantes e respeitadas fabricantes deequipamentos e sistemas produção .
Preocupada com a segurança na armazenagem e qualidade dos produtos entregues a seus clientes e para assegurar a qualidade, a empresa implantou o "Sistema de Gestão da Qualidade".
2. DESENVOLVIMENTO
As indústrias, a partir do inicio desse novo pensamento ambiental, necessitaram adaptar seus processos e repensar suas estratégias, devido à preferência do mercado por produtos que gerassem menores impactos ao meio ambiente. Assim, a diminuição dos impactos ambientais virou um diferencial para a competitividade das empresas, o que gerou um novo paradigma de gestão empresarial: o Sistema de Gestão Ambiental. Esse sistema surge para atender a demanda da sociedade por produtos e serviços que causem menores impactos ambientais.
Nesse contexto se insere o setor de fundição, um setor industrial muito importante para o desenvolvimento, o qual apresenta aspectos e impactos ambientais que devem ser considerados na implantação de um Sistema de Gestão Ambiental.
O setor de fundição é considerado o mais versátil dentre os de conformação de metal, devido a ampla variedade de formatos, dimensões e propriedades metalúrgicas das peças fundidas. Essas vantagens tornam o setor de Fundição
comumente mais econômico e viável para obtenção de determinados materiais sólidos. É de extrema importância para o desenvolvimento industrial de um país, pois seus produtos são muito utilizados em processos de fabricação, sendo
necessários na composição de outros (FAGUNDES, 2010).
A indústria de fundição brasileira se caracteriza como aquela de produção de peças fundidas em ferro, açoe ligas não ferrosas, sendo que esse segmento industrial, em 2010, faturou cerca de US$ 10,7 bilhões, em cerca de 1400 empresas, empregando por volta de 60 mil funcionários (CARMÉLIO et al, 2011). As principais matérias-primas utilizadas, nesse setor, são o ferro gusa, sendo o Brasil o segundo maior produtor mundial, as ferroligas e o alumínio.
2.1 Modelo de Execelência da Gestão
Importante abordar os seguintes itens:
O que pode ser utilizado na INOXEL? As organizações consideradas como referenciais de excelência em nível internacional são aquelas que têm prosperado e alcançado a liderança internacional em suas respectivas áreas de atuação e que são exemplos reconhecidos de atuação em harmonia com o meio ambiente e integração com a sociedade. Para identificar o estágio atual de excelência da sua gestão, é preciso utilizar um modelo de referência, que conduza a organização a um processo de reflexão e melhoria.
O principal modelo de referência hoje no Brasil é o Modelo de Excelência da Gestão®, da Fundação Nacional da Qualidade, que se baseia em um conjunto de fundamentos da excelência que expressam conceitos atuais que se traduzem em práticas encontradas em organizações de elevado desempenho. Os fundamentos da excelência são:
Pensamento sistêmico
Aprendizado organizacional
Cultura de inovação
Liderança e constância de propósitos
Orientação por processos e informações
Visão de futuro
Geração de valor
Valorização das pessoas
Conhecimento sobre o cliente e o mercado
Desenvolvimento de parcerias
Responsabilidade social
Esses fundamentos da excelência, quando aplicados, trazem melhorias paraos processos e produtos, redução de custos e aumento da produtividade para a organização, tornando-a mais competitiva.
No Modelo de Excelência da Gestão®, os fundamentos são expressos em características tangíveis e mensuráveis, organizadas em oito Critérios de forma sistêmica, evidenciando o seu caráter interdependente e complementar, visando à geração de resultados.
O funcionamento do Modelo de Excelência da Gestão® é explicado pelo conceito do PDCL. O Modelo
...