TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TEMA DE MER

Artigos Científicos: TEMA DE MER. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/3/2014  •  342 Palavras (2 Páginas)  •  290 Visualizações

Página 1 de 2

PASSO 1

Desenvolva um comparativo entre a utilização de arquivos convencionais (arquivo texto, por exemplo) e a utilização de um SGBD para armazenamento de dados. Nesse comparativo é essencial o apontamento de vantagens e desvantagens, bem como a aplicação de ambos os métodos em uma operação empresarial, por exemplo, registro de vendas.

Sistemas de Gerenciamento de Arquivos:

A melhor maneira de entender a natureza geral e as características dos bancos de dados de hoje é olhar para as características dos sistemas que antecederam o uso da tecnologia de banco de dados:

Nos sistemas gerenciadores de arquivos cada usuário define e implementa os arquivos necessários para uma aplicação específica, acarretando repetição dos dados gerando inconsistência nas informações. O acesso aos dados está escrito nos programas que o manipulam, subordinando os programas aos arquivos.

A manipulação dos dados contidos nos arquivos pelas aplicações específicas dificulta o desenvolvimento de novos sistemas e torna a manutenção dos aplicativos difícil e cara.

Tomemos como exemplo a necessidade de inclusão de um novo campo em um arquivo, esta alteração implica na alteração de todos os programas que utilizam este arquivo.

O sistema possibilita uma redundância não controlada de dados e inconsistência ao permitir que em um sistema um dado seja alterado e esse mesmo dado não seja alterado em outro.

A responsabilidade sobre os procedimentos de backup e recuperação está a cargo da aplicação.

SGBD – Sistema Gerenciador de Banco de Dados

No sistema gerenciador de Banco de Dados, um arquivo (tabela) é definido uma única vez e atende a várias aplicações.

Armazena-se junto com os dados toda as informações referentes à forma como foram estruturados os dados e onde eles estão armazenados fisicamente. Essas informações estão armazenadas em um catálogo que é chamado de meta-data.

Há separação entre programas e dados. No SGBD os acessos são escritos no banco de dados e os programas enviam comandos solicitando o acesso aos dados. Esse conceito é chamado de abstração de dados, que se caracteriza por uma independência entre programas e dados e entre programas e operações de manipulação de dados.

São permitidas visões diferenciadas sobre a mesma base de dados para aplicações

diferentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com