TEOR DE UMIDADE
Por: Marcos Pinheiro • 5/9/2016 • Ensaio • 1.037 Palavras (5 Páginas) • 493 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA
Nome:
LABORATORIO 2:TEOR DE UMIDADE
BAURU
2016
JULIO CESAR LEME
MARCOS VINICIUS DE OLIVEIRA PINHEIRO
LABORATORIO 2:TEOR DE UMIDADE
Trabalho de laboratório, aulas prática requisito da disciplina Complementos de Mecânica dos Solos. Curso de Engenharia Civil entregue à Universidade Paulista – UNIP.
Orientador: Profª. Juliana
BAURU
2016
1 Introdução e Fundamentação teórica
A determinação do teor de umidade existente na amostra de solo pode ser definida de varias formas, porém neste experimento será usado uma Estufa Padrão.
A análise da umidade do solo possui grande importância no ramo da construção civil, pois por meio dessa determinação pode-se identificar a quantidade exata de água necessária para obter uma melhor compactação do solo, bem como se o teor de umidade esta na quantidade necessária para alcançar maior resistência desse solo. Todo esse processo é necessário, considerando que é sobre o solo que as estruturas das obras são apoiadas.
Para se determinar a umidade do solo segundo, CAPUTO, H.P: A umidade dos solos é a relação percentual entre o peso da água e o peso dos sólidos constituintes do solo.
Para se determinar a umidade dos solos em laboratório, pesa-se o solo em seu estado natural, depois ele é seco em estufa a uma temperatura de 105°C até a constância de peso (ou seja, até que o seu peso seja constante), e então ele é novamente pesado. Com o peso total e o peso do solo seco em mãos, obtém-se o peso da água daquele volume.
A umidade w será a divisão entre o peso da água contida em um certo volume de solo e o peso da parte sólida do solo contida neste mesmo volume, transformada em porcentagem:
𝒘 (%)=𝑷𝒆𝒔𝒐á𝒈𝒖𝒂𝑷𝒆𝒔𝒐𝒔ó𝒍𝒊𝒅𝒐𝒔 𝒙 𝟏𝟎𝟎 (01)
Este é um dos ensaios mais utilizados em laboratórios de solos. Os teores de umidade dependem do tipo de solo e se situam, geralmente, entre 10% e 40%, podendo ocorrer valores muito baixos (solos secos) e valores muito altos (150% ou mais).
Para uma analise mais acurada utilizaremos como referencia o métodos aritméticos:
Media aritmética.
[pic 2] (02)
Desvio Padrão.
[pic 3] (03)
Forma correta, se o desvio padrão for maior que a precisão do equipamento.
[pic 4] (04)
Incerteza utilizada na equação 3.
[pic 5] (05)
Forma correta, se o desvio padrão for menor que a precisão do equipamento.
[pic 6] (06)
2 Objetivo
O objetivo do ensaio é determinar a porcentagem de umidade presente em uma determinada amostra de solo pelo método da estufa.
3 Procedimentos Experimentais
Materiais utilizados:
Balança precisão
Estufa
Capsula alumínio
Inicialmente para a realização do ensaio, tomaram-se três amostras de solo. Em seguida, pesaram-se separadamente as três amostras metálicas indicadas com uma numeração de identificação, enchido as amostras metálicas e logo em seguida pesado o conjunto solo + capsula, e anotamos o peso. Pego as amostra juntamente com as capsulas foram colocadas na estufa a uma temperatura entre 105º a 110º, onde permaneceu um período de cerca de 2 horas, suficiente para a secagem do material.
...