TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TEOR DE UMIDADE E DENSIDADE BÁSICA DE CINCO ESPÉCIES COMERCIAIS

Por:   •  30/4/2018  •  Artigo  •  2.249 Palavras (9 Páginas)  •  297 Visualizações

Página 1 de 9

TEOR DE UMIDADE E DENSIDADE BÁSICA DE CINCO ESPÉCIES COMERCIAIS

BARROS, Dagoberto Fonseca

Discente do Curso de Graduação em Engenharia Florestal da Faculdade de Ciências Sociais e Agrárias de Itapeva

GARCIA. Dorival Pinheiro

Mestre Engenharia Mecânica, Docente da Faculdade de Ciências Sociais e Agrárias de Itapeva

OLIVEIRA, Thiago Aparecido

Discente do Curso de Graduação em Engenharia Florestal da Faculdade de Ciências Sociais e Agrárias de Itapeva

RESUMO

Objetivou-se neste estudo avaliar e determinar as propriedades físicas através do teor de umidade e densidade básica para as espécies Araucária angustifolia, C. citriodora, E. grandis, E. saligna e Pinus elliottii. O desenvolvimento do experimento foi conduzido de Julho de 2016 á Setembro de 2016, foram amostrados 25 corpos de prova com 5 repetições das espécies avaliadas. As amostras ficaram submersas na água por 40 dias, com intenção de saturação total de suas fibras. Mediu-se peso úmido e peso seco das amostras que foram submetidas a secagem em estufa a 105°C por 48 horas. Os ensaios realizados nesse trabalho foram determinados de acordo com as normas da ABNT NBR 7190/1997: Projetos de Estruturas de Madeiras. O C. citriodora apresentou a maior densidade básica e o P. elliotti, a menor.

Palavras-chave: Densidade básica, Corymbia citriodora, Pinus elliotti, teor de umidade.

ABSTRACT

              The aim of this study was to evaluate and determine the physical properties by moisture content and specific gravity for the species Araucaria angustifolia, C. citriodora, E. grandis, E. saligna and Pinus elliottii. The development work was conducted from July 2016 to September 2016, they were sampled 25 specimens with 5 repetitions of species assessed, the samples were submerged in water for 40 days with full saturation intension of fibers after it was made the measurements of the wet weight, dry weight, the sample was subjected to drying at 105° C for 48 hours. The tests performed in this study were in accordance with the ABNT NBR 7190/1997: Wood Structures Project. The moisture and basic density, specific for the species C. citriodora showed the highest density and the P. elliottii lowest density among all evaluated.


Keywords: basic density, Corymbia citriodora, Pinus elliottii, moisture content

  1. INTRODUÇÃO

Na utilização industrial é desejável que a madeira seja uniforme em suas características de cor, densidade básica, resistência mecânica e trabalhabilidade. No entanto, é notório que a madeira é um material heterogêneo que dificulta o atendimento de todas essas características desejáveis (BATISTA; KLITZKE; SANTOS, 2010).

Segundo Foelkel; Brasil; Barrichelo (1971), densidade da madeira é uma característica complexa que tem sua combinação resultante em vários fatores. Existem inúmeros trabalhos que manifestam sua relação com as dimensões das fibras, particularmente espessura da parede, volume dos vasos e parênquimas, proporção entre madeira primaveril e outonal, e arranjo dos elementos anatômicos, sendo intensivamente analisado para as coníferas. Já para as folhosas há poucas informações disponíveis. A densidade é um importante fator que ajuda a compreender as propriedades físicas e mecânicas da madeira, caracterizam diferentes espécies em diferentes regiões de uma mesma árvore.

Segundo Brasil; Veiga; Mello (1979), para Eucalyptus sp., em condições de solo úmido ocorre a maior densidade, mas também em solos menos férteis, sendo que as diferenças entre a densidade do crescimento lento e rápido, são maiores nos solos mais ricos.

Atualmente, com uso expressivo da madeira industrialmente, é extremamente relevante o conhecimento da higroscopicidade, que é a capacidade de retirar água do ar. No entanto, requer estudos prévios de suas propriedades antes de comercializá-la, pois os estudos das propriedades físicas da madeira passaram a ser um procedimento habitual para o seu processamento (ALMEIDA et al., 2014).

A madeira possui outra característica física importante, no aspecto de sua aplicação, chamada anisotropia, que é definida como um comportamento desigual nas diferentes direções estruturais da madeira na longitudinal, tangencial e radial. Esta propriedade é o diferencial entre a madeira, metais e plásticos. A maior variação dimensional ocorre na direção tangencial aos anéis de crescimento, e a contração radial é menor do que a tangencial. A contração tangencial da madeira, desde o estado verde até seco em estufa, encontra-se no intervalo de 3,5% a 15,0%, enquanto a contração radial, na faixa de 2,4% a 11,0% (BATISTA; KLITZKE; SANTOS, 2010).

As principais propriedades físicas da madeira são teor de umidade e densidade básica. Segundo a ABNT NBR 7190/1997, o teor de umidade máximo da madeira (TU) é a relação da massa da água nela contida com a massa da madeira seca. A equação (1) fornece a relação para determinar o teor de umidade da madeira.

                                                                                            (1)[pic 1]

           

Onde: TU é o teor de umidade, em %; PU é o peso da madeira úmida (em gramas) e o PS é o peso da madeira seca (em gramas).

A Norma NBR 7190 (ABNT,1997) informa que devem ser utilizadas ferramentas apropriadas e afiadas para a confecção dos corpos de ensaio para evitar com que as mesmas apresentem a “queima” de suas faces, que acarreta a perda de umidade em curto prazo, prejudicando assim à determinação exata da umidade dos corpos amostrados. A norma informa ainda que para determinação da densidade básica da madeira utiliza os mesmos padrões para os corpos de prova padronizados.

        Densidade básica (ρ) é a massa específica convencional, definida pela razão entre o peso seco (em quilogramas) e o volume úmido (Vu), dado em metros cúbicos, foi calculada utilizando-se da equação (2).

                                                                                                                       (2)     [pic 2]

        O objetivo é indicar, entre as 5 espécies analisadas (Araucária angustifolia, C. citriodora, E. grandis, E. saligna e Pinus elliottii),  qual apresenta a melhor propriedade física através da avaliação de teor de umidade e densidade básica para uso comercial e industrial.

  1. MATERIAL E MÉTODOS

O estudo foi realizado perante analises de corpos de provas conduzido na Faculdade de Ciências Sociais e Agrarias de Itapeva no laboratório de sementes com temperatura media de 105º C por 48 horas. As amostras foram obtidas no Município de Itapeva, Estado de São Paulo, latitude de 23°57'43.49"S, longitude de 48°53'10.25"O e altitude de 638 m. Esses dados foram obtidos em outubro de 2016 com a ajuda do Google Earth Pro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.5 Kb)   pdf (458.2 Kb)   docx (406.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com