TIJOLO ECOLÓGICO NA CONSTRUÇÃO CIVIL
Por: Patrick Mikael • 12/11/2018 • Trabalho acadêmico • 5.545 Palavras (23 Páginas) • 306 Visualizações
UNIFAVIP - WYDEN
UNIVERSIDADE DO VALE DO IPOJUCA
GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL
CARLOS FREDERICO DE MOURA ALBUQUERQUE
PATRICK MIKAEL CLEMENTE DA SILVA
VALDSON ASSIS COSTA JÚNIOR
UTILIZAÇÃO DO TIJOLO ECOLÓGICO NA CONSTRUÇÃO CIVIL
Caruaru
2015
CARLOS FREDERICO DE MOURA ALBUQUERQUE
PATRICK MIKAEL CLEMENTE DA SILVA
VALDSON ASSIS COSTA JÚNIOR
UTILIZAÇÃO DO TIJOLO ECOLÓGICO NA CONSTRUÇÃO CIVIL
[pic 1]
Caruaru
2015
FOLHA DE ILUSTRAÇÃO
Fig. 1 – Dimensões do tijolo convencional. ...................................................... 11
Fig. 2 - Fluxograma de imagens da produção de tijolo ecológico. ....................13
Fig. 3 – Formatos do tijolo ecológico. ...............................................................14
Fig. 4 – Implantação da rede hidráulica, sem o corte das paredes. .................15
FOLHA DE TABELAS
Tabela. 1 – Comparativo: Alvenaria Convencional x Tijolo Ecológico. .............20
[pic 2]
Sumário
1 INTRODUÇÃO 6
1.1 Problematização 7
1.2 Hipóteses 7
1.3 Objetivos 8
1.3.1 Objetivo Geral 8
1.3.2 Objetivos específicos 8
1.4 Justificativa 8
2 REFERENCIAL TEÓRICO 10
2.1 Tipos de Tijolos 10
2.1.1 Tijolo Convencional 10
2.1.2 Tijolo Ecológico (Solo-Cimento) 12
2.2 Tijolos Ecológicos x Tijolos Convencionais 16
2.3 Viabilidades Econômicas do Tijolo Ecológico 20
2.4 Viabilidades Ecológicas do Tijolo Ecológico 21
3 METODOLOGIA 23
3.1 Classificações da Pesquisa 23
3.2 Métodos 24
3.3 Cenários e Participantes da Pesquisa 25
3.4 Instrumentos e Coleta de Dados 25
3.5 Organização e Análise de dados 26
4 CRONOGRAMA 27
REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS 28
1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem como objetivo demonstrar o tipo de tijolo solo-cimento, o processo produtivo, as principais vantagens com relação ao tijolo convencional e a utilização do mesmo perante as construções.
Através de vários estudos e análises a respeito do tijolo convencional e do tijolo ecológico, constatou-se que o tijolo convencional causa diversos danos ao meio ambiente, pois, em seu processo de cura ele querer a queima da lenha, o que gera grande poluição do ar. Além do mais, para a produção de mil tijolos convencionais, dez árvores são derrubadas. Tomando isto como um grande problema, pois o tijolo é um dos materiais mais desperdiçados em canteiros de obras, resolvemos analisar se o tijolo convencional poderia ser substituído pelo tijolo ecológico.
Assim, verificamos que o tijolo ecológico, produzido apenas por solo-cimento-água que é curado apenas com a temperatura ambiente, pode sim substituir o tijolo convencional sem alterar a qualidade da edificação, pois, facilita e reduz grandiosamente o tempo e o custo da obra, muitas vezes chegando a economizar até 50% do custo total da obra e reduz em até 30% o tempo de execução total da construção, visando sempre à sustentabilidade e a diminuição do desperdício de materiais.
O fabrico de tijolos ecológicos de solo cimento pode ser considerado uma das melhores técnicas e alternativa minimizadora dos impactos ambientais na área da construção civil. Economicamente viáveis, as vantagens da sua utilização vão desde a fabricação do tijolo até a fase final da obra. No processo produtivo são utilizados equipamentos e maquinários simples de pequeno porte e de baixo custo. Com relação à mão de obra, a mesma não precisa ter experiência previa, permitindo adquiri-la em poucas horas de trabalho. (FERREIRA, R. C, 2003).
A utilização da tecnologia de tijolos ecológicos vem crescendo e trabalhando de forma benéfica para a natureza gerando o menor impacto possível, pois utiliza como principal matéria prima à terra crua e não passa pelo processo de queima, que consome grandes quantidades de madeira e combustíveis, como é o caso dos tijolos convencionais que lançam na atmosfera uma grande quantidade de CO2. A energia consumida para a fabricação do cimento que entra em pequena porcentagem no fabrico do tijolo ecológico deve ser considerada, porém a mesma é menor que a consumida pelos tijolos convencionais. No entanto, é notório que para obter- se tijolos de qualidade e com o menor consumo de cimento, é necessário se utilizar solos que tenham características arenosas.
1.1 Problematização
- Diante da constatação de que a produção de tijolo convencional causa graves danos ao meio ambiente, para este estudo levanta-se o seguinte questionamento: O tijolo ecológico pode substituir o tijolo convencional agregando redução de custos sem alterar a qualidade da edificação?
1.2 Hipóteses
De acordo com os estudos realizados a respeito do tijolo convencional e do tijolo ecológico (também conhecido como tijolo de solo-cimento ou ainda tijolo modular), é fato que a produção do tijolo convencional afeta gravemente o meio ambiente com a emissão de gases de efeito estufa por conta da queima da lenha, além disso, o desmatamento é outro ponto negativo, pois para cada mil tijolos convencionais produzidos derrubam-se dez arvores para sua produção, com isto, é viável e verificável a substituição do tijolo convencional pelo tijolo ecológico, pois, o tijolo ecológico é feito de solo-cimento-água, e só precisa da temperatura ambiente para sua cura, não poluindo e desmantando assim o meio ambiente. Além do mais, o tijolo ecológico diminui o custo da obra, diminui o tempo total de construção, proporciona mais estabilidade estrutural e resistência, é fácil de manusear, seu formato facilita a introdução das redes hidráulicas e elétricas, além de favorecer a limpeza e possibilitar menos perda de materiais chegando à etapa de conclusão da obra sem alterar a qualidade da edificação.
...