TIPO DE REVESTIMENTO CHAPISCO E EMBOÇO CONVÊNCIONAL
Por: antoniodaelis • 3/4/2016 • Relatório de pesquisa • 624 Palavras (3 Páginas) • 478 Visualizações
TIPO DE REVESTIMENTO
CHAPISCO E EMBOÇO CONVÊNCIONAL
Muro externo e interno
Materiais: Areia média, cimento CPII.
Traço: 1:3
Espessura: 4 milímetros
Preparo: Mistura será realizada até o instante em que os elementos se tornarem homogêneo, pronto para aplicação.
Aplicação: Aplicado sobre a superfície desejada, Utilizando uma colher de pedreiro, parede deve estar devidamente umedecida. A aplicação, de forma bem distribuída e fechada.
Tempo de Cura: 24 horas. Umedecendo de forma branda, a partir das primeiras horas durante 3 dias, sempre pela manhã, pelo fato da parede estar fria e evitando assim trincaduras.
Ferramenta Utilizada: Colher de Pedreiro, balde e peneira.
Justificativas: Optamos em realizar chapisco convencional, tendo em vista que o muro será de bloco de concreto, por isso não há necessidade de um chapisco em grande espessura, aja vista que a própria superfície do material (bloco de concreto) favorece a fixação não havendo necessidade de segunda demão. O muro não sofrerá nenhum tipo de agressão da natureza ou compressão. O local não é localizado próximo ao mar, e não costuma haver ventos fortes na região. A escolha do cimento CPII, se deu pelo fato do mesmo apresentar um tempo satisfatório na sua cura, levando em consideração que o chapisco possui baixo teor de água, devido sua fina camada. Com isso o tempo de cura é lento, sendo assim ideal. O motivo pelo qual escolhemos esse traço é pelo fato desse muro não necessitar suportar nenhuma compressão, ou seja, apenas o muro, sem nenhum peso adicional sobre ele.
Emboço Convencional (Interno e Externo)
Materiais: Cimento, Cal, Areia, Àgua.
Traço: 1-2-9
Espessura: 1,5 cm
Preparo: Mistura será feita, com cal e areia, depois adiciona cimento e por último a água. Misturando até formar uma massa homogênea.
Aplicação: Iniciando a aplicação, foi necessário posicionar dois pregos nas extremidades da parede, ligando-os com fio de nylon. Com uma trena, foi posicionado numa distância de 1,5cm em relação da parede, depois sendo assentadas as taliscas com argamassa, tomando a linha como referência. Posteriormente esticando o fio na parte posterior da parede, formando um quadrado. Com o fio de prumo, fazendo os ajustes necessário com na marcação da linha inferior, depois, sendo assentado as duas taliscas. Obs: A distância entre as taliscas deve ser no máximo de 1,5m, na horizontal, quanto na vertical. Esticando a argamassa com as costas da colher e sarrafeando para retirar o excesso e faceando a argamassa ao nível das taliscas.
Tempo de Cura: 3 dias completos
Ferramentas Utilizadas: Pá, Enxada, Peneira, Colher de Pedreiro, Prumo, Linha de Pedreiro, Trena, desempenadeira, régua de alumínio, Padiola, Taliscas de Madeira.
Justificativas: A escolha desse emboço convencional se deu pelo fato de ser um muro simples, sem detalhes, não havendo necessidades de acabamento mais detalhado. O uso da cal nesse assentamento se fez necessário por algumas razões: Para dar mais plasticidade, contribuindo para o seu manuseio e favorecendo a retenção de água, evitando com isso, que a argamassa se destaque da alvenaria
...